Dom Casmurro em quadrinhos sem cortes

Dom Casmurro em quadrinhos sem cortes



Resenhas - Dom Casmurro


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 11/02/2015

Não foi a primeira vez que li o romance, mas foi uma leitura diferenciada. Nessa HQ o texto de Machado de Assis está na íntegra, distribuído entre os quadrinhos. A obra faz parte de um projeto chamado "Transcrever para quadrinhos romances inteiros" que foi idealizado pelo baiano Ruy Trindade, com a primeira publicação em 1991. Esse é de 2005 e a coleção conta com cinco romances. Tenho todos, como um pequeno tesouro em minha biblioteca. Ressalte-se que o projeto partiu da iniciativa do artista de aproximar os livros com o público jovem, principalmente no ambiente escolar. É uma bela coleção que poderia (e deveria) ser conhecida Brasil afora. A distribuição é limitadíssima e não a encontramos em livrarias. Adquiri através de contato com o autor via net. O único ponto contra está na estética escolhida. Os desenhos são refinados em concepção estilizada que se destacaria mais com melhor arte-finalização. Só opinião... Gostei muito da obra e a tenho como a melhor HQ do romance por reproduzi-lo em todas as frases.
A narrativa em si, como é conhecida, é sobre um amor bonito e singelo nascido na infância de Capitu e Bentinho, que os une superando até a promessa da mãe do rapaz de torná-lo sacerdote (o capítulo "O Penteado" retrata isso, descrevendo poeticamente o primeiro beijo e a vontade de união eterna). Como tudo não são flores, o livro termina com a destruição desse mesmo amor pelos males do ciúme. Bentinho se torna o Dom Casmurro. Amargo e ressentido, convicto em traição e aflorado em sentimentos ruins (os capítulos "A xícara de café" e "Segundo impulso" mostram isso com o ensaio de um suicídio e tentativa de liquidar o filho rejeitado, com o veneno no café e, principalmente, na alma).
Se houve ou não traição de Capitu e Escobar não há evidências concretas que não seja a aparência de Ezequiel. Para os entusiastas, o capítulo "O Retrato" traz um pouco mais a favor da jovem de olhos de ressaca e de cigana oblíqua e dissimulada.
Cada um veja, sinta e tenha suas impressões, estas resultarão em felicidade ou sofrimento, como essa singular história mostra.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR