Trillium

Trillium




Resenhas - Trillium


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Vitor16Hq 10/01/2024

Jeff Lemire surpreendeu novamente
Ficção científica escrita e desenhada por autor que sou muito fã.

Trillium tem uma arte muito característica do Jeff Lemire, gosto muito desse estilo e das obras que li até agora, foi a narrativa que melhor se encaixou a essa arte.

Uma subversão que ele faz aqui, é o tradutor interplanetário, a linguagem dos E.T.S tem uma representação visual própria, quando os tradutores são ativados, pensei que o diálogo seria nas letras aqui da terra, mas não, fica na linguagem dos habitantes daquele planeta. Geralmente em os alienígenas falam a nossa língua, aqui não, eles não aderem a nossa língua.

O visual de personagens e se cenários tem uma mistura de conceitos originais com conceitos já estabelecidos do gênero.

Em vários momentos, o quadrinho abraça a psicodelia, quando isso acontecia, os desenhos ficavam ainda mais incríveis.

O Jeff Lemire é um quadrinista muito versátil, do que já li dele, tem um quadrinho do arqueiro verde que acho ótimo, os quadrinhos do Thanos que explora mais o lado cósmico, Black Hammer que trabalha personagens presos a uma realidade que não era a deles e após tanto tempo lá, alguns se acostumam e outros querem sair de lá a qualquer custo, berserker unbound que coloca um bárbaro, semelhante ao Conan nos dias de hoje. Só por essas obras dá para ver a versatilidade dele, e com quadrinhos muito distintos um do outro, ele entrega obras incríveis.
comentários(0)comente



Paulo 06/10/2018

Pode o destino de duas pessoas estar tão interligado que não importa o tempo ou o universo, eles sempre se buscarão? Uma história bem clichê, mas lindamente executada por Jeff Lemire, nessa HQ um pouco subestimada publicada no selo Vertigo, da DC Comics. Uma história que vai atravessar centenas de séculos, mas que dirá a cada um de nós que não estamos sozinhos. Sempre vai existir aquele ou aquela que nos completa, que nos preenche, nos faz inteiros. E essa pessoa pode vir dos lugares mais estranhos possíveis.

Este é o segundo trabalho que eu li do Jeff Lemire e confesso que gosto bastante do roteiro dele. É engraçado porque Trillium é uma história que não é inovadora ou qualquer coisa especial. Mas, ela consegue nos tocar. Lemire tem o dom de fazer de seus personagens pessoas interessantes nas quais acabamos por nos importar devido aos seus problemas tão reais. Se formos parar para pensar bem, tudo o que eles passam nada mais é do que uma jornada para a busca um do outro. E isso é feito através de um cenário de ficção científica que no final do livro acaba perdendo um pouco sua importância diante do que ambos precisam superar. O estalo de entender por que eles se encontravam naquela situação e qual era a solução necessária só vai se dar lá bem para o final. E que final doce! Já sou um fã de suas histórias.

Falando sobre o traço do Lemire, eu admito que ele é tenebroso. O Lemire tem um traço bem estilizado e de fato não me agrada nem um pouco. Mas, isso os fãs do autor sabem muito bem. Ele não é um autor famoso por ter um belo desenho, mas um roteiro excepcional. Entretanto, ele consegue surpreender o leitor com algumas ideias de desenho bem peculiares. Por exemplo, no capítulo 5 ele escreve a narrativa em uma escala de quatro fileiras de quadros: as duas de cima pertencem à Nika e as duas de baixo pertencem ao William. Enquanto que a parte da Nika, o leitor lê da forma normal, a parte do William deve ser lido em sentido contrário (do fim para o começo). A ideia da concepção daquele capítulo é que o universo estaria espelhado. Lemire só conseguiu isso porque ele imaginou esse trecho mesclando sua habilidade como roteirista aliado à sua arte. Outro elemento bem sutil acontece no capítulo 2, quando os personagens se encontram pela primeira vez. O preenchimento dos quadros é diferente para eles: enquanto que para a Nika é em tom de azul e vermelho, os de William são em verde e marrom imitando uma selva. Lemire faz umas brincadeiras bem curiosas com a arte que valem a pena serem estudadas. Isso, apesar do traço dele.

O verdadeiro brilho dos personagens está no aliar personagens à narrativa. Nika é uma mulher que sofreu a perda de sua mãe quando jovem. Desde então ela acabou por se recolher em si. Ela até construiu Essie, uma IA que responde apenas a ela. Está totalmente fora dos computadores do Terralab e percebemos que é quase como uma companheira para a nossa personagem. Por conta desse aparente isolamento da personagem, ela acaba se sentindo insegura a respeito de suas próprias ações. O medo de acabar sozinha de uma vez por todas acaba atrapalhando sua relação, por exemplo, com a capitã Pohl.

Um ponto legal da Nika é que ela detecta o que sua capitã pretende fazer quando encontrar um campo de trillium e se coloca veementemente contra. Mesmo em se tratando da defesa da humanidade diante da aniquilação, ela não concorda com o genocídio de seres sencientes. Esse aspecto da personalidade dela vai estar presente do início ao fim do quadrinho. Gostei muito da personalidade dela como mulher: ao mesmo tempo em que ela é uma pesquisadora e luta contra a extinção total, ela consegue manter as suas ideias.

Já William é uma pessoa que foi profundamente afetado pela batalha do Somme acontecida durante a Primeira Guerra Mundial. Estar diante de tantas mortes acabou por se tornar algo marcante em sua vida. Deixou rastros em sua personalidade: torturado e triste ao se ver, por exemplo, diante de uma pequena poça onde seus companheiros estavam desmembrados. Quando retorna para casa, ele precisa buscar um motivo pelo qual continuar a viver. O PTSD (Síndrome Pós-Traumática) que afeta soldados que retornam da guerra é um tema trabalhado de forma bem sutil pelo autor. O leitor se dá conta de que o personagem luta para tentar vencer aquilo, mas que aquelas marcas e aquelas dúvidas acabam por persegui-lo quando ele é colocado contra a parede.

Inicialmente a grande luta de William está em acreditar naquilo que está acontecendo. Se ver diante do impossível faz com que ele questione a sua sanidade. Será que sua mente finalmente cedeu diante de toda a desgraça que ele viveu? Esse questionamento vai estar presente até na forma como ele e Clayton (seu irmão) se relacionam. Clayton não consegue acreditar totalmente na cura de seu irmão e tenta protegê-lo a todo custo. Às vezes até de si mesmo.

Por ter 8 edições, eu fiquei um pouco decepcionado de Lemire não ter dedicado mais tempo de cena aos personagens de suporte. Por exemplo, a capitã Pohl foi muito mal aproveitada. A gente não era capaz de saber de que lado a personagem estava porque ela mesma não era muito coerente. Não sei dizer se havia uma inimizade dela com Nika ou até inveja. Ou se a versão inicial dela, estoica, porém preocupada com a protagonista era real ou não. A própria relação de William com Clayton poderia ter sido um pouco mais aprofundada. Entendo que a história era sobre William e Nika, mas estes personagens de suporte não podem estar ali apenas porque sim. Eles fazem com que os protagonistas sejam personagens mais ricos em relações.

A história dos dois é absolutamente linda. Para alguns vai parecer forçada essa ligação tão intensa sendo que ambos se conheceram apenas algumas horas antes. Mas, eu acredito nisso. Existem relações de amor que não podem ser explicadas pela racionalidade. A gente sente e pronto. Essa conexão com outro indivíduo pode acontecer. Sabe aquela pessoa que te desperta algo no coração do qual você não sabe porque sente de forma tão poderosa? Um sentimento durando séculos, milênios. Aquela pessoa só é certa para nós. Nada além disso. Somos completos ao lado dela.

Enfim, Trillium é uma bonita história de amor ultrapassando anos e universos. Uma história talvez clichê, mas executada com maestria por esse autor que sabe trabalhar as emoções de seus personagens. Ela merece ser lida por nós com calma e apreciada com suavidade.

site: www.ficcoeshumanas.com
Esury 10/10/2018minha estante
Nem preciso mais colocar minha resenha aqui kkkkk.
Ótima resenha!





Renato 20/09/2022

Espetacular
Demorei anos enrolando pra ler mas consegui um tempo pra ler. E que tempo bem gasto!!! Recomendo a todos. Uma aventura sensacional!!!!
comentários(0)comente



Bellatrix 04/06/2021

Nunca tinha lido uma HQ assim, foi um com começo e uma boa descoberta.
Confesso que fiquei confusa com a forma de ler, me perdi algumas vezes mesmo com o aviso.
Talvez eu tenha que ler mais uma vez pra ver se eu não perdi nenhuma informação.
No geral foi uma boa leitura, me emocionei e soltei algumas lágrimas.
comentários(0)comente



Thiago de Oliveira 25/07/2020

O Sci-fi de Jeff Lemire
Viagem no tempo, buracos negros, questões acerca do outro e uma pitada de aventura. Isso é Trillium!

3797. Perseguida pela Coifa, um vírus consciente que vem caçando a humanidade através do espaço e está prestes a erradicá-la, Nika é uma cientista em uma missão de resgate: encontrar uma rara flor - Trillium - que seria a cura deste flagelo senciente.

1921. William Pike, um explorador inglês, está a procura de um lendário templo inca, incrustado no meio da selva amazônica, na esperança de que essa descoberta lhe traga um novo sentido a sua existência.

Mesmo separados pelo tempo e pelo espaço eles irão se unir em uma jornada de redenção e morte, onde aprendemos que nos salvando, podemos salvar a todos.

A trama de Trillium não é daquelas fáceis de serem digeridas. Recheada de experimentalismos gráficos, com idas e vindas pelo continuum espaço-temporal, enquanto seus protagonistas escrutinam temas como vida e morte, perda e aceitação, empatia e dominação, e principalmente disposta a discutir a problemática do outro. Enfim, a HQ é um convite a contemplação.


site: https://www.desegunda.com.br/trillium/
comentários(0)comente



Ricardo.Rincon 16/09/2021

Muito bom
Sempre é bom ler Jeff Lemire, além de escrever muro bem, seus quadrinhos sempre tem uma arte marcante.
Em Trillium viajamos em uma história de sci-fi, com pitadas de romance e um breve comentário de existencialismo.
Lemire mostra porque ele é um dos maiores quadrinistas da atualidade mais uma vez.
Não acho perfeito, mas é com certeza uma história acima da média.
comentários(0)comente



Sóstenes 31/07/2018

Sci-fi de outro nível
Que história! Até agora perdido pra entender tantos elementos!
comentários(0)comente



Marieliton M. B. 21/10/2018

Ficção científica das boas
Um soldado sobrevivente da 1ª Guerra Mundial e uma cientista que vive em um planeta fugindo de uma ameaça biológica, aparentemente não tem nada em comum entre eles. Mas a busca por uma significado na vida e uma fuga para a solidão que sentem, farão com que esses dois seres cruzem suas vidas, seus passados e seus futuros.

Jeff Lemire atualmente já é considerado um grande quadrinista e um ótimo contador de história. Em Trillium, ele mergulhou de vez na temática de ficção científica e, pra variar, ele entregou mais um bom trabalho.

Ler Trillium dá aquela sensação de estar vendo ou lendo alguma obra que usa e abusa das possibilidades da ficção científica pra trazer questionamentos sobre o mundo em que vivemos. Além de permitir extrapolar a nossa imaginação. A todo momento eu ficava fazendo paralelos com outras obras que tinham a ver com o tema do quadrinho, sejam filmes (A Chegada, Interestelar e Stargate) e séries (Black Mirror e Electric Dreams).

Mas pra não dizer que tudo são flores, fiquei bem confuso com a solução dada pelo Lemire pra mostrar os dois pontos de vista da Nika e do William ao mesmo tempo durante uma parte do quadrinho. Ficar virando o gibi e sem uma indicação da ordem correta, fez eu ler um trecho da história totalmente errado. No fim, quando me toquei do vacilo, tive que recomeçar a leitura na “ordem certa”.

Apesar dessa confusão, que quer queira ou não, é uma proposta que traz uma experiência nova para os leitores, Trillium é um bom quadrinho de ficção científica.
comentários(0)comente



Bernardo Brum 15/11/2018

Jeff Lemire evoca o melhor da ficção científica incorporando a temática do tempo à sua narrativa de maneira inovadora, experimentando os limites narrativos de quadros e páginas e chegando a momentos pós-modernistas dentro. Uma composição sofisticada que sujeita a história de gênero ao tema filosófico e o desenho linear à um nível de subjetivismo pouco visto na indústria. No final, uma HQ profundamente autoral e desafiadora, que encerra de maneira tão épica quanto intimista nas últimas páginas
comentários(0)comente



Lucas Canabarro 20/01/2019

Eu fiz uma promessa para mim mesmo, alguns anos atrás, de sempre ler Jeff Lemire. Não me darei ao trabalho de ler sinopse ou resenhas por aí: se tem o nome dele, eu comprarei sem hesitação. Jeff Lemire e genialidade são coisas interligadas, então como ignorar algo que, minimamente, será considerado como bom?
Essa minha "lei" própria não falhou em Trillium. Lemire conseguiu unir dois mundos completamente diferentes, numa história cativante e muito bem construída. Essa construção é visível em todo o volume, mas o capítulo quatro... Eu sei que muitos outros autores já utilizaram aquele estilo particular de narrativa, mas aqui, o espelhamento tanto das páginas quanto das próprias histórias ali contadas dão um charme muito importante para o enredo em si.
Se você parar e pensar, verá que é uma história simples; é fácil apontar mais de cinco histórias com temática semelhante. Mas, como já dito, Jeff Lemire é um gênio, e gênios conseguem transformar a simplicidade em algo magnífico. Se você leu até o final, e as últimas páginas não lhe fizeram sorrir ou se emocionar de alguma forma... Sinto lhe falar, mas você leu errado.
comentários(0)comente



Will 08/05/2019

Jeff Lemire
Essa é uma HQ de ficção científica escrita e desenhada por Jeff Lemire - autor de grandes obras como o "Soldador Subaquático, cavaleiro da lua, sweeth tooth, entre outras). Aqui ele nos apresenta uma história que apresenta o futuro e o passado, onde a espécie humana esta em extinção e para isso uma flor é fundamental para a continuidade da espécie, porém seres de outro planeta são protetores dessas flores e uma série de eventos como viagem no tempo, atrapalha o sucesso da investida.
A arte de Jeff Lemire é algo extremamente autoral, não é um traço lindo, mas é diferente e você se acostuma com o templo e até aprecia

Já a forma de contar achei estranha, muitas vezes você tem que virar a HQ para ver a continuação da obra, com a intenção de mostrar a viagem no tempo e outras interações.

Uma HQ apenas ok, nada de excepcional, valeu a leitura, mas com certeza irei passar para frente.
comentários(0)comente



dro-nunes27 29/07/2023

Trillium
Trillium, quadrinho escrito e desenhado por Jeff Lemire, onde vamos conhecer a história de Nika que está em busca de uma rara flor para combater um vírus que está prestes a erradicar a humanidade. Mas, também conta a história de William, um homem marcado pelos horrores da Primeira Guerra, William procura por um lendário templo "Inca" na esperança de encontrar um sentido para vida.

A narrativa é conduzida através de duas tramas distintas que vão se entrelaçando no decorrer da história. Trillium não é uma história tão fácil de entender. Porém, em uma releitura algumas páginas podem ser mais facilmente absorvidas.

Temos aqui uma história com muitas camadas que se intercalam durante a trama, resultando em um sci-fi que deve ser apreciado calmamente. A arte de Lemire pode causar uma certa estranheza em muitas pessoas! Mas particularmente, seu estilo nos fascina, com um domínio narrativo e seu traço que mesmo não tendo uma pegada realista, consegue alcançar uma expressividade absurda!

Trillium se mostra um trabalho arrojado e diferente do escritor, com questionamentos extremamente interessantes, orquestrados por uma trama intrigante envolvendo uma boa dose de romance, enigmas e viagens no tempo.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR