Talco de Vidro

Talco de Vidro



Resenhas - Talco de Vidro


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Henry 01/02/2022

Assustadoramente realista
O título acima descreve e resume bem todo o trabalho de Marcello Quintanilha que, sem dúvidas, é o maior quadrinista do Brasil e um dos maiores da atualidade.

Talco de Vidro é um história de drama. Não um simples drama, mas um drama profundo que se passa na vida de Rosângela, uma dentista que leva a vida nos mais altos padrões de luxo e inclusa num ciclo nobre da sociedade.

A problemática da história está no sentido literal de uma das frases mais clichês que conhecemos: Ter dinheiro não traz felicidade. Rosângela encara a vida de forma reprimida e fantasiosa. Vive uma vida de mentiras e não se sente realizada, mesmo que seja privilegiada com tudo que tem.

Quintanilha tem o talento de criar histórias que representem a realidade como ela, de fato, é. Personagens com características reais, que encontramos no trabalho ou em nossas famílias; diálogos incrivelmente fiéis com a forma na qual nos comunicamos; situações e dramas familiares/pessoais que sofremos cotidianamente.

Essa é a magia dessa HQ. Ela é sufocante, cativante e assustadoramente realista. Isso poderia virar um filme nacional digno de Oscar, pois o roteiro é fechado e com uma das melhores estruturas que já vi.

Houve momentos quando imaginei ter acabado a tensão e talvez pudesse estar me conduzindo para uma parte mais leve da história, Quintanilha simplesmente me derrubou e mostrou o quão imprevisível é sua condução narrativa.

Nem preciso dizer que super recomendo a obra, né...
comentários(0)comente



Pretti 06/03/2022

Uma espiral psicológica
Talvez já tenham notado por aí que março começou com uma temática de quadrinhos. Não pretendo seguir nessa toada até o fim do mês - até porque vou reler o Esperando Godot para discussão no Clube de Leitura Bons Casmurros em 26/03, mas me deixei levar pela brincadeira de ler vários quadrinhos na sequência, para variar um pouco das leituras anteriores.

Talco de vidro tinha sido recomendaro duas vezes para mim, nos dois casos com indicação de parecença entre meus contos e o quadrinho. Tentei ler uma vez, num arquivo virtual, e não deu. Agora, com o quadrinho físico, a coisa fluiu e terminei em um dia.

A história tem uma pegada de thriller psicológico e realmente tem um diálogo com meus textos por explorar uns conflitos internos um tanto imprecisos de personagens femininas. A protagonista, Rosângela, dentista de classe média-alta, é movida por um "je ne sais quoi" cujo estopim é dado pelo sorriso de sua prima, mais pobre, mas, na visão de Rosângela, mais "completa" ou mais "realizada". Existe uma espécie de inveja intensa e uma necessidade de marcar sua posição superior em relação à prima que leva Rosângela a situações as mais extremas.

Gostei muito da construção das personagens e da construção da narrativa. A única coisa que me incomodou foi a voz narradora. Vacilante e imprecisa, acho que teria me convencido mais se tivesse sido atribuída a alguém (quem, afinal, conta a história de Rosângela? Saber disso talvez me fizesse gostar mais dessa voz e da dificuldade que ela tem de dar conta do que Rosângela sente em relação à prima).

Mesmo assim, vale a leitura. Recomendo!

Nota: ????
comentários(0)comente



Rafa569 03/01/2022

Primeira leitura do ano
E porque começar o ano com uma leitura leve, não é mesmo? Talco de Vidro conta com um denso teor psicológico, daquelas histórias que você percorre o texto de dentro da cabeça da personagem, acompanhando toda a sequência dos fatos. Segunda vez que leio algo do Quintanilha, e até aqui tem sido satisfatório.
Descrevo melhor minhas impressões em minha página no Instagram @cuidado_spoiler. Siga, curta e seja bem-vindo para expor seu ponto de vista sobre o que leu também ?
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR