Lavagem

Lavagem




Resenhas - Lavagem


49 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


DAN LIMA 27/10/2020

O perigo de se passar por uma lavagem cerebral pode levar a situações inimagináveis.
A ignorância tem um preço tenebroso também nessa história. É impressionante!!!
Devemos tomar cuidado com aqueles que têm o saber e usam para o mal com intuito de levar vantagem em tudo. É assustador!!!
Uma leitura que deve ser lida com a mente aberta.
;-)

*ATENÇÃO!!!

-É uma leitura não recomendada para todo mundo. Cenas extremamente fortes e palavras pesadas.
comentários(0)comente



joskegshikta 31/07/2022

Se eu falar que não fiquei bem confuso eu estaria mentindo descaradamente, mas de eu dissesse que não gostei, eu também estaria mentindo.

É uma leitura bastante rápida, mas com peso em cada cena e palavra descrita. É realmente cruel e visceral. Uma obra que me foi recomendada lá em meados de junho, e me arrependo de não tê-la lido logo nessa época. Recomendo, mas não é uma leitura para todo mundo.
DANILÃO1505 31/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




Yas (@vestigiosdesolitude) 20/07/2021

Incrível!!!
Precisei parar e refletir um pouco sobre o que consegui compreender da história, acredito que não tem uma interpretação só, existirão diversas interpretações para cada pessoa que lê essa história. Mas podemos perceber uma narrativa regada de várias críticas sociais colocadas tanto no texto, quanto nas ilustrações de forma inteligente e incrível!!!
comentários(0)comente



Jackson240784 18/04/2024

Shiko mostra uma história que mistura o fanatismo religioso com a degradação humana. Lavagem é um ótimo título para essa história pois tem duplo sentido. Pode ser em relação a criação de porcos que o marido tem ou a lavagem cerebral.
Nessa história temos um casal que mora em uma espécie de ilha que sempre que a maré sobe eles ficam isolados em casa. O homem é um cuidador de porco que prefere viver com eles do que está ao lado da mulher, tanto é a vivência que ele acaba ficando "parecido" com os próprios porcos que cria (tanto aparência quanto modos). A esposa é uma religiosa que, aparentemente, tem desejos sexuais reprimidos e se sente negligenciada pelo marido. Numa noite, com a maré alta, eles estão jantando em casa e ouvindo a pregação no rádio quando alguém bate a porta.
Um sujeito de preto que tem conhecimento das escrituras e começa a pregar para eles.
A historia vai se tornando cada vez mais estranha, como ele foi parar ali se a maré estava alta? Quem realmente é esse homem? E o que ele quer?
O final é de explodir a cabeça.
comentários(0)comente



carol 23/03/2020

esse quadrinho é a melhor definição de terror brasileiro, o país que louva o demônio que o assombra. toda a passividade do homem diante da religião e a inferiorização da mulher (afinal a presença dos porcos vale muito mais do que a dela) não poderia ser mais real. eu senti a liberdade dela no final.
comentários(0)comente



herbert.goncalves 16/02/2021

melhor hq que li nesse ano
pesado, pertrbador, forte, recheado de críticas sociais e PORCOS, MUITOS PORCOS. shiko simplesmente arregaça nas ilustrações em nanquim, obra completamente endemoniada e fervorosa, um verdadeiro deleite pra quem gosta desse tipo de coisa mais mórbida. um show!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
comentários(0)comente



Toni 02/05/2021

Leitura 20 de 2021

Lavagem [2015]
Shiko (PB, 1976-)
Mino, 2015, 72 p.
(Preto e branco).

A miséria em suas muitas formas (moral, física, espiritual...) protagoniza mais uma grande produção do Shiko (que anda aparecendo um bocado aqui no perfil e ainda vai aparecer muito mais — não me canso). Lavagem apresenta a história de um criador de porcos, Omar, e de sua esposa, não nomeada. Ambos vivem em um casebre de palafitas numa região de mangue sujeita a alagamentos com os vai-e-vens da maré. Assim como a casa suspensa onde vivem, a relação entre esses dois é sustentada por uma estrutura precária, afetiva e publicamente precária e, por isso mesmo, insustentável. Em uma noite de maré cheia, o casal recebe a visita de um pastor e é a partir desse encontro que o terror psicológico-social ganha forma.

Como se diz por aí, o diabo mora nos detalhes, e Shiko faz valer esse ditado com sua arte (reparem na visita inesperada “caminhando sobre as águas” antes de bater à porta de Omar). Também vale notar o tratamento da “preparação do texto”, que deixou os riscos de grafite aparentes para dar um aspecto de “sujeira” à obra, forma e conteúdo abraçados na criação de uma atmosfera narrativa bastante pesada. Ácido e crítico acerca do mal-uso (crescente e assustador) da religião como ferramenta de controle, Lavagem traz mais uma personagem feminina de força e determinação ao panteão de mulheres fodas de Shiko. Não recomendo aos mais sensíveis, é verdade, mas ao mesmo tempo penso que esta dose de desassossego pode trazer algum bem às "sensibilidades" ávidas por apontar pecados nos outros.

#shiko #lavagem #editoramino #quadrinhonacional #hqnacional #hq #hqbrasileira #criticasocial #terrorpsicologico #HQparaibana #historiaemquadrinhos #quadrinhobrasileiro
comentários(0)comente



Bruno Henrique 17/08/2023

Shiko é um MONSTRO desenhando. Nosso sergio toppi, mas o roteiro de lavagem é um pouco simples demais, passando mais longe de três buracos. Ainda assim constrói um mini retrato bem feito de Brasil e violência doméstica sem contar a Lavagem que se faz presente no sentido literal e metafórico, mas falar mais que isso é spoiler
comentários(0)comente



Michelle França 18/07/2021

Perturbador de tão bom.
Curto, obscuro, traços fortes e pesados, não economiza na escrotidão das imagens e tem uma montagem de texto que S E N H O R ! ! ! que satisfação ler algo tão bem escrito, bem narrado, bem desenhado, com uma montagem tão bem feita.
Gore, religião, violência, sexo, muitos porcos e uma pitada de perturbação mental ? Será que era mesmo?
comentários(0)comente



Yuri Ferreira 02/06/2021

Não.
Enquanto o Diabo bate em portas, os berros do Pastor ecoam pelo balde vazio: Lavagem; dentre todas as outras coisas possíveis, não há mais comida para os porcos.

O terror que senti com "Lavagem" é absurdo; nunca pensei que fosse sentir algo parecido com um quadrinho. O ponto chave é a familiaridade: o fato do Shiko fazer, sobretudo, uma história tão cotidianamente brasileira, com discursos, signos, situações e diálogos únicos, apenas possíveis de serem compreendidos por... bem, brasileiros. Isso inclui, mais do que tudo, os defeitos: a presença da igreja, pregando um cristianismo compulsivo e falacioso que conduz milhares ao erro em busca de benefício próprio; e as consequências disso, num grande efeito dominó, com consequências gerando mais consequências, cada vez mais desastrosas: o falso ideal de casamento > o machismo > o ciúme exacerbado > a falta de comunicação > a fuga aos porcos > a violência. Tudo isso afunilado no asqueroso marido (Omar) e em detrimento da mulher (sem nome na história), que vive, como na capa, buscando ar nesse ambiente alagado, geograficamente e psicologicamente.

Mas, o que seria tudo isso senão criação do próprio homem, que é também criação de Deus? Melhor dizendo, se os ideais acabam sendo tão distorcidos assim, então o que difere a figura de um pastor da figura do Diabo? Ambos conhecem e manipulam os escritos como bem entendem.

Seja o Diabo apenas fruto de sentimentos conflitantes ou não, o sufoco, a angústia e a raiva são presentes, servem como impulso para a personagem lidar com o que tem que ser lidado.

Afinal, os porcos precisam comer o que sobrou. Compulsivamente.

A arte realista, misturada com as sombras intensas e hachuras frenéticas explode nos momentos de tensão, que fazem parte de toda a narrativa do livro. Ainda não absorvi todas as expressões horripilantes que Shiko desenha, nem sabia que era possível ver algo do tipo.

No início, a passividade mediante à Igreja, à violência; afinal, era a única visão conhecida, ela aprendeu assim. Até que uma hora o copo cai e, no fim, chega o momento de dizer... leia o quadrinho.
comentários(0)comente



Greice21 20/10/2023

De comida aos porcos
Em uma região à beira mar, afastada de tudo, vive um casal. Em meio a pobreza, o homem leva seus dias dedicando-se à criação de porcos, enquanto acredita ele, a mulher se encarrega dos poucos ou quase inexistentes afazeres domésticos. Uma Hq, curta mas perturbadora do início ao fim. De início, somos bombardeados com uma possível traição extra conjugal da mulher, quando ela se refere a ir à igreja, como um disfarce para se encontrar com outro homem. Da a entender em dado momento que o marido desconfia da infidelidade da mesma, e deixa claro em suas ações que planeja acabar com a vida da mulher, isso tudo enquanto se vê rodeado dos porcos.Supostamente de volta da "igreja", a mulher encarrega-se das refeições , enquanto adentra a casa, o marido tranca a porta, nos deixando apreensivos de que algo possa imediatamente acontecer. O diálogo é quase inexistente entre o casal, limitando-se a murmúrios, sendo interrompido apenas pelo programa da igreja na televisão. Em dado momento, um visitante inesperado rompe a casa, dizendo-se um representante de Deus, que veio pregar a palavra. Neste momento, apesar das recusas do marido, que não aceita a pregação, a mulher se opõe, e dá espaço ao pregador. No transcorrer da história, as falas do pregador ficam confusas, e entre uma pregação do salmo e outro, ele insinua a mulher que o marido a matara até o fim da noite, caso ela não tome as devidas providências. A partir de então a tensão se instala no pequeno cômodo, e a mulher desacreditada , se vê encurralada pelos dois homens no ambiente, mais a televisão ao fundo. Inesperadamente, o ato se consuma, e detalhado em horrendas cenas, que se encerram a dita "lavagem". Por fim, já não sabemos se houve uma real traição por parte da mulher, se o tal pregador esteve na casa,e se o marido pretendia matar a esposa. No entanto, a televisão permanece o tempo toda vomitando sua influência religiosa.
comentários(0)comente



Emerz 22/07/2020

Gibi sensacional do Shiko, um ótimo terror nacional, bem perturbador, com um traço maravilhoso.
comentários(0)comente



Gárgula 16/02/2022

Lavagem, de Shiko
Lavagem é visceral
Terminei impactado após ler Lavagem, de Shiko. Publicado pela Editora Mino, esta obra certamente não é para qualquer um, muito menos para os fracos. Por isso, se prepare para uma viagem pesada!

Consegui este exemplar emprestado pelo amigo Rafael Moreira, cujo acervo é tão vasto que terei de garimpar mais umas pepitas como esta. Foi muito bom conhecer o trabalho deste autor.

Lavagem é cru e cruel
Na história, um casal vive isolado. A esposa, uma beata evangélica e o marido, um ignorante xucro que vive com seus porcos no meio da lama. Ambos são analfabetos e a relação limita-se a algumas poucas palavras.

O isolamento de ambos, tanto físico, quanto sentimental, cria as condições perfeitas à violência e à loucura. Some a isso um fervor religioso e a vida dura. Em suas parcas capacidades de ler a realidade, é na insanidade que nasce o terror.

Vale o aviso de que contém gatilhos para questões de violência, mas nem por isso este quadrinho deixa de ser uma obra de arte do terror. Indo do psicológico ao gore sanguinário, suas páginas em preto e branco pingam em vermelho sangue bem vivo.

Considerações finais
A arte de Shiko é uma atração à parte, trazendo uma realidade através de feições sensacional e ângulos muito bem escolhidos. Um quadrinho visceral e cruel, mas ainda assim maravilhoso.

Em resumo, já o deixo dentre minhas obras preferidas exatamente pelo impacto. Lavagem vai realmente te lavar a alma, se me permitem o trocadilho. Mas tenha certeza, sua alma não será lavada com água não.

Conhecia este quadrinho? Me fala aí…

site: https://cantodogargula.com.br/2022/02/03/lavagem-de-shiko/
comentários(0)comente



Darkpookie 05/05/2021

Comentário
A leitura desse quadrinho me fez lembrar dos contos do Rubem Fonseca, em especial o conto Feliz Ano Novo que é especialmente violento, bem como essa história (não recomendo para quem é sensível com violência gráfica). Enquanto lia também pensei no trecho bíblico em que Jesus exorciza um homem e envia os demônios para os porcos, história citada no livro Os Demônios do Dostoievski. Depois de ler, fui assistir novamente o vídeo do Quadro em Branco que comenta essa obra, que foi de onde tirei a indicação, e é feito um comentário sobre um trecho do livro O Senhor das Moscas do Golding (onde as crianças empalam a cabeça de um porco) que também pode ser relacionado, o que faz muito sentido. Não sei bem o que pensar da história, se gostei ou não, se entendi ou não... é inegável que o traço dos quadrinhos é impressionante e transmite muitos sentimentos, mas a história em si pode ter muitos significados, sejam eles literais, psicológicos, religiosos ou até sociais. É um quadrinho curto que diz muita coisa, talvez eu releia em algum outro momento.

site: https://youtu.be/vnq9_mHAs8s
comentários(0)comente



Adriano 28/02/2020

HQ curta mas com várias camadas.
Pobreza, analfabetismo, isolamento, alienação...
Talvez a TV seja uma janela, um meio de se comunicar com o mundo exterior mas pode exercer grande influência (lavagem cerebral?)
comentários(0)comente



49 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR