Pretérito Mais Que Perfeito

Pretérito Mais Que Perfeito



Resenhas - Pretérito Mais Que Perfeito


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Laureanne.Diniz 10/06/2023

Trabalho muito bem feito
É sempre curioso parar em um lugar e pensar em quantas histórias já se passaram por lá ao longo dos anos, em quantas foram perdidas e quais inflamaram conflitos que impactaram a história. As histórias do livro ocupam duas páginas cada e são desenhos belíssimos que bebem de diversas referências, tendo as últimas páginas algumas explicações da obra, referências usadas, notas históricas, trilha sonora e apoiadores.
comentários(0)comente



Isadora1232 18/02/2022

Acho que todo mundo já teve aquela sensação de nostalgia em relação a um tempo que não viveu. Foi exatamente assim que me senti lendo "pretérito mais que perfeito". Quanta história guarda uma cidade?
O livro parte de uma premissa muito interessante, retratando fragmentos de memórias testemunhadas pela hoje praça da República, em Belém. Pra quem não é familiarizado com a história local, talvez a narrativa se torne um pouco confusa, apesar de contar com um anexo final muito bom sobre fatos históricos da região. Pra mim, que sou apaixonada por essa cidade, foi um deleite. Ao final, senti falta de mais páginas pra um livro tão delicioso de ler.
comentários(0)comente



z..... 16/03/2016

A HQ tem uma proposta espetacular, com histórias distintas que se unem para um retrato histórico da sociedade em Belém. Isso pode ser contado de várias maneiras, mas o caminho escolhido na HQ é instigante e inovador nos quadrinhos da região. Os autores selecionaram um lugar, Praça da República, e com essa centralização, fazem um passeio através dos tempos, mostrando coisas curiosas e históricas em 15 momentos, iniciando em 1869 e findando em 2032. Há uma pesquisa cuidadosa para cada período, no retrato de época e concepção artística em vigência. Além dos quadrinhos, tem o texto curioso da pesquisa. Obviamente, o momento futurista é um devaneio, mas baseado em um pensamento atual.

Não entendi ainda o final, que parece sugerir novas descobertas e um deslumbre no olhar ao passado.

Um momento que me veio a mente, que poderia ser aproveitado na HQ, foi a chegada dos missionários suecos Gunar Vingren e Daniel Berg em Belém (1910). Após o desembarque, caminharam pela cidade, sem conhecer nada, apenas sentindo-se vocacionados a uma missão, chegando até essa praça, onde os caminhos começaram a se abrir para a obra que fundaram no ano seguinte, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, iniciando o movimento pentecostal no hemisfério sul. Tem até um banco na praça que homenageia eles.

"Pretérito Mais Que Perfeito" é uma HQ legal, instigante, reveladora e das melhores que li na região. O passado revisto e recontado várias vezes.

Última observação, a HQ tem trilha sonora também, para embalar essa viagem, com 15 faixas concebidas com cuidado e disponibilizadas na net para a galera curtir. Não ouvi ainda todas, mas as que já conferi gostei bastante.

Por essas e outras, uma obra-prima da Amazônia.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR