La Dansarina

La Dansarina




Resenhas - La Dansarina


16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


skuser02844 17/03/2024

Quadrinho brasileiro de qualidade
Uma história sensível e bem construída, que, não abrindo mão de fazer referências regionais com algum humor, aborda a crise da gripe espanhola, que assolou o nosso país, em 1918.
Especialmente interessante ler sobre os preconceitos e estigmas que rondavam na época, com relação aos espanhóis e à doença, fazendo uma analogia ao ocorrido recentemente, com a Covid-19.

?Não me parece implausível que parte da tragédia da Covid-19 esteja ligada ao fato de que, para muita gente no Brasil e no mundo, esse tipo de conexão com a pandemia anterior, histórica e pessoal ao mesmo tempo, tinha desaparecido havia muito tempo quando a atual pandemia começou. Ao falar de um trauma parecido - qual seja, a experiência de ter vivido duas guerras mundiais - o escritor inglês J. R. R. Tolkien lamentou a fragilidade dos fios que nos ligam ao passado: ?Tão curta é a memória humana, e tão evanescentes são nossas gerações, que dentro de apenas 30 anos haverá pouquíssimas pessoas com aquela experiência direta que é a única capaz de tocar o coração. A mão queimada é o melhor ensinamento sobre os perigos do fogo? escreveu ele.? - Prefácio.
comentários(0)comente



Same 12/10/2023

Muito bom mesmo! Uma das melhores hq?s nacionais que eu li recentemente. Pela capa e preço eu esperava menos mas me surpreendeu muito positivamente. Recomendo fortemente
comentários(0)comente



Tamy 16/06/2023

Obra incrível! ?
O quadrinho da vez é NACIONAL! La Dansarina foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, peguei para ler algumas páginas antes de dormir e quando vi já estava na última página desta história incrível. 

La Dansarina nos traz o cenário onde a Gripe Espanhola está fazendo suas vítimas, amedrontando pessoas, tornando a convivência um caos, no  mundo e, mais especificamente, no Brasil; é em São Paulo, no ano de 1918, que conhecemos Petro, um garotinho que sobreviveu à gripe espanhola, porém perdeu sua Madre. Triste e indignado com o modo que o corpo de sua mãe estava sendo tratado, ele reúne forças e decide que vai dar um enterro digno a ela.

Ao longo de sua jornada, conhecemos outras histórias e outras vidas que receberam a visita de La Dansarina, dialogamos com a vida e a morte - ou, neste caso, seria a morte que vem dialogar com a vida? - e vemos como essa crise sanitária afetou o modo de ser e estar no mundo. 

Assim como a pandemia da Covid-19 nos tirou do eixo, desumanizou o ser humano, causou um caos, virou vidas de ponta cabeça e encerrou muitas vidas, a Gripe Espanhola também deixou suas marcas? 
comentários(0)comente



Jorge243 06/05/2023

Sensacional!
Uma história linda, sensível e bastante recente, embora se trate de algo antigo.

A mistura entre o real e o fictício casa muito bem, tal como a junção do drama com aventura (e até comédia, às vezes).

Os traços do Jefferson Costa são perfeitos para o cenário. O protagonista é super carismático (e olha que eu não costumo gostar tanto de protagonistas).

É uma leitura que se pode indicar tranquilamente.
comentários(0)comente



Flavio - @geekcorp303 25/02/2023

Emocionante
Numa jornada difícil, emocionante e bastante reflexiva, Lillo Parra entega um texto carregado de simbolismos, ainda mais depois da pandemia que acabamos de passar, essa história não poderia ter uma pegada tão atual.
Em um diálogo Petro diz:
"NÃO TEM NAIS LEI, NÃO!
NA CIDADE TÁ UMA CONFUSÃO SÓ! TUDO POR CAUSA DESSA GRIPE!
TEM MORTO PODRECENDO NA RUA. OS CEMITÉRIO NÃO TÃO DANDO CONTA.
NÃO TEM FARMACIA.
NÃO TEM REMÉDIO.
NÃO TEM MÉDICO!
CADE A LEI PADRE???"
E isso bateu fundo quando li, pois foi exatamente o que passamos nos últimos anos, Lillo soube utilizar disso para desenvolver a história sem deixar a HQ datada.
Um ponto que também torna a história ainda mais real são os sotaques, a forma que os personagens falam, a decisão de manter tudo o mais "real" possível foi acertadissima, e deixou a experiência de leitura ainda mais empolgante.
Os desenhos do Jefferson Costa são um espetáculo a parte, ele criou uma atmosfera muito imersiva, além de mostrar aquilo que o texto diz, ele vai fundo para mostrar o que não é dito, um não funciona sem o outro, e é clara a conexão que os artistas tiveram na criação dessa HQ. Jefferson coloca toda a sua personalidade nas páginas, com uma ótima escolha de cores num traço carregado e com bastante detalhes.
comentários(0)comente



Bruno Henrique 18/11/2022

Excelente historia e bastante atual mesmo sendo escrita pré pandemia. As metáforas da ?espanhola? e o sincretismo da obra, misturando o catolicismo com religiosidade de matrizes africanas tornam a jornada do menino ainda mais interessante e não menos comovente. Jefferson Costa é sem duvida um dos grandes nomes dos quadrinhos brasileiros
comentários(0)comente



DAN LIMA 15/06/2022

Momento ímpar da nossa história
Petro, protagonista dessa excelente obra, vem tratar e revelar as mais profundas reflexões que a humanidade passou a respeito da vida, da morte, do que é humano e desumano num momento marcante da nossa história: a gripe espanhola.
Uma leitura de fácil entendimento que pega o leitor de um jeito que se torna impossível parar de ler. Com diálogos reflexivos, que nos convidam a pensar fora da caixa, que nos emocionam e nos deixam impactado com as situações que vão se apresentando a cada página. Impressionante!
Uma HQ que vale a pena ter e sempre que puder está relendo. Nos ajuda a enxergar com outros olhos a menção da nossa história no início do século XX. É uma aula de história em forma de quadrinhos que nos ensina como ela foi naquele momento ímpar.
Indicada para todas as pessoas que gostam de História, de Psicologia, de Filosofia, de Espiritualidade, de Sociologia, que trabalham com relações humanas. Simplesmente excepcional. ;-)
comentários(0)comente



Aline Araujo 25/04/2022

Incrível!!
Mesmo ambientada no Brasil em 1918, é impossível não fazer um paralelo com os acontecimentos da pandemia de COVID-19.

Um vírus desconhecido, o despreparo, o desespero, as mortes em massa, a disseminação de desinformação e, até mesmo, a xenofobia. A história se repetiu mostrando mais uma vez o quanto somos frágeis.

?La Dansarina? é uma obra de arte que vai te impressionar pela riqueza de detalhes, pelo roteiro e pela sensibilidade do personagem principal.
comentários(0)comente



Luí­s Carlos Sousa 30/10/2020

Excelente.
comentários(0)comente



@desaniversarios 30/12/2019

Profundo e arrebatador!
Há tempos não lia algo tão profundo e arrebatador! Quando comprei essa graphic novel na Comic Con Floripa não imaginei que poderia ser tão incrível! Eu já li outras histórias em quadrinhos do Jefferson Costa, e, confesso, achar muito difícil escolher a melhor! A Dama do Martinelli e Jeremias - Pele mexem comigo, mas La Dansarina mexeu de uma maneira diferente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Petro é um menino doce, que ama sua família e faz de tudo para dar um final digno à sua mãe. É uma história profunda, de cortar o coração. As ilustrações são incríveis, e mesclam entre passado e presente através das cores utilizadas nas bordas das páginas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Posso dizer de boca cheia que essa foi uma das melhores histórias que li em 2019!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
{Estrelinhas} Cinco estrelinhas, favoritadíssimo! Se pudesse daria mais estrelinhas, mais coraçõezinhos, mais tudo! Não é a toa que foi eleita o álbum do ano no troféu HQMIX! Aliás, Jeremias - Pele também foi ganhador de um prêmio na semana passada: Prêmio Jabuti na categoria Melhor História em Quadrinhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando o assunto é Jefferson Costa, confio de olhos fechados! Agora quero conhecer mais do trabalho do Lillo Parra, pois essa foi uma primeira impressão maravilhosa!

site: https://www.instagram.com/p/B6IzeKXhaQz/
comentários(0)comente



Lara 11/02/2018

Quadrinho nacional de alta qualidade.Prêmio HQ Mix.
HQ LaDansarina prêmio HQ Mix Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Roteirista. Emocionante história de amor de um filho por sua mãe. O cenário é a cidade de São Paulo em 1918 no auge da gripe espanhola.Uma obra que é puro sentimento e mostra o poder do quadrinho nacional.Recomendo!
comentários(0)comente



Michael 06/11/2017

Beleza e sutileza no meio de uma praga.
O mundo estava respirando aliviado após os eventos do final da Primeira Grande Guerra quando um inimigo invisível matou quase 5% da população mundial. A Gripe Espanhola, também conhecida como La Dansarina, entrava para a história como a maior pandemia da história. A história de Lillo Parra nos leva para a capital paulista de 1918, onde o garoto Petro, após perder a mãe para a doença, parte em uma jornada com o cadáver materno para dar a ela um enterro digno (já que cemitérios estavam cheios e padres estavam difíceis de ser achados - seja por estarem muito ocupados ou pela infecção). Nesta road trip, Ainda que bela, macabra, e que flerta elegantemente com o realismo fantástico, enaltecido pelos traços do Jefferson, somos apresentados a um momento histórico, enquanto acompanhamos o protagonista, que vê beleza onde vemos o peso de sua jornada. Emocionante. (2017 #44)
comentários(0)comente



Cilmara Lopes 09/10/2017

Uma hq soberbamente linda
Aos olhos do pequeno Petro conhecemos uma São Paulo em meio à um dos maiores surtos já existentes, a gripe espanhola.
Essa enfermidade assim como todo o enredo tem o tom fabuloso e fantástico, ela é retratada como a "La Dansarina", uma das personagens mais bonitas que eu já vi na vida, a união de beleza e fim me remeteu à Morte (Neil Gaiman).
Petro, é uma criança que acabou de ficar órfã, e devido a superlotação dos cemitérios sua mãe está jogada na rua. À partir desse momento, Petro inicia uma grande jornada para dar um enterro digno à sua mãe.
Isso tem pequenos intercalamentos já com ele idoso refletindo sobre tudo que viveu.
A historia produz diversos sentimentos no leitor, tristeza, deslumbramento, piedade, mas principalmente trás compreensão.
Faz refletir sobre laços familiares, crenças e credos.
É linda do início ao fim, a colorização está perfeita.
O acabamento editorial em si me lembrou muito "Noite em L'enfer" do David Calil, outro espetáculo de trabalho.
Com certeza é um material que vou revisitar várias vezes, nem que seja apenas para ler um pequeno trecho.
comentários(0)comente



Biialou 28/07/2017

A HQ retrata o amor sem limites de uma mãe por seu filho e posteriormente de um filho por sua mãe. Petro perde sua manhã durante a epidemia de Gripe Espanhola em São Paulo, por dias sua mãe permanece abandonada no quintal do cortiço onde moram, a situação desperta em Petro um forte sentimento de proteção e é então que sua jornada começa, o garoto levará sua mãe até o destino escolhido, mesmo que isso signifique carregar seu ataúde por um caminho cheio de obstáculos. A missão do garoto é repleta de ensinamentos, empatia e misticismo. A história é cativante pois mistura crenças diferentes, temos o catolicismo espanhol e o candomblé, ambas são representadas com muito respeito e isso é fascinante.

site: http://dinastiageek.com.br/2017/07/06/resenha-la-dansarina/
comentários(0)comente



Marcello Becrei 27/06/2017

A arte de se contar uma bela história!
O roteiro inspirado de Lilo Sparra e os traços excelente Jefferson Costa se misturam nessa obra que, arrisco a dizer, é uma das melhoras HQs nacionais lançadas nos últimos tempos.
A história se desenvolve de maneira fluida entre duas linhas temporais. O elo entre elas é, simplesmente, a inevitabilidade da morte. Como plano de fundo dessa história, a gripe espanhola, talvez, a maior pandemia já registrada, personifica-se na bela Dansarina, uma personagem interessantissima, e que esteve nas bocas, e nos relatos, dos brasileiros no início do século XX.
Toda a mitologia construída, as referências históricas, a narrativa e a condução de roteiro e traço são agraciados pela bela edição da Jupati, que faz jus ao brilhantismo da história.
Emocionante, divertida e bem construída, La Dansarina é mais do que uma leitura obrigatória para os amantes dos quadrinhos nacionais!
comentários(0)comente



16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR