Berlinoir

Berlinoir




Resenhas - Berlinoir


5 encontrados | exibindo 1 a 5


ThayAvalon 15/06/2022

Graphic N. Sensacional, adorei, bom enredo história, só o final eu esperava mais pro personagem principal mas fechou certinho, vampiros alemães , adorei demais recomendo super !!
comentários(0)comente



Monaliza Silva 15/09/2020

Para amantes de vampiro: a máscara e política, uma cidade viva e morta
Esse livro apelou para meu gosto pessoal em tudo, uma releitura gótica de um acontecimento histórico em Berlim. Os vampiros aqui não são só metáforas para o prazer e a morte (Eros e Tânatos que o diga), são criaturas que sonham tanto quanto um político que aspira a dominar o mundo. E os humanos, bem, são humanos, sempre buscando algo melhor seja a revolução ou o conforto de um bom salário. Ponto positivo paras as personagens femininas e variadas ao longo da história e que nunca foram reduzidas a donzelas em perigo.
5/5 bem merecido.
comentários(0)comente



IthaIo 06/10/2020

Filosófico
Berlinoir é uma estória sobre poder. Em uma cidade governada por vampiros, a humanidade resiste e procura meios de acabar com o governo dos mortos vivos ali estabelecido. A hq é repleta de frases de efeito, todos elas de caráter filosófico, e faz alusão à diversos momentos da história da própria Berlim, na Alemanha. Aborda diversos temas como política, lutas sociais e religião - mas deve haver muitos outros, eu só não consegui identificar/descrever. A galera que é de humanas ou que curte estudar história vai conseguir captar bem mais coisas, sem dúvidas. Mas pra quem não é tão ligado à isso, assim como eu, da pra dizer, pelo menos, que é uma boa estória de ficção.
comentários(0)comente



@thereader2408 19/11/2021

Uma Berlim diferente...
Berlinoir é uma graphic novel que vai contar a história de como vampiros tomaram o poder em uma versão alternativa de uma Berlim dos anos 30, mas que na verdade parece estar fora do tempo ou pode estar associada a qualquer tempo ou lugar onde há forte opressão de governantes que se alimentam do sangue dos mais fracos, e qualquer semelhança com a história da Alemanha, está longe de ser mera coincidência.

Após décadas se escondendo e temendo os humanos, um grupo de vampiros encontra em Berlinoir os requisitos necessários para sua sobrevivência e para executar seus planos de conquista e domínio, mas um grupo de humanos vai lutar ferozmente contra seus opressores sanguinários. Aqui vemos uma clara alegoria da Berlim real em Berlinoir. O roteiro escrito por Tobias O. Meissner contém muito da história da Berlim real, regimes políticos, cultura, cinema e teatro, assim como a aura sombria da cidade foi bem retratada aqui.

Achei o máximo o uso alegórico da República de Weimar e a transição para Alemanha nazista nessa história em quadrinhos vampiresca e violenta, tão violenta quanto foi esse período na história da Alemanha. Outra coisa interessante é a alusão a filmes como "M, O Vampiro de Dusseldorf" de Fritz Lang de 1931 e também a divisão da cidade em dois setores, claramente se referindo ao muro ideológico que separou a Berlim real em ocidental e Oriental.

Berlinoir foi publicado primeiramente em uma série de três volumes, mas essa edição da Graphics está completa e a arte do Reinhard Kleist tá um arraso. Apesar da HQ não ser perfeita, eu tive alguns problemas com quebra de clímax, de uma forma geral dá para curtir a história mesmo com a linguagem e estilo narrativo densos que faz com que a leitura não ocorra fluida o tempo todo, mas é uma história redondinha que merece ser lida.

Se você ler como mais uma HQ de terrozão e suspense, vai ser arrastado para você, mas como crítica a governos ditatoriais e corrupção política ele funciona muito bem. E o que pode ser mais aterrorizante que ter sua vida toda sugada para sustentar uma classe política opressora?

@thereader2408
comentários(0)comente



Tamires 15/01/2022

Vampiros nazistas?
O quadrinho é uma bela metáfora sobre a o período entre a queda do Império Alemão e o fim do 3º Reich. Há aqui uma densidade filosófica bastante conhecida dos amantes de histórias vampirescas, somado à intrigas políticas e um charme da old Hollywood, numa mistura que resulta numa cidade meio Gotham City, meio a NY da 4ª temporada de Fringe.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR