A Clavícula De Salomão

A Clavícula De Salomão




Resenhas - A Clavícula De Salomão


4 encontrados | exibindo 1 a 4


@bibliotecagrimoria 12/07/2020

Livro básico da Magia cerimonial
As polêmicas envolvendo esse grimório são muitas; vão desde a autoria do livro (no que diz respeito a pertencer de fato ao rei Salomão) até suas fórmulas e rituais (hoje questionados e reformulados por praticantes da Arte). Fruto de estudos que abrangem cabala e magia ritual, a Clavícula de Salomão é um texto cuja raiz se encontra na tradição judaica, e tem seu conteúdo atribuído à rabinos conhecedores da tradição mística do judaísmo.
Dentre as várias edições existentes hoje em língua portuguesa essa específica do selo Chave possui material extra de extrema relevância. Além de sérum tradução feita a partir do exemplar publicado por Samuel Lidell Mathers, um figurão bem conhecido das sociedades iniciáticas de fins do século XIX na Europa.
Em seu prefácio, S. L. Mathers expõe as dificuldades para chegar a sua compilação da obra, onde foi necessário um estudo a partir de sete códices no total até que se pudesse chegar no resultado mais próximo de satisfatório, interpretando e fazendo um comparativo entre as várias versões dos manuscritos, com seus símbolos, tabelas de correspondências e rituais.
A presente edição, como outras, é dividida em duas partes: No livro I vemos uma introdução a parte teórica, com equivalências de horas planetárias, correspondências astrológicas, conjurações e alguns experimentos que vão desde a magias para descobrir um furto até supostas técnicas de invisibilidade; já a parte dois diz respeito às preparações do magista, paramentos, vestimentas, instrumentos, banhos de consagração e preparo do espaço ritual. Um conhecimento muito interessante, e que é um elemento presente na magia judaica, diz respeito a magia talismânica; como empregar a influências dos planetas em talismãs com as mais diversas funcionalidades.
De forma geral o livro vale a pena de ser adquirido. É uma obra de extrema relevância para se compreender alguns dos rituais que ficaram conhecidos durante o século XX, bem como outros conhecimentos pertinentes ao ramo da magia cerimonial.
comentários(0)comente



Mauricio.Araujo 20/05/2021

Introdução.
E um livro baseado em antigos textos muitos deles deteriorados pelo tempo.. vale como introdução para conhecimento, mas existem muitos outros autores que se dedicaram a escrever com maior riqueza de detalhes sobre o assunto..
comentários(0)comente



Bruno 30/10/2021

Uma mistura pseudo-científica do ocultismo medieval, com elementos cabalísticos, astrologia primitiva e mitologia que provavelmente não foi acessada antes do apogeu do Império Romano, em escrita travestida de misticismo judaico.
Atribuído a Salomão, esse fato é tranquilamente contextado pela exortação de pessoas e costumes que procederam o rei em algumas centenas de anos.
Não há sentido na onda em torno desse livro. É um terra-planismo teológico que só faz sentido se colocado em consonância com o tempo em que os manuscritos conhecidos foram escritos (milênios após Salomão).
Exige um "duplipensar" mirabolante para que faça sentido a um indivíduo capaz de entender e localizar historicamente cada um dos elementos citados.
Não poderia ser diferente com um livro de referência em cabala e astrologia.
comentários(0)comente



Fernando1054 29/11/2023

Manual de magia cerimonial e ocultismo
"A Clavícula do Rei Salomão", traduzida e editada por Samuel Liddell MacGregor Mathers, é uma obra fascinante que se aprofunda nos mistérios da magia cerimonial e ocultismo. Este livro é considerado um dos mais importantes grimoires (livros mágicos) de todos os tempos, repleto de conhecimentos arcanos e práticas esotéricas.

O livro baseia-se em tradições místicas antigas, atribuídas ao lendário Rei Salomão, conhecido por sua sabedoria e poder mágico. Mathers, um dos mais proeminentes ocultistas do século XIX e co-fundador da Ordem Hermética da Aurora Dourada, oferece uma tradução cuidadosa e uma compilação de textos que abrangem desde a invocação de espíritos até a criação de talismãs e amuletos.

O que torna "A Clavícula do Rei Salomão" intrigante é a sua mistura de teologia, astrologia e demonologia, entrelaçadas com instruções detalhadas para a prática da magia cerimonial. Os rituais e feitiços descritos são complexos e simbólicos, refletindo uma era em que a magia era vista como uma ciência séria e uma arte sagrada.

Este livro não é para os fracos de coração ou para curiosos casuais. É uma leitura densa e exigente, destinada àqueles com um profundo interesse em ocultismo e tradições místicas. As páginas de "A Clavícula do Rei Salomão" oferecem um vislumbre de um mundo onde o espiritual e o material se entrelaçam, e onde o conhecimento arcano era considerado a chave para o poder e a sabedoria.

Além de ser um compêndio de magia cerimonial, o livro é um artefato cultural significativo, oferecendo insights sobre as crenças e práticas de uma época passada. Para estudantes de ocultismo, história da magia, ou mesmo para aqueles com uma paixão por mitos e misticismo, "A Clavícula do Rei Salomão" é uma adição valiosa à biblioteca.

Em resumo, esta obra de Mathers é um portal para um mundo esquecido de magia e mistério, uma janela para uma época em que o oculto era uma via para o entendimento do divino e do desconhecido. É uma leitura essencial para os verdadeiramente dedicados ao estudo profundo do esoterismo e das artes mágicas.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR