The Wedding Eve

The Wedding Eve




Resenhas - The Wedding Eve


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Haag 24/08/2016

The Wedding Eve, obra em volume único que reúne 6 histórias curtas escritas pela autora Hozumi em 2012. Aqui no Brasil ele chegou agora em julho pela Panini.

Como comentar um mangá volume único que na verdade tem 6 histórias? É meio difícil, será que devo analisar história por história ou pensar nele como um volume inteiro e simplesmente falar de altos e baixos? Não sei mesmo, e até por isso vou só escrevendo o que vem na cabeça.

Vamos começar dizendo que essa é uma baita obra, o tipo que coisa que precisamos no mercado mais vezes. Eu sempre digo que não me importo com demografias e chorumelas desse tipo, que a única coisa que realmente me importa é em ter uma coleção com excelentes títulos.

E esse é um excelente título.

TWE consegue mostrar que mangás não são apenas “mais do mesmo” e que simples histórias cotidianas podem formar algo incrível dependendo da forma como são contadas. Outra coisa interessante é que não é uma obra que nos faz chorar ou “acerta um soco” no leitor como O Cão Que Guarda As Estrelas ou 5 Centímetros por Segundo, nada disso, ele apenas deixa a mensagem ali, no ar, e nós interpretamos como for melhor.

Agora vou falar um pouco de cada história, vou evitar ao máximo spoilers, mas é sempre um risco. Então, caso não queira correr o risco, pule até a próxima linha, embora eu ache que tenha conseguido evitar bem.

A primeira história é A Véspera do Casamento, obra que dá nome ao mangá e talvez até por isso tenha sido a mais decepcionante para mim, pois eu esperava mais da “história principal”. Acho que faltou um pouco de profundidade nela, na “grande” revelação a autora tentou colocar uma emoção mais forte, porém eu senti como se ela não tivesse preparado o terreno para aquilo, e meu sentimento foi de “tá, e agora?”. Sei lá, senti os personagens meio vazios.

A segunda história, Reencontro em Azusa nº 2, em compensação é a melhor, sério, foi aquela que eu terminei e minha cabeça explodiu, do tipo que o leitor fica uns minutos parado, olhando pra parede e “digerindo” aquilo que aconteceu. Aqui podemos dizer que a autora conseguiu enganar o leitor de forma perfeita, tudo fez completo sentido. Durante esse capítulo eu imaginei milhares de coisa, odiei e amei os personagens a cada mudança, e no fim nada era o que eu esperava e posso dizer que foi um desfecho muito melhor do que tudo que pensei.

Vem então Irmãos Monocromáticos, e talvez essa seja a história mais triste e reflexiva do volume, pois ela nos faz pensar em nossa relação com “os nossos”, tanto familiares como amigos, e em como muitas vezes não dizemos o que queremos (ou devemos) quando temos a oportunidade. Não é uma história que surpreenda no seu final, mas acho que de todas é a que mais nos faz pensar.

A quarta é a maior. O Espantalho Que Sonha é dividida em dois capítulos e também aborda o tema “véspera do casamento”, com um irmão que volta para a cidade onde cresceu (e odeia) por causa do casamento de sua irmã mais nova. Essa obra apresentou aquilo que eu senti falta lá na primeira história, a profundidade. Aqui temos um motivo para todo o sentimento envolvido, sentimos que tanto a tristeza quanto a felicidade mostradas tem um motivo para existir.

A penúltima história é O Pequeno Jardim de Outubro e admito que não sei muito o que pensar dela. É uma história bem diferente, e vou dizer para vocês que senti ela meio deslocada do contexto do volume. Embora seja uma obra que nos faça refletir sobre nós mesmos, eu sinto que ela “enveredou” para um caminho bem diferente do que todas as outras cinco tinham tomado. Ela tenta ser mais “cabeça” e complexa, e fugiu um pouco (ou até mesmo muito) do cotidiano que todas as outras vinham mostrando. Talvez Azusa nº 2 tenha sido a que chegou mais perto no tema, mas ainda assim, a primeira ainda era mais “realista” e simples do que esta aqui. Não é que seja ruim, não entenda isso, ela apenas é diferente das demais.

Para fechar o volume, E Então…, a história de um gato que tenta avisar seu dono sobre uma mensagem na secretária eletrônica. Parece estranho né? Mas não, até gostei muito dela, pois nós vemos um mundo “diferente” pelos olhos do gato, coisas que para nós fazem muito sentido como colocar uma coleira, para ele é tão desnecessa´rio e inconveniente. Aqui voltamos ao protagonista de A Véspera do Casamento, e novamente senti que ele é raso, mesmo que nessa história o foco seja no gato, mas ainda assim faltou um “tchã” no personagem para fazer a gente se identificar com ele, algo que tivemos em todos os outros protagonistas (e até mesmo no gato).

O fato é que cada um das história tem suas particularidades, e ao mesmo tempo juntas formam um volume impecável. Daquele tipo de mangá que nós lemos, guardamos na estante, e algum tempo depois pegamos outra vezes para ler, pois a história não é do tipo que cansa e serve muito bem para dar uma relaxada.

Recomendo demais a compra, pois é um excelente mangá, tanto em sua parte de história quanto físico (que eu vou comentar mais pra frente), e que mostra algo diferente do que estamos acostumados a ter nas bancas, por isso eu sempre acho que quando coisas assim chegam, devemos comemorar.

Nota: 4,9 / 5

Bom, resolvi deixar o trabalho da Panini para o final, um dos motivos é que não tem o que destacar, vocês conhecem o ótimo trabalho das “edições de luxo” da editora.

O offset é muito grosso, em alguns momentos eu achei que estava virando duas folhas. Mas mesmo sendo grosso, não é aquele papel duro e que “deforma” quando você abre o mangá para ler. Também me chamou a atenção que não tive problema com ondulação nele, algo que ocorre muito atualmente com mangás offset que eu compro.

A capa é simples e linda, gostei muito de um detalhe que eles colocaram na lombada que é a ligação da capa com a contracapa, mas que não poluiu a lombada e nem deixou o desenho cortado como em Tokyo Ghoul por exemplo.

O preço dele é R$ 15,90, o que torna ele um título quase que obrigatório numa boa coleção. É uma obra para se criar uma prateleira especial e colocar junto com Sócrates In Love, 5 Centímetros por Segundo e Solanin.

site: https://itadakimasuanimes.wordpress.com/2016/08/24/review-57-the-wedding-eve-a-vespera-do-casamento-e-outras-historias/
Mandaloris 24/08/2016minha estante
Reencontro em Azusa nº 2 é mesmo de arregaçar, realmente fiquei uns minutos parado quando a verdade veio à tona... e com os olhos bem úmidos...


Amanda 12/09/2016minha estante
Putz falou tudo! Muito boa a resenha :)


Alex 14/09/2016minha estante
Falou tudo na resenha! Também achei a história principal MUITO FRACA. Tive até que reler para entender direito o que aconteceu. O reencontro em Azusa é sensacional. A do gato é legalzinha. A do espantalho também. A dos irmãos monocromáticos não gostei. O mangá bom, mediano, nota 3/5.




Tiago 17/11/2022

Este mangá é constituídos de pequenas histórias, a maior parte é bastante interessante, algumas até emocionantes, como a do pai e da filha e a dos irmãos gêmeos. A única que achei sem graça foi a primeira, que, aliás, da título ao quadrinho. No mais a obra é bem boa.
comentários(0)comente



julia.alpo 28/08/2022

The Wedding Eve ?
5??+??
"Não precisa se esforçar tanto para ser amado. Basta que você mesmo ame alguém". ????

Esse livro 7 contos, e todos os 7 são muito bons e todos com plot twist. O meu conto favorito foi "O pequeno jardim de outubro" que me deixou assim ?
É um mangá de 190 páginas e não dá pra largar consegui ler de uma vez em poucas horas.

"Não existe nada que dure pra sempre" ?

Apesar das histórias serem simples e curtas, achei a leitura muito gostosa.

"Fala pra ela... que eu sinto muito por não ter voltado naquele dia." ?

Leiam.
comentários(0)comente



Gabi 16/02/2021

eu amei esse mangá, é uma leitura bem leve e rápida, de todas as histórias a minha favorita com certeza é a do espantalho que sonha
comentários(0)comente



Danoninha 04/04/2023

?Não precisa se esforçar tanto para ser amado...?
?The Wedding Eve? ou ?A Véspera do Casamento? é uma coletânea de pequenas histórias que tem uma temática de "Apenas Nós", ou seja, uma pessoa com outra "contra" alguma situação. São histórias bem bonitas e bem desenhadas que fazem você ter um gostinho de "quero mais". A minhas histórias favoritas são "Reencontro em Azusa e O Espantalho que Sonha.

Resumo das histórias:
? A Véspera do Casamento:
- Essa história de introdução e tão simples que ao terminar o leitor é pego em um sentimento e as expectativa de uma noiva na véspera do seu casamento em determinada situação.

? Reencontro em Azusa:
- O relacionamento de uma menina de 6 anos com seu pai, que de forma emocionante nos traz um desfecho inesperado e surpreendente.

? Irmãos Monocráticos:
- Dois irmãos gêmeos que se reencontram após muitos anos, para participar do funeral de uma amiga da época do colégio, trazendo à tona momentos de alegria e nostalgia, levantando a questão de que o tempo não para e não espera.

? O Espantalho que Sonha (I e II):
- Jack vai participar do casamento de sua irmã e volta para a casa do tio, onde viveu com a irmã após o abandono da mãe quando eram crianças; durante a sua estadia ele relembra do espantalho que era confidente e consolava tanto quanto sua irmã durante a infância.

? O Pequeno Jardim de Outono:
- A convivência de uma adolescente com um escritor decadente que busca inspiração para escrever sua nova obra.
comentários(0)comente



Luke.Szeivier 12/10/2023

Sobre amor, amar, si amar, ser amado e amar eternamente.
"The Wedding Eve: A Véspera do Casamento & Outras Histórias" é uma antologia romance/josei (voltado principalmente para o público feminino adulto entre 18 e 45 anos) composto por 6 curtas histórias (sendo uma dívida em duas partes) que marcam a estreia de Hozumi como manga-ka. Suas histórias foram publicadas em duas revistas entre Novembro de 2010 e Agosto de 2012 antes de serem compiladas em um único volume em Setembro de 2012.

Histórias:

1) Em "A Véspera do Casamento" acompanhamos um casal um dia antes da data tão esperada de casamento. Enquanto ela demonstra ansiedade e nervosismo, ele demonstra calma e seriedade.

2) Em "Reencontro em Azusa #2", uma menina recebe a visita de seu pai e aproveitam um dia juntos enquanto a mãe dela, ex-esposa do homem, está fora de casa.

3) Em "Irmãos Monocromáticos" dois irmãos gêmeos de meia-idade se reencontram depois de 10 anos para o funeral de uma amiga que ambos amavam e relembram o passado.

4) Em "O Espantalho Que Sonha", ambientada em meados dos anos 80, Jack atravessa os Estados Unidos para reencontrar a irmã na véspera do casamento dela no interior do Kansas. Entre lembranças, situações mal resolvidas, saudades, dúvidas, e um espantalho que ambos consideram sua mãe, , acompanhamos o começo de um novo futuro.

5) No fantástico "O Pequeno Jardim de Outubro", Kazunori Shinoda é um escritor fracassado que tenta voltar a ativa depois de 15 anos. Mas enfrenta dificuldades para encontrar inspiração devido a dois problemas: Recorrentes pesadelos com um corvo (que ele acredita ter morrido e o possuído) e sua sobrinha adolescente cujos pais decidiram deixar a seus cuidados.

6) E finalmente terminamos em "E Então..." uma história contada sob o ponto de vista de um gato que foi acolhido por ninguém menos que um dos personagens da primeira história. Enquanto o bichano julga o dia a dia do seu humano, ele também está curioso para saber a emergência que aguarda no telefone.

Por ser um Josei, o mangá tem uma vibe um pouco mais séria, melancólica, de conteúdo romântico, sentimental, com personagens mais adultos divididos entre a realidade e o sobrenatural.
As histórias também têm como característica marcante o fato de todas trazerem uma reviravolta no final, assim como nem todas terem como foco o casamento em si, mas giram todas em torno do amor.

Enfim, pra mim, até que as histórias são interessantes, mas mesmo da a sensação de que faltou algo. Talvez pelo título que engana, ou pelas histórias serem bem curtas, no fim poderia ser melhor.
comentários(0)comente



adora 26/04/2021

Coletânea de histórias
Eu amei as histórias, todas elas. Percebi inclusive uma referência à Edgar Allan Poe em uma delas. O traço da arte também é muito bonito, não deixou a desejar.
comentários(0)comente



Aline 1st 16/01/2021

Assim como tudo na minha vida esse mangá não é como eu esperava que fosse, mas no fim das contas valeu a compra. Achei o traço muito bonito, bom, ele em si é todo bonito.
comentários(0)comente



Giuliano.Behring 30/08/2020

Contos fofinhos sobre família e amigos
Esse mangá é bem maneiro até, tem várias historias curtas que exploram temas basicamente familiares, muito divertido de ler, a arte é particularmente bonita pra falar a verdade. Gostei muito do mangá, leia caso goste desses temas
comentários(0)comente



lisstarz 01/02/2023

Só nós.
"Não precisa se esforçar tanto para ser amado. Basta que você mesmo ame alguém."

The Wedding Eve é um mangá que nos apresenta 5 contos que usam a frase "Só nós" como tema de suas histórias.

Eu decidi ler o mangá para ver se eu conseguia "destravar" a minha leitura, já que fazia 3 dias que eu não tocava em um lirvo, e posso dizer que funcionou porque a leitura dos cinco contos foram super leves e divertidas, nada chato que me fizesse ter vontade de parar no meio. As histórias, em geral, foram bonitas, emocionantes e cheias de significado e amor entre duas pessoas.

Gostei muito da obra, foi ótima pra relaxar e esquecer do mundo ao meu redor. Recomendaria esse mangá até para quem não gosto dessa cultura mais oriental.
comentários(0)comente



Adrya.Ribeiro 15/03/2017

Não sou uma pessoa de contos, mas esses me encantaram. Com uma simplicidade a autora falou de vários temas em estórias curtinhas, mas que me fizeram emocionar! Adorei!
Melhores Contos:
1) Reencontro em Azusa nº 2 - reencontro da filha com o pai depois de um tempo separados.
2) O Espantalho que Sonha - Partes 1 e 2 - reencontro e sentimentos do irmão que volta para onde morou para o casamento da irmã.
Decepção:
O conto que dá nome ao mangá foi raso e extremamente curto.
Aninha - Anita 31/10/2017minha estante
concordo! o unico que nao gostei muito foi o 'principal' haha


Jady 06/03/2021minha estante
Pois o primeiro conto foi meu 2° preferido. Minha irmã se casou gêmia se casou e na semana antes foi exatamente isso que aconteceu. Quando li a história chorei pra caramba por lembrar. Acho que o que faz o primeiro conto ser bom é incluir sua vivência nele e lembrar de quando alguém muito próximo seu se afastou e como foi essa despedida.

Bem kk minha opinião


Adrya.Ribeiro 06/03/2021minha estante
É mesmo Jady, acho legal isso, nossas vivências refletem na nossa leitura sempre




Saulo.Fragoso 18/02/2024

?Só nós?, o tesouro mais triste e precioso de todos. Uma antologia de histórias curtas que compila, além de ?The Wedding Eve ? A Véspera do Casamento?, outros cinco belos e emocionantes contos, artisticamente imbuídos de lirismo, fascínio e vivacidade. Faça seu pedido o quanto antes e boas vendas!!!
comentários(0)comente



Marinne 25/03/2022

Volumes unico
Um otimo manga volume único composto por varios contos muito tocantes, aos amantes de história semelhante as do Makoto Shinkai, super recomendo
comentários(0)comente



Mari 21/02/2020

Que delícia!
Sim, exatamente isso.
Cada história tocante, e inclusive com reviravoltas inesperadas.
Que arte fazer histórias tão boas em pouquíssimas páginas.
Amei!
comentários(0)comente



Lucas Rey 19/04/2021

Coleção de histórias
Uma coleção de histórias ao estilo "slice of life". Algumas boas; outras nem tanto. A arte não é nada que impressione.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR