Mônica Nº 10

Mônica Nº 10



Resenhas - Mônica


3 encontrados | exibindo 1 a 3


z..... 20/06/2017

"Cadê a alegria que estava aqui?" é mais curiosa que engraçada e nas entrelinhas revela uma sutil mensagem contra a censura ou criticidade à turminha. É surreal, misturando várias personagens com algo em comum que afeta suas histórias: censura à elementos considerados de má influência, substituindo-se por aspectos que seriam ideais. Tipo assim: a turma do Penadinho usando máscaras pra não assustar as crianças, o mundo do Piteco com dinossauros "fofos" na mesma proposta, as cores retiradas da roça do Chico Bento para não saber diferenciar as goiabas do Nhô Lau entre maduras e verdes em desestímulo para buscá-las, Bidu reduzido à um simples cachorrinho sem aventuras de cunho caricato, e por aí. Na real, tem a intencionalidade das HQs revelarem suas propostas: não se assustar com histórias sobrenaturais ou de animais, representação pueril da vida na roça, etc e tal. Como disse, é curiosa.
"Diferente também é legal" continua na proposta de liberdade e diversidade, onde Mônica e Cebolinha mostram seus amigos em diferentes características e todos de valorosa amizade. Também é no campo de simpática curiosidade.
Rapaz, parece que essa edição entrou em consenso com algumas coisas, especificamente à diversidade! "Quero entrar para a turma" mostra o Anjinho tentando entrar em uma turminha e para isso vai se submetendo a vontade alheia, até perceber a infeliz perda da essência.
Ah, são histórias bobas e realmente muito sutis, mas se reparar tem em comum a valorização da individualidade, em uma velada mensagem sobre diversidade e contra censura.
Achei legal, a que mais gostei, "Motoca Velha", mostrando o Rolo tendo sua moto (a Zumira) reformada no quadro do Luciano Muque. KKKK! Uma situação onde a nostalgia falou mais alto. Curti e me identifiquei. Tenho uma bicicleta velha de quase 20 anos e não me desfaço por gostar.
comentários(0)comente



Ana 13/12/2021

Turma da Mônica
Essa foi a história que eu maiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis gostei, amei, achei super engraçado e divertido. P
comentários(0)comente



xlarasp 02/08/2022

Livros infantis são uma ótima leitura,amava Maurício de Souza,e eu adorava comprar mais e mais gibis
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR