Cesariana

Cesariana



Resenhas - Cesariana


33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Linn 12/01/2024

Uma experiência
Eu to sem palavras para descrever a experiência que foi essa leitura. Simplesmente perfeito.

Eu me senti o tempo todo conectada e representada pelos personagens.

O autor conseguiu passar pela obra a realidade mais do que queremos enxergar, mas a qual de fato vivemos; uma vida sem flores e fantasia.

E o livro mostrou todas as fases que um adolescente passa: novas amizades, paixões que não são amor, um lugar no mundo, religião como realização espiritual, afastamento de amigos antigos e o finalmente a definição do que você realmente acredita e a forma como enxerga o mundo.

Essa HQ me trouxe uma nostalgia gigantesca do começo ao fim. Além de que eu amei os traços do autor.
comentários(0)comente



Eduarda.Bianco 03/01/2024

Cesariana
Apesar de ter ficado um pouco confusa por conta das mudanças de cenário e personagens, achei uma obra interessante no ponto de vista reflexivo.
comentários(0)comente



nagiulliaxx 03/01/2024

Recomendo muito!!!
Já aviso desde o início que é uma HQ que tem alguns gatilhos, então se informem e leiam com responsabilidade.
Cesariana é uma obra que vai me marcar por um bom tempo, acredito eu. A história fala da vida de três adolescentes, o Cesar, a Ana e o Lucas. A história do Lucas realmente me tocou por um sentimento de identificação, assim como ele por anos eu tive minhas dúvidas com a religião e assim como ele resolvi me afastar da igreja. Eu amei como o autor colocou as partes filosóficas, e amei de todas as formas o crescimento dos personagens. A Ana ficando mais segura de si em seu estilo e crescendo como pessoa, o Lucas buscando cada vez mais suas convicções, e o Cesar que acabou se afastando dele e seguindo seu caminho. A história mostra uma realidade crua de muitos adolescentes, que infelizmente não conseguem ter um tratamento psicológico adequado, e que acabam tomando muitas decisões erradas por realmente não ter um apoio nos momentos difíceis. Eu gostei também como o autor desenvolveu o Lucas tentando ajudar os amigos, você sentia o desespero dele em tentar ajudar todos e realmente não saber como fazer isso, eu já estive no lugar dele e digo que realmente é difícil ser sensato e não acabar fazendo besteira em uma situação delicada.
Logo, eu recomendo muito a todos que estiverem passando por seus dilemas e que talvez querem ver alguém que tenha uma realidade parecida (mais uma vez CUIDADO com os gatilhos).
comentários(0)comente



marcosm 28/12/2023

Cesariana, Lucas Marques
Esta HQ me surpreendeu positivamente. É uma história madura que trata de temas profundos sem cair no erro de julgar certas situações.
comentários(0)comente



Tomlucitor23 22/09/2023

Tocande, em vários sinais, essa HQ é um retrato de uma época, minha época de adolescência, apesar de serem questionamentos que surgem nessa idade, mesmo que de formas diferentes, elas são propícias dessa idade, a inconformidade com o mundo, a sensação de incompreensão, a constante vontade de pertencer e se sentir bem em algum lugar quando na verdade não se sente bem em lugar nenhum, os conflitos com pais, amigos, religião, política, vida... a compreensão vagarosa de como o mundo funciona atrelada a sensação de impotência, é um retrato muito fiel e bem executado do início ao fim, recomendo essa HQ para todo mundo.
comentários(0)comente



millena77 17/08/2023

Confuso
Peguei essa hq p ler sem nenhuma coisa em mente sobre ela, e fiquei bastante confusa durante a leitura. as histórias iam e voltaram, mudavam de foco e tinha suas reflexões sobre fé e razão e isso foi um ciclo até terminar a hq
não achei ela ruim, mas n foi a melhor leitura
são pensamentos e reflexões interessantes q todo adolescente ou pessoa já passou na vida mas é um pouco maçante

17/ago/23
comentários(0)comente



Katyane3 28/07/2023

Fiz julgamento precipitado! 😐
De início, achei que fosse mais um HQ religiosa, porém era mais do que isso.

Era questionamentos e crises existenciais que todo adolescente passa nessa fase. E o com Lucas não foi diferente.
As situações que presenciou, só para compreender as transformações ao redor e principalmente, internamente, lhe fez ser uma pessoa de mente aberta, disposta a aprender e respeitar aqueles que pensa diferente.

A amizade que tinha com Ana e Cesar, fez se sentir responsável por eles, mas não podia ajudar muito, já que também tava passando pela mesma situação (não tão intensa), mas com mesmas dúvidas, de querer compreender as mudanças.

Mesmo que no final tenha contido muitas informações filosóficas e sociais, e também não ter informado o que aconteceu com o Cesar, foi uma leitura prazerosa!
comentários(0)comente



Marcos774 30/04/2023

Cesariana
Eu achei a história muito boa, trás reflexões incríveis quem nunca não pensou igual os protagonistas, porém chegou uma hora que eu me perdi na história pois eu sou uma pessoa bem lesada e não tava entendendo muito as conversas.
comentários(0)comente



Alumana 27/03/2023

Cesariana
Achei a história bem chatinha até faltar umas 15 páginas pra acabar. Gostei do final, achei as reflexõe muitos boas, foi a única parte que consegui me conectar com a história....
comentários(0)comente



loracy.y 06/03/2023

Reflexivo e instigante, porém maçante...
?Ficava noites e noites nesse embate entre fé e razão. Era como contemplar a face do abismo.? ??

De fato, é uma HQ bem interessante e com várias questões que te fazem refletir bastante.
Gostaria muito de ter me conectado melhor com os personagens, mas sinceramente acredito que me conectei mais ainda com as situações citadas no decorrer da história, principalmente as religiosas.

Um ponto alto desse livro é a maneira como o autor aborda vários assuntos que por si só, já são bem tristes e até cruéis. Sinto que talvez o autor se aproveitou dessa oportunidade para liberar seus pensamentos e reflexões sobre situações problemáticas e religiosas.

Avalio com 3,5? por conter vários pontos negativos e positivos ao meu ver.
É um livro bom, como já mencionei, e te faz pensar bastante. Contudo, não consegui simpatizar com os personagens, e depois de 70% ficou bem chato e maçante e a arte não é lá essas coisas. Não sei se recomendaria.

(Aconselho a ler os gatilhos antes de ler!!!!)
comentários(0)comente



mavis 07/02/2023

antes de lerem olhem os gatinhos. Achei uma hq bem legal mas quando eu li não sabia q era meio levada pro lado religioso
comentários(0)comente



ekatherinah 23/12/2022

gostei de como foi colocado o desconforto do protagonista diante das realidades e complicações das vidas dos amigos. Ele não sabia como agir nem como ajudar, como qualquer adolescente, e fez um monte de merda mesmo tentando acertar. Não acho inovador nem revolucionário o tema nem em como foi abordado, mas acredito que conversa com a realidade de muitas pessoas e também que consegue explicar um pouco para quem não passou por algo semelhante.
comentários(0)comente



Yaya 12/08/2022

Prometeu nada, entregou tudo
Essa HQ trata de temas tão importantes na vida, principalmente na adolescência que deveria ser mais indicada.
Lucas, Ana e Cesar tem conflitos diferentes que passam por depressão, tentativa de suicídio, violência doméstica, abuso de drogas, entre outros. A discussão sobre religião é muito bem abordada na minha opinião, mostrando a fé de cada um e como ela vai tendo conflitos. Todos os temas delicados são citados com maestria, fiquei tão imersiva na história que senti a dor de cada um dos personagens.
O traço também é incrível e a ambientação no meu querido quadradinho, Brasília, com certeza fez eu me apegar ainda mais aos personagens,
comentários(0)comente



Cilmara Lopes 09/07/2022

Sobre a vida e tudo mais...
Me amarro nessas HQs sobre as vicissitudes da vida, parece que estou ouvindo uma pessoa próxima se abrindo e contando sobre coisas que marcaram sua vida.
Cesariana é uma Hq com pitadas de autobiografia sobre Lucas (o autor) e seus dois amigos: Ana e César. Temos um recorte de parte da adolescência repleta das incertezas, descobertas e tropeços que moldam a vida adulta.
Lucas é mórmon e frequenta a religião por uns bons anos. Fato que me lembrou o período em que eu frequentei a religião Testemunhas de Jeová por boa parte da minha infância e adolescência. Assim como Lucas, tive meus momentos de grande ruptura de conhecimentos, conflitos internos e quando me apercebi àquele lugar não me cabia mais.
Além de mostrar um pouco sobre esse período de amadurecimento dentro da religião, conhecemos também as dificuldades que os amigos Ana e César passam até de alguma forma encontrarem seus caminhos.
A Hq trabalha muito bem essa temática de passagem do tempo e escolhas acerca desse tempo.
A arte casa bastante com o drama proposto e o título foi uma das melhores escolhas que já vi.
Recomendo muito que se permita essa experiência de leitura.
comentários(0)comente



Dory Aventureira 11/04/2022

SENSACIONAL
deu vontade de sair panfletando essa hq, muito bem feita e bem escrita, eu me identifiquei tanto com os personagens, suas vivências e seus pensamentos, quero ler mais coisa do autor, super indico, e uma leitura necessária.
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR