Cesariana

Cesariana



Resenhas - Cesariana


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


dani 28/12/2021

Foi uma leitura bem especial. Consegui me identificar com o protagonista e os conflitos enfrentados na adolescência. Também amei ler uma história que se passa em Brasília, pertinho de mim.

Nesta HQ, conhecemos Lucas e seus amigos, Cesar e Ana. Cada um enfrenta dificuldades, seja no âmbito familiar, com conflitos internos ou convicções religiosas.

Gostaria de destacar que me chamou a atenção como o assunto de saúde mental na adolescência foi retratado. Seria incrível se todos tivessem alguma assistência nesse sentido. Mas a obra retrata algo próximo da realidade: a busca por atendimento psicológico não é tão acessível e ainda é um tabu.

Gostei muito do traço e acabei me apegando aos personagens. Com certeza leria uma continuação!
comentários(0)comente



loracy.y 06/03/2023

Reflexivo e instigante, porém maçante...
?Ficava noites e noites nesse embate entre fé e razão. Era como contemplar a face do abismo.? ??

De fato, é uma HQ bem interessante e com várias questões que te fazem refletir bastante.
Gostaria muito de ter me conectado melhor com os personagens, mas sinceramente acredito que me conectei mais ainda com as situações citadas no decorrer da história, principalmente as religiosas.

Um ponto alto desse livro é a maneira como o autor aborda vários assuntos que por si só, já são bem tristes e até cruéis. Sinto que talvez o autor se aproveitou dessa oportunidade para liberar seus pensamentos e reflexões sobre situações problemáticas e religiosas.

Avalio com 3,5? por conter vários pontos negativos e positivos ao meu ver.
É um livro bom, como já mencionei, e te faz pensar bastante. Contudo, não consegui simpatizar com os personagens, e depois de 70% ficou bem chato e maçante e a arte não é lá essas coisas. Não sei se recomendaria.

(Aconselho a ler os gatilhos antes de ler!!!!)
comentários(0)comente



B.norte 24/11/2021

Recomendo...
Algumas partes eu pulei, como a do acampamento, achei meio chata.
Não gostei da utilização dos palavrões nos diálogos em alguns momentos, achei desnecessário.
Fora isso, até que o quadrinho é interessante.
comentários(0)comente



Jenifer Tertuliano 03/08/2021

Muito boa
Essa HQ aborda temas delicados como depressão, violência doméstica, tentativa de suicídio e religião.
Tudo isso durante a escola, adolescentes confusos vivendo em lares desfuncionais, uns mais que outros e em meio a esse caos, Lucas o personagem principal, se questiona sobre os pontos que acha falhos em sua religião ao mesmo tempo que tenta ajudar seus amigos.
Muito boa e reflexiva.
comentários(0)comente



Alumana 27/03/2023

Cesariana
Achei a história bem chatinha até faltar umas 15 páginas pra acabar. Gostei do final, achei as reflexõe muitos boas, foi a única parte que consegui me conectar com a história....
comentários(0)comente



ekatherinah 23/12/2022

gostei de como foi colocado o desconforto do protagonista diante das realidades e complicações das vidas dos amigos. Ele não sabia como agir nem como ajudar, como qualquer adolescente, e fez um monte de merda mesmo tentando acertar. Não acho inovador nem revolucionário o tema nem em como foi abordado, mas acredito que conversa com a realidade de muitas pessoas e também que consegue explicar um pouco para quem não passou por algo semelhante.
comentários(0)comente



Tomlucitor23 22/09/2023

Tocande, em vários sinais, essa HQ é um retrato de uma época, minha época de adolescência, apesar de serem questionamentos que surgem nessa idade, mesmo que de formas diferentes, elas são propícias dessa idade, a inconformidade com o mundo, a sensação de incompreensão, a constante vontade de pertencer e se sentir bem em algum lugar quando na verdade não se sente bem em lugar nenhum, os conflitos com pais, amigos, religião, política, vida... a compreensão vagarosa de como o mundo funciona atrelada a sensação de impotência, é um retrato muito fiel e bem executado do início ao fim, recomendo essa HQ para todo mundo.
comentários(0)comente



Anny Ways 30/12/2021

Triste
Como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é muito triste ver um jovem ter sua fé tão abalada e se afastar da igreja dessa forma, pois é exatamente isso que o inimigo deseja.
O próprio personagem afirma que orou e teve um sentimento bom em relação as verdades que lhe foram ensinadas, e tudo isso foi deixado de lado tão rapidamente.
Não é necessário que alguém cometa um crime hediondo, apenas o afastamento já é o suficiente para o inimigo (e nisso tenho meu próprio testemunho, quanto mais perto de Deus, mais o inimigo tenta nos atingir, quanto mais distante, mais nossa vida parece "tranquila").
Deus nunca prometeu que o caminho seria fácil, Ele sempre prometeu que estaria ao nosso lado durante as dificuldades e que elas seriam para o nosso bem.
Essa história só reforça mais em meu coração como devemos ter cuidado com as coisas do mundo, não permitir que nossa fé seja abalada por qualquer dificuldade e/ou pensamentos que possam nos afligir. Manter sempre nossos olhos voltados para Jesus Cristo, que sofreu tanto por nós!
comentários(0)comente



Barbara Miho 17/10/2020

Bom, vamos lá...
Eu comecei a ler essa HQ com os dois pés pra trás, o motivo é que eu sou membro ativa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias desde criança, igreja esta que é retratada nesta história.

Quando eu ganhei essa HQ, eu não sabia que se tratava de uma história envolvendo a igreja, por conta disso, comecei a leitura com extremo receio, com medo do autor em algum momento denegrir a imagem da igreja que tanto amo ou trazer fatos absurdos.

A HQ é clara no sentido de que as dúvidas religiosas/filosóficas eram de Lucas. Mesmo nos momentos em que ele começou a questionar, jamais faltou com o respeito aos membros e a igreja.
Acredito que se eu conhecesse o Lucas pessoalmente, a minha relação com ele seria de extrema cumplicidade, assim como mantenho a amizade com muitos e muitos amigos afastados da igreja.

Algumas coisas me chamaram a atenção na história, como o fato de Lucas ter lido Akira e O Lobo Solitário (amo), ouvir RocknRoll (Sou roqueira também rsrs) e por ter sua atenção atraída ao budismo em um momento de sua vida.
Eu nasci e cresci no Japão. Um país que as religiões predominantes são o Xintoísmo e o Budismo, mais da metade da minha família são budistas, então eu consegui entender bem sobre o que o autor estava explicando em sua história a respeito da energia que rege o mundo e tal.

Algumas coisas me incomodaram bastante também, que é o contraste entre muitos palavrões misturando-se com assuntos sagrados (como a benção do sacramento, ordenação ao sacerdócio, estudos das escrituras etc).
Por exemplo, em uma página havia a ordenação ao sacerdócio e na página seguinte um palavrão horrível. Eu realmente não curti isso, não combinou nada sabe?

A qualidade da ilustração é inquestionável, de extrema qualidade, gosto de apreciar isso em uma HQ. Os traços bem feitos e bem expressivos!

Enfim, fiquei triste por Lucas ter se afastado da igreja, porém, nem todas as pessoas conseguem ter experiências espirituais e adquirir testemunhos e não é por isso que se tornam pessoas más ou desviadas ou seja lá que percepção que as pessoas têm de membros afastados rsrs, a maioria delas continuam sendo pessoas do bem que querem viver a sua vida em paz, cada pessoa é diferente da outra e o que nos cabe fazer é respeitar e ajudar no que pudermos.
comentários(0)comente



Yas (@vestigiosdesolitude) 15/11/2021

Ressaltando um detalhe importante
Gostei bastante dos temas trazidos nessa HQ, não sei se consegui captar tudo que o autor quis passar, mas valeu a pena ler e recomendo!!!

Só preciso ressaltar um detalhe que achei problemático, que foi a falta de citar o cuidado com a saúde mental, a importância de buscar ajuda profissional em alguns momentos que ocorreram na história que envolviam automutilação e ideação suicida... compreendo que não seria feito por parte do protagonista por não ter suporte o suficiente pra pensar nessa possibilidade, mas poderia ter sido inserido um profissional de saúde dando essa possibilidade no hospital por exemplo, o que contribuiría muito pra conscientização de leitores quanto ao tema e possibilidades de auxilio caso estejam passando pela situação ou tenham alguém passando por essa situação.
comentários(0)comente



Ray 12/02/2022

O autor transita bem sobre diversos temas complicados e profundos. Cheio de gatinhos, essa hq traz inúmeras questões da adolescência. Algumas vezes a leitura ficou arrastada, mas achei interessante. As ilustrações fazem um trabalho incrível portando os sentimentos do texto.
comentários(0)comente



Bárbara 23/03/2022

César e Ana
"Cesariana" é ma Hq nacional em que a história se passa em Brasília.
A trama acompanha a vida de Lucas e seus amigos César e Ana ("Cesar-e-ana"), adolescentes que enfrentam questionamentos, sentimentos e traumas da forma que conseguem.
A história trata de muitos gatilhos, então é bom conferir isso antes de ler.
A fé e religião são temas muito importantes na vida de Lucas, e o autor soube tratar do assunto, expondo seu oponto de vista sem ser ofensivo. Na vida dos seus amigos, os temas são suicídio, violência e abandono, mas também a amizade entre os três.
A história é bem contada, as ilustrações são boas, e o final fica em aberto, mas entendi que a vida deles continuou (embora quisesse saber mais sobre os três).
-------------------------------------
????
Indico
comentários(0)comente



Marcos774 30/04/2023

Cesariana
Eu achei a história muito boa, trás reflexões incríveis quem nunca não pensou igual os protagonistas, porém chegou uma hora que eu me perdi na história pois eu sou uma pessoa bem lesada e não tava entendendo muito as conversas.
comentários(0)comente



Yaya 12/08/2022

Prometeu nada, entregou tudo
Essa HQ trata de temas tão importantes na vida, principalmente na adolescência que deveria ser mais indicada.
Lucas, Ana e Cesar tem conflitos diferentes que passam por depressão, tentativa de suicídio, violência doméstica, abuso de drogas, entre outros. A discussão sobre religião é muito bem abordada na minha opinião, mostrando a fé de cada um e como ela vai tendo conflitos. Todos os temas delicados são citados com maestria, fiquei tão imersiva na história que senti a dor de cada um dos personagens.
O traço também é incrível e a ambientação no meu querido quadradinho, Brasília, com certeza fez eu me apegar ainda mais aos personagens,
comentários(0)comente



@quadrinsdobatera 06/01/2021

"Cesariana", por Lucas Marques.
"A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o sofrimento. A felicidade é apenas uma cessação de ambos!" - Arthur Schopenhauer.

A afirmação do filósofo alemão conversa de modo direto com a adolescência, período usualmente marcado por questionamentos e inquietações. Centrado nas variações inerentes a essa fase, o autor nos transporta ao seu tempo de Ensino Médio para contar sobre as as observações e inconsistências surgidos nessa época.

Na história somos apresentados ao universo de três amigos: Lucas, um recém adepto aos costumes mórmons que está determinado com sua atual escolha; Cesar, um problemático jovem que é guitarrista numa banda onde empunha um instrumento emprestado por não ter condições financeiras favoráveis; e Ana, uma moça que antes de conhecê-los encontrava-se deslocada por ser novata no colégio.

Em uma atmosfera marcada por shows de rock, aulas não frequentadas e manobras de skate, Lucas começa a observar que seus companheiros estão a adentrar em crises emocionais. No anseio de ajudá-los, recorre aos preceitos da fé na busca por soluções frente a tais vulnerabilidades, mas acaba por desenvolver uma série de autoquestionamentos acerca de sua religião em meio a essa procura, os quais convergem diretamente com pensamentos filosóficos oriundos de aventuras literárias, desembocando em consistentes mudanças na vida desse(s) indivíduo(s).

A fluidez da obra é capaz de gerar uma pronta identificação dada as várias indagações que o autor levanta, seja em relação a crenças, atitudes ou omissões. Ao longo do quadrinhos presenciamos situações diversas que nos fazem imergir naturalmente nos diálogos cotidianos ornamentados por uma carga filosófica que sempre esteve ali, mas que mostra sua força maior em momentos finais. Ao passar dos quadros vemos erros e acertos, verdades e mentiras, risos e choros, que fazem de "Cesariana" uma história de encontros e despedidas.

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinhos #historiaemquadrinhos #quadrinhonacional #quadrinhosgram #instabook #leitura #livros #books #bateria #drums #fortaleza #ceara #brasil

site: https://www.instagram.com/p/CGBD91hjgUy/
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR