Légume e o Tempo

Légume e o Tempo




Resenhas - Légume e o Tempo


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Thalita Souza 22/01/2023

Uma bela HQ
Composto como uma HQ voltada a um público infanto-juvenil, Légume e o Tempo pode ser lido por todas as idades. A mensagem só ganha mais profundidade de acordo com que tipo de pessoa está lendo.

A narrativa de Légume segue um tom bem tranquilo e simples ao longo de suas páginas. Michel vai apresentando o tema em camadas e aos poucos ele vai passando a sua mensagem. Temos várias situações que servem para ilustrar a mensagem central que o autor quer passar.

A arte do Michel, apesar de não ser uma das que eu gosto, está muito bem executada, isso por conta dos outros elementos artísticos da HQ: a seleção de cores, a composição de quadros e a criação de cenas, tudo se une em algo lindo.
Os personagens apesar do visual simples são muito expressivos. Não se deixe enganar pela arte infantil: tem muito mais em cada cena do que parece em um primeiro momento.

​Com uma mensagem tocante, Michel nos enreda em sua narrativa. Uma leitura que apesar do estilo mais infantil, tem uma mensagem linda, independente da idade. A arte também contribui para um todo que certamente vai encantar os leitores.
comentários(0)comente



Flávio 24/01/2024

Um livro necessário...
Esse livro deveria estar na grade obrigatória de toda escola, na disciplina de literatura. Passa uma mensagem linda, necessária e cirúrgica. Dá um quentinho no coração.
comentários(0)comente



Drigo 10/01/2018

Fofura e ensinamentos em belas imagens
Como é tudo fofo, ao mesmo tempo melancólico. Vi o meu eu de anos passados no légume, na anita, como tudo faz a gente repensar conceitos e nosso estilo de vida, no crescimento pessoal. Tudo maravilhoso, além de cores e traços reconfortantes. Amei demais!
comentários(0)comente



a world to read 13/02/2018

Légume é uma história em quadrinho que teve sua publicação possível por meio do apoio das pessoas pela plataforma do Catarse. Falei melhor sobre o financiamento coletivo aqui e aqui, apresentando alguns dos trabalhos que recebi em mãos. A Ju falou sobre o Nina e Tomas, projeto que ela ajudou a financiar aqui. Hoje, falo um pouquinho da história que Michel Ramalho criou.


Michel Ramalho, Légume, Catarse, Quadrinhos

Légume é o tipo de história que tem que ser lida na hora certa, para te pegar da maneira certa. O engraçado, muito curioso mesmo, é que não imagino hora errada para lê-lo. A mensagem é simples, de certa forma, falando com o coração e imagens muito bem feitas e lindas. As cores complementam tudo trazendo o clima certo. Fiquei encantada com tanta delicadeza.

Mais em:

site: http://aworldtoread.com/2018/01/26/legume-michel-ramalho/
comentários(0)comente



@Marverosa 29/07/2018

Nunca li Hq mais fofo
Cada página é um deleite, desde o desenho até as lindas mensagens.


Hq pequenino, mas olha, como é grande e lindo.

Amei demais!
Perfeitinho!
comentários(0)comente



Paulo 10/03/2019

O Michel Ramalho é uma pessoa especial. Não digo isso apenas porque tive o prazer de conhecê-lo na CCXP e trocar algumas palavras sobre o seu projeto. Nada disso. Criar um quadrinho para comentar de temas filosóficos tão profundos como os de Légume é uma ousadia muito bem vinda em um cenário brasileiro que precisa tanto desse tipo de projeto. Composto como uma HQ voltada a um público infanto-juvenil, Légume e o Tempo pode ser lido por todas as idades. A mensagem só ganha mais profundidade de acordo com que tipo de pessoa está tendo contato com ele.

A narrativa de Légume segue um tom bem tranquilo e simples ao longo de suas páginas. Michel vai apresentando o tema em camadas e aos poucos ele vai passando a sua mensagem. Temos várias situações que servem para ilustrar a mensagem central que o autor quer passar. O que eu mais gostei é que Michel não trata o leitor como um tolo, e sim encaminha o leitor para que ele mesmo descubra a resposta para a sua mensagem. E é exatamente esse o papel do filósofo: além de pensar sobre a natureza humana, é o de apresentar temas importantes sem ser excessivamente didático. O bom filósofo tece as perguntas e é o leitor quem vai respondê-las no momento adequado. Légume faz isso com a menina ao se propor a ajudá-la com o seu problema, mas procura fazê-la pensar acerca de seu dilema. Pouco a pouco ela vai percebendo que ela precisa aceitar as mudanças como parte da vida. O mesmo pode ser dito sobre o construtor da casa. Ele está preso em uma situação da qual ele não vê como sair. Apenas quando ele aceita as mudanças como parte da vida é que ele consegue solucionar sua questão.

A arte do Michel, apesar de não ser uma das que eu gosto, está muito bem executada. Sou sincero: apesar de ter visto os rascunhos do autor, eu não curto essa composição em arte digital. Mas, ele conseguiu transformar algo que eu não gosto em algo belíssimo. Isso por conta dos outros elementos artístico da HQ: a seleção de cores, a composição de quadros e a criação de cenas. Tudo se une em algo lindo. A quadrinização é simples, mas aos poucos vamos vendo como ele vai se sentindo à vontade e passando a ousar mais. Tudo é muito colorido e passa uma energia vibrante que estimula o leitor a continuar na leitura. Os personagens apesar do visual simples são muito expressivos. Michel consegue dar a eles expressões como felicidade, alegria, melancolia, reflexão. Não se deixe enganar pela arte infantil: tem muito mais em cada cena do que parece em um primeiro momento.

O quanto já não pensamos sobre arrependimentos de nossas vidas. Alguma coisa que gostaríamos de fazer diferente. Esse é um dilema de todos que chegam à metade da vida adulta. Algumas vezes esses arrependimentos acabam se tornando um peso em nossas vidas. Nos tornam pessoas infelizes e amargas. O que Michel Ramalho nos conta nessa história é o quanto o tempo é inexorável. As mudanças são essenciais para a construção de nosso caráter. Tudo o quem já passamos é o que nos torna nós mesmos. Sejam os erros ou acertos. Somos uma soma de todas as experiências passadas. Remoer o que já passou é uma bobagem. Aceitar que as experiências é que nos formam é parte de uma evolução espiritual.

Não podemos parar o tempo ou impedir certas coisas de acontecerem. Tragédias são parte da vida. Mas, isso não significa que devemos passar pelas coisas sozinhos. Podemos nos abrir e dividir os problemas com outras pessoas. Conhecer as nossas fragilidades e limitações nos torna pessoas melhores. Não somos capazes de fazer tudo. Por esse motivo existem indivíduos diferentes com capacidades diferentes. Guardar nossas dores para nós mesmos é apenas acumular coisas até que elas explodam. Cada momento que vivemos nesse mundo é maravilhoso. E por que não dividir parte desse momento que vivemos com outras pessoas? Por que não?

​Com uma mensagem tocante, Michel nos enreda em sua narrativa. Uma leitura que apesar do estilo mais infantil, tem uma mensagem linda e que pode e vai alcançar a todos, independente da idade. A arte também contribui para um todo que certamente vai encantar os leitores.

site: www.ficcoeshumanas.com
comentários(0)comente



Gabriel 30/09/2019

Abra na hora certa
Tempo, tempo, tempo
comentários(0)comente



De Olivato - @olivatobooks 03/01/2020

Légume e o Tempo
Mais um post que é mais um comentário do que uma resenha, vamos lá de novo.

Este livro nos conta a história do carteiro Légume que durante a sua jornada acaba conhecendo a camponesa Anita que é uma garota infeliz que parou o tempo onde vive para que não tivesse que lidar com as consequências de coisas que teriam acontecido se o tempo ainda seguisse o ritmo normal.

Os dois partem em uma viagem de autoconhecimento onde encontram outro personagem que também está tentando evitar lidar com as consequências por achar que não é forte o bastante.

É um livro lindo e ilustrado que nos faz refletir sobre o fato de que tudo bem você ter o seu tempo para se recuperar e para sofrer, que a vida não é ruim por não parar de passar para você se recuperar.

A simplicidade dos diálogos e a profundidade dos acontecimentos faz com que o leitor acabe se emocionando e sentindo que é o que precisava ler.

Ganhei de presente esse livro do Mark (@marksiarom) em uma fase difícil e não poderia estar mais grato por isso.

No Skoob, dei 5 estrelas e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/B2orQdIjL5C/
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR