Blacksad, Vol. 3

Blacksad, Vol. 3




Resenhas - Blacksad Alma Vermelha - Volume 3


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Adriano 22/07/2022

O terceiro volume de Blacksad mantém a consistência em relação aos dois anteriores, e dessa vez, John Blacksad se vê em meio à uma grandiosa trama política. Há, no entanto, algo de novo (e muito bem vindo) nessa edição: somos apresentados, ainda que muito brevemente, a alguns elementos sobre o passado de John, bem como a seu lado sentimental, que é nos mostrado através de seu interesse romântico em uma bela escritora.
comentários(0)comente



Vitor 03/05/2022

Arte em quadrinhos
É difícil acreditar que Blacksad não tenha mais renome do que atualmente tem. Os roteiros de seus volumes consistentemente costuram uma envolvente trama de investigação, ação e romance, no mais charmoso estilo noir possível.

Tudo é perfeitamente equilibrado. O clichê é bem vindo, a ação serve a história com um propósito (não é excessiva, mas é enérgica e bem colocada), e a arte é um carinho para quem lê essa obra.

Alma Vermelha leva nosso protagonista por uma trama entre os extremos da esquerda e a direita em um cenário de pós segunda guerra e medo da crescente onda comunista. O roteiro sabe criticar as hipocrisias de ambas ideologias sem escolher um lado e sem cair no panfletarismo. A história te prende de uma forma inteligente, onde as páginas avançam sem você perceber que está perto do fim. Algumas falas e diálogos são excelentes e memoráveis, rivalizando apenas com algumas artes apresentadas nas páginas, mostrando toda a genialidade de Canales e Guarnido.

Para ser justo, entretanto, existem alguns pontos negativos (na minha opinião), sobre como John foi arrastado para essa trama.

Me pareceu um tanto forçada e levemente preguiçosa, podendo haver um pouco mais de cuidado sobre como os personagens eram apresentados. Talvez tenha sido uma decisão para não atrapalhar o ritmo (que é bom), mas me senti levemente incomodado com o fato. Mas é apenas um pequeno deslize dentro de uma obra magnífica sob todos os outros aspectos.
comentários(0)comente



Ulisses 13/03/2021

Mais um quadrinho desta série que novamente nos entrega sua arte maravilhosa e aborda um tema policial investigativo onde nosso detetive tem que encontrar o assassino de um grupo chamado os doze apóstolos.
comentários(0)comente



Tamires 03/09/2020

Belíssimo artisticamente, com roteiro instigante e boas reflexões num quadrinho com um verniz leve, um tanto rubro neste volume.
comentários(0)comente



Dalmo 19/09/2022

Caça às bruxas
Numa época de perseguição aos comunistas e simpatizantes nos EUA, Black reencontra seu antigo benfeitor e também uma trama além do que podia imaginar. Surpreendido pelo que acaba descobrindo, acaba agindo para evitar que a fórmula de uma poderosa bomba caia nas mãos dos soviéticos. Entrementes, se envolve com uma bela escritora, mas o cupido, mais uma vez, o deixa na mão.
comentários(0)comente



Rafael Mussolini 16/09/2021

Blacksad: alma vermelha
"Blacksad: alma vermelha" de Díaz Canales e Guarnido (SESI-SP Editora, 2018) é o terceiro volume das aventuras investigativas do gato preto John Blacksad. Na época de se seu lançamento a HQ chegou como um material inédito para os fãs brasileiros. Até então, apenas os dois primeiros volumes haviam sido publicados por aqui, pela Editora Panini, que após os dois primeiros volumes resolveu não publicar mais o quadrinho.

Blacksad continua a explorar a estética noir e em Alma Vermelha a história se ambienta em meados dos anos 50, onde havia ainda os resquícios do pós guerra e uma tensão social de cunho político, além de uma aura de medo. Nesse contexto ocorre um crime e John Blacksad precisa solucioná-lo enquanto vai se desenhando uma trama sobre caça aos comunistas e inúmeras conspirações encabeçadas pelo governo americano.

Nesse volume, acontecem muitas coisas ao mesmo tempo, tanto em relação à vida de John como em relação a sua trajetória como detetive. Um dos fatos é que o gato preto reencontra um antigo professor que marcou a sua vida. A história deixa nítida toda a admiração, respeito e gratidão que Blacksad tem por esse homem. John também acaba se apaixonado por uma renomada escritora e essa relação terá uma influência no decorrer da investigação.

Enquanto o primeiro volume focou na construção de uma narrativa policial e de investigação, o volume dois se voltou para debates como violência, racismo e outras questões de cunho social. Já Alma Vermelha embarca de cabeça em uma trama política de proporções grandiosas.

Blacksad se envolve nessa trama política que trata sobre guerra, comunismo, armas atômicas, assassinato e arte. A história brinca com a ideia de que nem tudo é o que parece ser e isso garante algumas reviravoltas interessantes.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/09/blacksad-alma-vermelha-vol-3-de-diaz.html
comentários(0)comente



Samuel.Santos 04/02/2022

É, eu estou viciado nessa série!

Minha única decepção nesse volume foi o interesse amoro do John não ter dado certo, eu shippei tanto ?
comentários(0)comente



Marcelo.Castro 21/03/2020

Amadurecimento da série
O 3o volume da série segue sendo uma história independente, embora traga alguns personagens dos volumes anteriores, mas cuja leitura segue não sendo essencial para compreensão da trama. A história agora se desdobra no período precedente à Guerra Fria, com o desenvolvimento da bomba nuclear e a disputa entre russos e americanos, que estão no momento da "caça às bruxas". Esse volume também joga um pouco de luz ao passado do protagonista. O roteiro segue bem amarrado e a qualidade gráfica segue impressionante e rica como nos volumes precedentes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sidnei 25/08/2021

Isso é bom demais!!!
Gato preto, detetive, estilo noir. Intrigas.
Um gostaria muito que blacksad virasse animação, sem tirar nadinha. Leio como se fosse uma animação, riqueza de detalhes e cada vez uma história que te prende e faz a leitura ser fluída e direta... (leitura fluída é a frase do momento :)).

Trás mais pra gente Sesi-SP?? To lendo a conta gostas pra não acabar as 5 que tenho - e que são as que vocês lançaram aqui no Brasil.
comentários(0)comente



Caique.Emanuel 17/10/2022

Mais sentimental
Este volume acabou fugindo um pouco do lado detetive de blacksad, na minha opinião. Mas mostra um lado sentimental, fala sobre sua relação com as pessoas e os riscos que ele corre com seu ofício.
Fiquei triste de como o romance dele acabou...
comentários(0)comente



Armando.Edra 07/09/2023

Bom, mas não tão bom assim
Acredito que será uma opinião unânime entre todas que lerem essa edição, ela é, na maior parte do tempo, confuso e arrastada. Somente lá para as 20 páginas finais que ela engrena de fato.

Ouso dizer que a melhor parte é o romance de Blacksad, bem estruturado com início, meio e fim. Diferente de outros personagens ou relações que entram e saem sem acrescentar muito a trama ou sem um desfecho para sua participação.

Não me entendam mal, "Alma Vermelha", o terceiro volume de Blacksad é uma boa história, a questão é que não alcança o mesmo nível das duas anteriores.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR