Sombras do Recife - Volume 1

Sombras do Recife - Volume 1




Resenhas - Sombras do recife


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Thainá - @osonharliterario 06/12/2019

As sombras negras por trás de Recife
Nesse primeiro volume temos contato com duas histórias distintas, sem nenhuma relação aparente entre si, mas que conquista de imediato o leitor, sendo ambas potencialmente intensas e tenebrosas.

A Presença Dela – A Emparedada da Rua Nova:
Lorena, uma garota aparentemente normal, tem pesadelos estranhos com uma mulher desconhecida sendo presa pelo próprio pai atrás de uma parede, isso por conta de um amor proibido. Um dia ela conhece um jovem que promete protegê-la, mas exatamente do quê?
Nessa história presenciamos um pouco sobre o que são os amores além da vida. Há o medo do desconhecido ao mesmo tempo em que lhe é dada uma certa proteção. Infelizmente a leitura é curta, ficando com um final suspenso que necessita de uma continuação.
A autora lançou esse ano no Catarse o projeto de um livro chamado A Presença Dela, que promete contar através de narração com textos o início, o meio e o fim dessa história.

Boca de Ouro:
Valdemar é um homem que não almeja sonhos ou desejos, mas que muda sua postura completamente quando conhece Guilhermina, uma mulher casada audaciosa que consegue fazê-lo cair facilmente em sua lábia.
Baseado em uma lenda, a história intercala entre ambição, inveja e um ser que é fadado a andar perdido após sua morte. Tendo a sua conclusão na própria HQ, desfrutamos do desfecho de Valdemar e da sua maldição eterna.

Sendo esse o meu primeiro contato com as obras da Roberta, posso dizer que fui surpreendida e até mesmo arrebatada por toda a magnitude de seu trabalho. É incrível ter em mãos uma obra com tanto zelo e capricho; uma obra que é impecável em questões de edição, arte e roteiro.

Sombras do Recife nos traz uma grata oportunidade para, além de apoiarmos uma autora nacional, conhecermos com mais profundidade sobre as lendas que envolvem nosso país. Sendo um trabalho magnífico, não tenho como não recomendá-lo para os fãs de terror e até mesmo para aqueles que fogem do gênero, mas gostam de absorver conhecimento através das leituras.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/12/06/resenha-sombras-do-recife-roberta-cirne/
comentários(0)comente



Onassis Nóbrega 13/05/2022

Sou pernambucano radicado no Ceará há 13 anos. Já tinha ouvido falar neste projeto. Mas, em um evento Geek com meu filho (SANA 2022), cruzei com um estande com algumas HQs e vi esta que prontamente comprei.
A primeira história tem um bom potencial, mas foi tratada de maneira muito resumida, deixando um gosto de quero mais. Já a segunda história foi tratada com todo esmero. Desde a apresentação dos personagens em textos, a contextualização do ambiente do Recife no início do século, aos ventos de mudanças, etc. História muito bem amarrada, com papeis bem construídos . A arte combinou bem com o clima sombrio do conto. E finaliza muito bem fazendo a ponte com o Recife atual e o papel de lenda urbana.
A cereja do bolo vem no posfácio. A autora faz a descrição página a página da história, fazendo a contextualização do Recife antigo, com suas mudanças pelo progresso e faz excelente ponte com o tempo atual. Mostra o início do jogo do bicho, a popularização dos automóveis, etc.
Deixo aqui meus parabéns ao projeto.
comentários(0)comente



Anderson Souza 28/06/2023

HQs com histórias brasileiras
Espero poder ver mais e mais publicação desse gênero sendo publicadas, e principalmente sendo levadas mais a sério nesse país e sendo bancadas por grandes editoras e somente por financiamento coletivo
comentários(0)comente



Rai 21/01/2024

Conhecendo as lendas da minha cidade
O livro é dividido em duas lendas, então vou falar sobre cada uma delas individualmente:

A emparedada da Rua Nova é bem curtinho e, apesar de representar bem a origem da lenda, não consegue fazer uma boa transição no tempo. A parte ambientada nos anos 2000 não tem um final, uma explicação para o que aconteceu ou uma motivação, então eu não gostei muito dessa parte.

Já o Boca de Ouro teve muito mais tempo de narrativa. Acompanhamos a vida de Valdemar e a ambientação no Recife do final do século 19 e início do 20 foi incrível, vemos as mudanças que foram feitas na cidade (e algumas que se mantém até hoje, como o prédio no marco zero, que eu dei um gritinho ao ver no quadrinho!) e como isso impactou na vida das pessoas... É nessa parte que vemos o trabalho gigantesco de pesquisa da autora. Ficou ainda melhor com as notas da Roberta, explicando sobre a lenda e todos os detalhes do cenário/ambientação. Eu amei.

Mas, como um todo, preciso dizer que o livro poderia ter uma revisão melhor. No início tem vários problemas de separação de sílabas, algumas letras faltando nas palavras, e nas últimas páginas tem tanto texto para encaixar nos "desenhos" dos blocos que não é possível ler alguns trechos, já que as letras pretas ficam em cima de ilustrações escuras.

Enfim, esse foi o volume 1 de uma série que eu não faço ideia se ainda vai ter continuação, mas eu com certeza leria outros. É um material interessante não só pra quem mora em Recife, como para qualquer um que se interesse em conhecer lendas urbanas brasileiras.
comentários(0)comente



Karine.Campos 16/10/2023

Histórias assombradas do Recife
Fiquei muito feliz em me deparar com a HQ na Bienal do Livro de Pernambuco de 2023. Amo conhecer um pouco mais da história do Recife e de suas assombrações.
Nessa HQ nos deparamos com duas histórias:
A primeira chamada A presença dela nos apresenta um pouco da famosa história da emparedada da Rua Nova. Infelizmente, ao final da leitura tive um sentimento que algo faltou.
Já a segunda história, Boca de Ouro, é muito divertida. Une o Recife antigo ao Recife atual e tem um enredo muito bem construído. A arte também é muito legal e combina perfeitamente com a história.
Espero ler mais livros e HQ da autora.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR