Duas vidas

Duas vidas




Resenhas - Duas Vidas


267 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Cassio Kendi 17/09/2021

Quando um livro chega em casa, a primeira coisa que faço, antes de observar a arte da capa ou ler o verso, é cheirar as folhas. Alguns cheiram a jornal, outros a 'química', outros a gibis que meu tios-avós guardavam no sítio deles, num armário perto da televisão.

'Duas Vidas' foi uma experiênica multissensorial para mim: o livro tem um cheiro bom de giz de cera; as páginas são macias; a arte e as cores são agradáveis; e as músicas mencionadas são bem escolhidas, com destaque para 'Les oiseaux de passage', que eu nunca tinha ouvido.

Quanto à história em si, não é minha favorita com o tema 'personagem com doença terminal se vê obrigado a encarar sua própria mortalidade'. "O útimo sopro de vida", por exemplo, para mim é bem melhor por ser mais complexo, tênue e real (talvez por ser uma autobiografia, e não uma ficção).

Uma ideia central do livro com a qual não concordo tanto é de que é necessário abandonar tudo para se ter uma vida feliz. É simplificar a felicidade em extremos, ao invés de enxergar o espectro entre estes dois pontos. O próprio título, 'Duas Vidas', insinua esta escolha binária. "Infinitas vidas, com diferentes graus de felicidade, variando por uma quantidade enorme de escolhas e eventos" seria um título menos chamativo, mas mais realista.

------------------------------------------
ATENÇÃO - SPOILER ABAIXO
------------------------------------------
Para quem já leu, dois pontos que para mim afastaram a história de algo mais realista:

1) Benim, o país em que ele escolher viver, é o 158° no ranking de IDH. Em comparação, a França, seu país de origem, está em 22°, e o Brasil, em 84°. Abrir um restaurante em um país com tantos problemas socio-econômicos não deve ser o final feliz e sem problemas que o livro faz parecer.

2) A abordagem de Luc para convencer Baudoin a 'viver' beira o absurdo, apesar de ser o plot twist principal da história. Havia muito mais possibilidades de uma estratégia dessas dar errado do que certo: Baudouin poderia ter tomado um processo ao agredir o chefe, poderia ter se descuidado em suas relações sexuais, poderia ter entrado em um estado depressivo ainda mais profundo. Mesmo dando certo, Luc tira o poder de escolha do irmão, e a decisão de mudança de vida passa a ser mais circunstancial do que fruto de uma vontade interna.

Enfim, a leitura foi divertida, mas para mim não foi tão impactante quanto a outra obra que li do autor, "Não era você o que eu esperava".
Laura Gariani 17/09/2021minha estante
Mentira, a primeira coisa que acontece com um livro quando chega em casa é eu abrir. Depois você cheira. E depois a mulan ocupa a caixa.


Ana Sá 17/09/2021minha estante
Não li o livro, mas curiosamente o primeiro episódio de "Da África aos EUA" (Netflix) mostra justamente a gastronomia de Benim... Além das feiras, visitam-se 2 restaurantes que eu coloquei na minha lista de roteiros desejados. Por ter visto este seriado, a narrativa pareceu ter sentido para mim! Rs


Rapha 21/09/2021minha estante
Excelente resenha!!!


Milla 05/10/2021minha estante
Cara, que resenha bem escrita e bem estruturada parabéns ?


Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Laura, verdade, Mulan é nossa sommelier de caixa de livro


Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Ana, muito obrigado pela recomendação, já coloquei na minha lista de próximos! Depois de ler "Não era você que eu esperava" que descobri que o autor morou em Benim. Acho que dá para abrir restaurantes e negócios no geral mesmo em países menos desenvolvidos, ainda mais quando se vêm de um país em que se ganha em euro, mas deve ser um desafio grande


Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Rapha e Milla, obrigado!


Italo Bernardo | @wesleyliterario 30/11/2021minha estante
Essa GN é maravilhosa




Leonardo.Oliveira 08/11/2022

Incrível!
Já imaginou uma Hq que faça você rir, se emocionar e chorar como um livro Best-seller? Pois é, existe!
Muitos se identificarão com pelo menos um personagem dos muitos que surgem no livro. A narrativa centra em dois irmãos, um que decidiu viver o caminho seguro (Boudouin), escolhendo as engrenagens do mundo ao invés dos arriscados sonhos pessoais, enquanto o outro (Luc) faz escolhas mais ousadas, vivendo o hoje como se não houvesse um amanhã.
Eu queria que todas as pessoas lessem essa história e absorvessem tudo que Luc e Baudouin tem a ensinar. O quanto a história desses irmãos tem de ser uma inspiração para a nossa vivência, literalmente, a vivência. Eu imploro, faça um favor a si mesmo e leia essa Graphic Novel.
Recomendo a todos. Duas Vidas é uma lição de vida para todos que vivem para o trabalho, sem batalhar pelo que acredita e/ou sonha. É emocionante, fácil de ler, agradável, com reviravoltas surpreendentes e com um equilíbrio de humor e drama. Sem contar em um surpreendente final.
comentários(0)comente



i.need.books 19/03/2023

Melhor livro da vida
Nessa obra de arte acompanhamos a vida de Baudouin e Luc. Eles são irmãos com o dia a dia completamente diferente até que algo acontece e muda completamente suas vidas.

O jeito que eu me apeguei aos personagens não dá para ser descrito em palavras. Me emocionei muito com o final. Recomendo como uma leitura obrigatória a todos.

Recomendação de idade: +12
comentários(0)comente



junirou 30/08/2023

Duas vidas.
Eu fiquei muito pensativo e reflexivo depois desse quadrinho, e se quer saber, eu ainda não tenho ideia do que de fato eu consegui entender ou tirar da leitura. Mas eu sei que eu gostei muito de ler. É uma história que fascina, e desperta cada vez mais interesse para chegar ao fim, e quando você chega fica "??" será mesmo que é isso que eu li? Ao mesmo tempo, sobe logo uma sensação de tristeza e meio que um conforto?
Enfim, é difícil de explicar. Realmente acho que esse quadrinho vai trazer um novo sentimento e sentido a todo mundo que ler/reler ele no momento. E cabe até reflexões sobre o capitalismo nesse livro aliás!

Esse autor, o Toulmé, faz todos os seus quadrinhos baseados em realidades distantes, ou assuntos extremamente pertinentes na sociedade, só com pauta social interessante, que alias, irei ler todas os outros quadrinhos dele. O cara é bom demais.
comentários(0)comente



Tati 20/01/2022

Incrível!!
Mais uma HQ de Fabien Toulmé que me fez chorar! Que história tocante!! Nos faz refletir muito,sobre o sentido da vida,as escolhas que fazemos,o tempo que gastamos com coisas que não nos traz nenhuma felicidade!!
Muitoo lindoo assim como a outra que li do autor (Não era você que eu esperava ) essa é emocionante da mesma forma ,adorei conhecer a história de Baudouin e seu irmão Luc! Só leiam,vale muito a pena ! Me surpreendi com a reviravolta que dá...Só preparem o lencinho kkk! E essa edição está linda *_* Recomendo!
Leandro 20/01/2022minha estante
Terminei ontem de ler essa hq, história emocionante.


Tati 20/01/2022minha estante
Sim Leandro, muito linda ! ?




Marcelo 20/01/2022

Fantástico !
Uma história sensível, que nos faz refletir a respeito das escolhas que fazemos. Uma leitura agradável. Finalizei em um dia ! Certamente lerei outras obras do autor.
comentários(0)comente



DAN LIMA 20/10/2021

Uma HQ diferenciada que me fez ler sem parar, esquecendo tudo ao meu redor. Simplesmente envolvente do início ao fim.
Conta a história de dois irmãos: Baudouin e Luc. Com passagens do presente e do passado que se encaixava num mar de sentimentos e emoções.
Aborda diversos temas, um deles, bem delicado, o Bullying. Mas não foi o foco da hq.
A essência dessa incrível história está na forma de viver a vida intensamente, a cada momento em que respiramos. Por quê? Porque a vida é feita de instantes, de suspiros, de risos, da companhia de pessoas que amamos...
Nos convida a sair da caixa e perceber que a vida é um tesouro precioso e que não se deve perder tempo com futilidades e andar no automático.
Um final impactante e inesperado, que toca o coração de qualquer leitor que teve a oportunidade de ler esta nobre aquisição. Uma leitura necessária!!! ;-)
comentários(0)comente



Jonas (@castelodepaginas) 25/06/2020

Duas Vidas
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/duas-vidas.html
Chris 25/06/2020minha estante
Obra sensacional!


William.Sueiro 15/04/2021minha estante
Olá Jonas e Chris!

Também gostei muito deste livro!

Neste momento estou em busca de outras HQs que tratem destas temáticas (tratamentos, cuidados paliativos, câncer, morte, etc.)...
Já tenho em minha coleção a ?Frangk com Ameixas? (da Marjane Satrapi) e a ?Mamãe está com câncer? (do Brian Fies)... Vocês saberiam me informar/indicar outras?




Maíra Marques 09/06/2023

Recomendo!
A história segue Baudouin, um advogado que leva uma vida estressante e cheia de pressão. Uma notícia mexe com as suas escolhas de vida e com as suas prioridades.
Foi uma leitura emocionante e fácil de ler. A história equilibra humor e drama e me fez pensar sobre o peso (importância, carga emocional e social) que o trabalho tem em nossas vida.
Afinal, temos duas vidas: a que vivemos e a que passamos a viver quando descobrimos que vamos morrer. E onde o trabalho atual fica nessa segunda vida?
comentários(0)comente



Bastos 14/04/2022

Uma HQ muito bem desenvolvida e tocante que nos faz repensar a vida. Quantas vezes não estamos insatisfeitos com o rumo da nossa vida e não fazemos nada pra mudar? Quantas vezes não pensamos em deixar tudo pra trás e começar do zero? Essa é uma HQ que nos ajuda a pensar sobre situações assim e mostra como as vezes só precisamos dar o primeiro passo para criar coragem.
comentários(0)comente



Katrina 14/03/2023

A vida, que é finita, e precisa ser vivida em toda sua plenitude, não apenas ser tolerada. “Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma."
A leitura fluiu muito bem, e me vi interessada desde seu início. Li em uma horinha mais ou menos, a história faz uma reflexão sobre o valor de aproveitar a vida, mesmo que em alguns momentos seja muito idealizado é agradável acompanhar a trajetória dos personagens vivendo experiências novas ou simplesmente enfim vivendo.

"Quanto mais a gente pensa, menos ousa"

Eu tinha uma suspeita do que poderia acontecer no final, sendo assim para mim o plost twist não foi tão inesperado, mesmo assim foi emocionante, a carta do irmão me quebrou não estava esperando por essa, então conseguiu me arrancar algumas lágrimas.

"Estou me dando conta de todo o tempo que perdi tentando levar uma vida que não era minha."
comentários(0)comente



Wagner47 07/12/2022

O cara que tem medo de tudo... Sobretudo de viver
Baudouin, que vive por seu trabalho (o qual detesta), descobre um tumor e que agora tem poucos meses de vida. Luc, seu irmão mais velho, não vai medir esforços para que seu irmão possa ter sua lista de desejos atendida.

A história mostra a importância de ter alguém ao seu lado quando nem você mesmo acredita em seus sonhos. Às vezes a gente precisa de um empurrão, seja de um irmão, da vida ou de uma cabeçada no seu chefe.

A história é simples e, por mais que seja um trunfo, vi certo defeito nisso. Baudouin começa a finalmente viver sua segunda vida, porém senti que era tudo muito fácil. Obviamente acredito que isso seja proposital, mostrando que nós mesmos podemos revirar nossa vida a qualquer momento, mas também senti que nada dava muito certo para Baudouin quando tentava algo antes de sair pelo mundo.

Eu não esperava pelo final e ele realmente me quebrou. Foi uma das coisas mais inesperadas que li ultimamente.

Parece mórbido, mas há certa satisfação em saber quando vamos morrer.
Fazer o que tem vontade, ajudar quem a gente pode ajudar, se entregar de vez e dizer para aqueles que amamos a importância que tiveram em nossas vidas, tanto na primeira quanto na segunda.
E então partir tranquilo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 27/01/2021

Se você morresse amanhã, se arrependeria de algo que não fez hoje? Se estivesse em seus últimos dias, poderia dizer que viveu uma vida feliz?

Ao contar a história de dois irmãos com estilos de vida completamente diferentes, Duas vidas é um livro que nos faz refletir. Baudouin é o irmão mais novo. Advogado, trabalha em um escritório no qual suas únicas motivações são juntar dinheiro para pagar coisas das quais não precisa e se aposentar. Já Luc é o mais velho dos irmãos. Apesar de trabalhar como médico, está longe de ter uma vida tradicional. Atua em ONGs, vive viajando e destacando o quanto é feliz. A vida dos dois irmãos se cruza quando Baudouin descobre um câncer e se depara com a finitude de sua existência.

O livro - em formato de HQ - foi escrito por Fabien Toulmé e trata de questões como felicidade, trabalho, família, morte e vida de forma leve. A leitura é rápida e agradável, e ao provocar reflexões, permite ao leitor se identificar com um dos irmãos, ou até mesmo com os dois.

Esse foi o primeiro HQ que lemos no @clube_bla, e foi uma boa surpresa. O plot twist talvez um pouco previsível não desabona em nada a leitura. A história cumpre bem seu papel e deixa no leitor a necessidade de refletir sobre sua vida, ou vidas.

site: @clube_bla
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Ana... Também gostei muito desse livro!

Neste momento estou em busca de outras HQs que tratem destas temáticas (tratamentos, cuidados paliativos, câncer, morte, etc)...

Além desta, já tenho em minha coleção a ?Frango com Ameixas? (da Marjane Satrapi) e a ?Mamãe está com Câncer? (do Brian Fies). Tu saberias/poderias me indicar/informar/ outras HQs que abordem esses assuntos?


Ana 17/04/2021minha estante
Oi William. Posso te indicar também "Pílulas azuis", que conta a história autobiográfica de um homem que se apaixona por uma mulher soropositiva, e "Daytripper", que aborda nossa relação com a morte. Vale a pena dar uma olhada para ver se te interessa, as duas HQs são muito boas!


William.Sueiro 18/04/2021minha estante
Muito obrigado pelas indicações, Ana! ?




Cinara... 09/12/2021

" Um dia perguntei a ele como fazia para ser tão alegre...
E ele me disse: É que quanto mais a morte se aproxima, mais aproveito cada instante. Mais saboreio tudo que faço: comer, beber, respirar...
Sinto tudo com muito mais intensidade e emoção, acho que só as pessoas que veem a morte se aproximar têm a sorte de conhecer essa sensação."

Só não dei 5 estrelas porque ficaram coisas sem explicação.
Mas de uma sensibilidade enorme. E agora tenho vontade de largar tudo e morar no meio da Amazônia.
comentários(0)comente



267 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR