Romaria

Romaria



Resenhas - Romaria


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Walace.Rocha 25/01/2021

Obras nacionais, sempre nos surpreendendo!
Li essa HQ na volta do trabalho, no ônibus. Curti muito a estória e a arte, mas o que me deixou triste foi o fato de ser curta... pouco mais de 90 páginas, mas com um final bem legal. Essa é uma publicação independente, e sei bem como é trabalhoso fazer tudo praticamente sozinho, ainda mais uma HQ. Espero que no futuro, Jun e Alexandre possam trazer uma versão estendida ou até mesmo novas aventuras, e quem sabe, com umas boas centenas de páginas!!!!
comentários(0)comente



lulu 10/02/2022

Lindo!
Achei nas coisas da minha avó e decidi ler. Muito linda a história, mostra uma infeliz realidade da seca extrema, só lamento por ter sido tão curta...adoraria saber mais sobre essa história linda!
comentários(0)comente



Guilherme Duarte 01/01/2023

Boa, mas seca?
Romaria é um exemplo do porquê ser importante lermos histórias e alimentarmos nossa imaginação com elas. Buscar inspiração em personagens para superar obstáculos é um elemento comum entre os sonhadores e a nossa personagem principal de Romaria.

Uma história de aventura no sertão brasileiro que transita entre a ficção e a realidade: o drama pode até ser criado, mas o problema é real. A pobreza, exploração de grandes corporações e a falta de água e assistência social são o pano de fundo dessa história.

Por mais que seja uma trama interessante, o final não é tão impactante quanto os autores pretendiam que fosse. Alguns episódios tem uma relação fraca com o todo, o que faz com que a obra nunca decole como gostaríamos.
comentários(0)comente



Josi 08/08/2023

Romaria
Uma historia muito rápida de ler com uma personagem muito corajosa, gostei bastante mas acho que poderia ter mais detalhes no final.
comentários(0)comente



Priscila 20/12/2018

Quadrinho nacional
?Romaria? de Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho, uma publicação nacional independente que conheci no evento Ressaca Friends. Iniciei a leitura desse quadrinho encantada com a deslumbrante arte e fiz questão de não ler a sinopse, pois era como se eu já soubesse que estava diante de uma bela história.

Bom, mas quanto à história, começamos com a pequena Délia e sua avó enfrentando todas as adversidades do Sertão, em especial uma terrível seca.
E como de costume, a avó sempre contava histórias de super-heróis à neta, mas nunca concluia fazendo com que ela ficasse extremamente curiosa. Mas infelizmente, a realidade é mais cruel!

Diante do contexto, elas irão à cidade a fim de encontrarem água, mas não conseguem e então, a pequena Délia resolve fugir de casa determinada a encontrar água e vivenciar aventuras incríveis, iguaizinhas às que sua avó contava. Será que teremos um final feliz?

Algumas considerações finais, a arte lembrou bastante a do mangá de Nausicaa. Além disso, achei o final extremamente inteligente. Uma excelente hq nacional que merece mais visibilidade.
comentários(0)comente



Paulo 10/03/2019

Mesclar influências quase sempre gera uma obra carregada de elementos que nos lembramos ter visto de outros lugares. Jun Sugiyama pega elementos do traço oriental aliado a uma ambientação centrada no nordeste brasileiro para contar a história sobre uma menina que sai em busca de água para sua avó. E precisa enfrentar uma jornada difícil onde ela se questiona sobre qual a diferença entre o bem e o mal. O resultado é uma história mágica e singela com muitos elementos fantásticos ao mesmo tempo em que mantém os pés no chão e discute problemas bem reais.

A ambientação é muito boa. O autor tem uma bela compreensão sobre o sertão e a gente acompanha a enorme vastidão do terreno. O quanto o sertão pode ser impiedoso com os incautos. Em diversos momentos a personagem precisa demonstrar a sua coragem diante da falta de água e os demais obstáculos que surgem em seu caminho. Se eu posso elencar um vilão na narrativa, este é o próprio ambiente. Claro que ela vai enfrentar desafios, mas a forma como o próprio ambiente golpeia nossa personagem chega a ser cruel. Vemos o quanto as pessoas sofrem com esse ambiente: algumas se transformam em seres maldosos que se aproveitam dos mais fracos enquanto outros se tornam apenas pessoas sofridas que buscam sobreviver com o pouco que possuem.

"Não é sua vila que tá sem água. É o sertão inteiro. Os rios que corriam desde o tempo de minha avó murcharam. Nada restará nesta terra."

Outro tema muito abordado aqui neste trabalho é a ganância dos homens. Nem sempre a culpa da seca do nordeste pode ser colocada no clima. O homem tem o poder de transformar a natureza. Mas, muitas vezes ele acaba transformando-a em prol de si mesmo. Vemos mais para a frente o que fez com que o desfiladeiro tivesse seu rio secado. O mais triste é perceber que o responsável é apenas um homem pequeno e mesquinho. Por conta de tristezas da vida, ele se torna alguém amargo e ruim. Pouco se importa com o destino alheio contanto que possua o poder. Um poder que praticamente lhe assegura a capacidade de determinar quem vive e quem morre. Estamos diante de uma história tão real que é possível até associarmos ao desastre que ocorreu em Brumadinho - MG, no início de 2019. O poder de imaginar que controla a natureza. Quando na verdade está apenas privando as pessoas de controlar seu próprio destino.

Romaria: uma peregrinação religiosa realizada por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos. Na Região Nordeste do Brasil é comum o uso de pau-de-arara para transportar romeiros.

Algo que eu gostei muito no roteiro do Sugiyama é a associação da história de Délia com a jornada do herói. E realmente a gente vários passos dela à medida em que a protagonista segue para o interior do sertão. A necessidade de encontrar o sentido para sua jornada, a busca por um mestre, a queda e o elixir e o confronto final. Todos os passos estão ali. Isso dá uma atmosfera fantástica à narrativa. Mas, eu colocaria muito mais na conta de um realismo mágico porque o fantástico não é o fim, mas apenas um instrumento narrativo para contar a história.

A arte é muito bonita. Delicada e suave, o artista consegue nos entregar uma personagem doce, porém corajosa. As feições dos personagens em geral são bem definidas. Pensar que o traço é quase todo no lápis é um atestado da qualidade do trabalho do Alexandre Carvalho. A ideia de colocar panos nos rostos dos personagens de forma a não identificar aqueles que já tiveram suas vontades devoradas pelo sertão foi genial. O artista consegue colocar momentos de tensão bem verossímeis e a gente sente que a jornada de Délia está ameaçada a todo o instante. O roteirista foi bem habilidoso ao empregar poucos e curtos diálogos de forma a dar mais espaço para que a arte auxiliasse no roteiro. Contribuiu e muito para o resultado final.

Romaria é uma bela HQ que demonstra a criatividade do escritor brasileiro. E explorando um tema que não vemos com tanta frequência nas HQs nacionais. Com uma personagem que precisa passar por uma verdadeira peregrinação em busca de água, roteirista e artista fazem um belo trabalho destacando a jornada do herói e a ganância do ser humano.

site: www.ficcoeshumanas.com
comentários(0)comente



pepe 04/08/2022

muito bommm eh lindo SUBLIME perfeito envolvente E ainda por cima os personagens são muito fodas. meu dinheiro foi muito bem gasto, queria que todo mundo lê-se ? merece muito mais!!! ui mi apaixonei
comentários(0)comente



Claudia 11/09/2022

Vale a pena ler!
Comprei essa HQ na FIQ e não me desapontou, é singela e ao mesmo tempo muita dura ?
comentários(0)comente



booksbyni1 09/10/2023

Romaria
Leia se você quer uma história:

- muito fofinha e pacifista
- que se passa no sertão
- personagens independentes
comentários(0)comente



Bruno.Povoa 04/03/2024

Surpreendente
A forma como trata situações já protagonizadas em outras obras é surpreendente com potencial para explorar ainda mais a história e o universo criado.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR