Imaginário Coletivo

Imaginário Coletivo




Resenhas - Imaginário coletivo


38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Vincent.Uriel 02/07/2020

Uma HQ diferente
Imaginário coletivo tem uma história muito diferente e abstrata e uma arte simplesmente linda, é uma ótima opção para quem quer algo pra ler de uma vez só.
Ana Luiza 02/07/2020minha estante
Qro tanto esse livro!!!




Yago Grassini Prevot 30/03/2021

Liberdade
Jerusca, você sabe o que é liberdade?
O quadrinho aborda de forma poética a respeito da liberdade e sobre os muitos mundos possíveis e os múltiplos "Eu's", que são muitos mas também são um.
O traço é experimental e frenético, explorando ângulos oblíquos das figuras, o que conversa muito bem com a obra.
comentários(0)comente



Lucy 30/03/2021

Nasci uma vaca
O livro é uma graphic novel e ela é explêndida por trabalhar diversos temas filosóficos sem ao menos indicar o que está fazendo.

As ilustrações são bastante gráficas e em preto e branco. Tem bastante hachuras (riscadas) o que pode não agradar todo leitor.

É uma leitura muito rápida, levei menos de uma hora. Não precisa explorar muito, então eu categorizo que é um livro de uma sentada. É da Dark Side, o que indica uma bela edição.

Sobre a história, sem spoiler, basicamente é sobre a criação do universo e que as coisas tem uma ordem. Mas isso automaticamente gera uma possibilidade de desordem.

Um ser que deveria nascer vaca queria nascer ave se rebela e se joga na porta das aves. Nasce de um ovo, mas nasce vaca.

Daí Agripino leva para casa e ele e a Jerusca se encantam com aquela microvaquinha, do tamaninho de uma ave, e a criam.

Vaca danada que quer voar. Cada uma, cria umas confusões, come cadeira, prato...

E a história vai se afinando pra vida do casal que se envereda pra cidade e conhecemos o rei que so quer ouro e a vida de vaca mansa dos cidadãos.

A partir daí a vaca vai crescendo e se planta. Jerusca rega e ela dá cria! Veja só... depois disso não dá pra separar a vaca da vida da cidade... você vai ter que ler...

Pois para a gente entender direito se isso é só uma fábula de vaca ou se é uma fábula de nascer ou ainda de a vida, o universo e tudo mais... só lendo mesmo.

Bem, a vaca que está em mim sauda a vaca que está em vc.
comentários(0)comente



Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - IMAGINÁRIO COLETIVO
Publicada em 2018 pela DarkSide Books, a HQ "Imaginário Coletivo", do artista premiado Wesley Rodrigues, é uma fábula de liberdade e força de vontade. Se você procura um livro com uma edição incrível, ilustrações com um traço diferente de tudo o que você já viu e uma história extremamente louca, você precisa adentrar nesse universo.

Irei direto ao ponto: essa foi a HQ brasileira mais louca e incrível que eu já li. Os traços, as ilustrações, as composições e o enredo fazem desse livro uma obra de arte única.

Primeiro, o mundo começou a se formar e todos receberam senhas para existir: uns seriam humanos e outros seriam bichos. O que pegou a senha da vaca ficou descontente, pois queria ser um pássaro, mas ele precisava aceitar sua senha e ir para a porta das vacas, mas ele burla o sistema, corre para a porta dos pássaros e nasce no planeta.

Um fazendeiro encontra a pequena vaquinha perdida, leva para casa e ele e sua esposa começam a cuidar dela, um animalzinho muito peculiar que come tudo o que vê pela frente (incluindo móveis). Não demora muito até que ela comece a voar como um pássaro. Certo dia, ela é regada pela mulher do fazendeiro e acaba dando origem a três filhotes de vaca voadora. Toda essas cenas são extremamente engraçadas (eu ri muito alto).

Em contraste com a fazenda, há cenas que acontecem em um reino próximo, onde um rei ambicioso explora cruelmente a população para que lhe arranjem ouro. Então, o fazendeiro decide ordenhar a vaca voadora e, apesar de perceber que o leite dela era diferente, ele decide vender e entregar um frasco ao rei. Todos que bebem o leite (incluindo o fazendeiro e sua esposa), começam a ter alucinações e viram animais. O rei vira um sapo nojento e explora ainda mais os trabalhadores.

Cansado disso, o fazendeiro te a ideia de construir um avião para fugir. A vaca começa a ficar faminta de novo e come tudo o que vê pela frente: a fazenda, a cidade, o reino, o planeta todo.

A partir daí, a história entra em um fluxo de consciência profundo, proporcionando o autoconhecimento ao fazendeiro, uma epifania para mostrar que ele era livre e que podia voar se tivesse força de vontade. As últimas páginas são"montadas" para nos fazer adentrar no psicológico do personagem, causando-nos a tensão para, enfim, encerrar com o desfecho. É quase como um segundo clímax (uma vez que o primeiro é quando todos viram animais).

Apesar de gigante (quase 500 páginas), essa HQ pode ser lida em menos de uma hora (as páginas passam voando), embora eu possa garantir que uma leitura não seja suficiente para compreender a complexidade desse imaginário coletivo.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/10/resenha-imaginario-coletivo.html
comentários(0)comente



Cris 07/07/2020

Gente eu amei esse quadrinho! Não é apenas sobre uma vaca que quer voar! É sobre auto conhecimento, co-criação!

Foi uma surpreendente leitura!
Samuélico 07/07/2020minha estante
Uma vaca que quer voar mds! Kopaspokas




Caroline Rezende 12/04/2020

Diferente
Achei a arte bem diferente do que já vi mas a história não me prendeu nem atiçou minha imaginação. A mensagem é valida no final.
comentários(0)comente



Clari.Monise 12/02/2021

Lindíssimo
Os desenhos dessa HQ são maravilhosos, a história começa fofa e termina de forma muito profunda. Gostei ?
comentários(0)comente



@livrosdalita 26/01/2021

Confuso e sinceramente não consegui captar a mensagem da história mas valeu.
Caso alguém tenha lido por favor vamos conversar...
comentários(0)comente



Marli.Ramires 27/03/2019

Esperava mais
Confesso que não viajei como dizem. Achei a história sem cabeça nem pé. Pois sem pé nem cabeça seria até normal. No início parecia ter sentido e parecia motivar uma discussão social importante. Mas depois não era nada disso e mais parecia que o imaginário ilimitou-se além do que seria imaginável. Fez sentido? Pra mim, o livro, também não. Peço perdão se não viajei de acordo.
Marli.Ramires 27/03/2019minha estante
Mas a encadernação e os quadrinhos são deslumbrantes!


ladyprifujoshi 07/04/2019minha estante
Senti exatamente a mesma coisa


Mel Trabach 23/05/2019minha estante
Senti exatamente isso, esperava algo que gerasse discussões e levantasse questões importantes, porém achei tudo meio disconexo e sem sentido.


Marli.Ramires 27/05/2019minha estante
Pois é Mel. E o livro em si, as gravuras, a encadernação tão top. Livro modinha pra gerar consumo.


Mel Trabach 27/05/2019minha estante
Melhor descrição impossível ?




Elisa 20/08/2023

Eu e meu namorado terminamos o livro com dor de cabeça ???
A história tem sentido? Não
Tem uma história legal ? Não
Para ler precisa ter fumado um antes ?
A arte é linda mas na metade do livro há uma mistura de tudo e não há sentido nas imagens
Eu paguei caro, achei que já era um livro raro (por isso saiu mais caro por ser usado) e que pelas reviews seria um livro excelente mas me arrependi até o último, vai ser um livro que vai ficar na estante por estética e coleção (lembrando que na Amazon ele tá por 70,00).
Moral do livro: Você pode ser tudo o que quiser massss uma vaca que é um pássaro ???? E o rei ????? Muitas pontas soltas pensem bem antes de comprar e não vão com muita expectativa.
comentários(0)comente



Beatriz 02/10/2023

Imagino coletivo
Esse livro cheio de significado e nuances, com uma arte linda e uma história que te deixa totalmente envolvido é perfeito para curar aquela ressaca literária e te jogar em uma crise existencial.
comentários(0)comente



Kaah 17/04/2022

"Não se apegue às fraquezas do seu antigo eu."

HQ linda, achei a história super fofa e sim, acabei gostando de uma vaquinha! Único ponto que me decepcionou foi algumas caricaturas que me incomodaram um pouco, mas tirando isso, é uma história que vale a pena ler.
comentários(0)comente



LETeratura 13/01/2021

Diferente
É uma fábula em quadrinhos que tem como ideia principal que a gente pode ser tudo que quiser ser.
comentários(0)comente



cinthiaan 16/02/2020

Poderia ser melhor.
OPINIÃO:
Esse é um quadrinho muito bonito, tanto em relação a edição quanto aos desenhos que, estes por sua vez, são em preto e branco, com traços precisos e muito caprichados.
Apesar da sinopse ter me chamado atenção, encontrei nele muitos pontos nas quais não funcionaram para mim.
O primeiro que me incomodou bastante foi a posição dos quadrinhos que não seguem a forma "tradicional". Foi bem estranho para mim entender a ordem de leitura.
O segundo foi justamente a estória. Eu esperava algo mais lógico e menos psicodélico. Aqui a gente tem uma viagem louca (literalmente), que me fez sentir confusa e com uma sensação estranha de: o que esta acontecendo?
Em determinado momento a vaca (protagonista?) some e a estória foca nos personagens terceiros, reaparecendo apenas quase no final. Senti falta dessa presença e sua participação na trama, visto que fui atraída justamente para ver o desenvolvimento dela e não dos outros personagens.
Apesar dos pesares, há momentos super engraçados, a leitura é bem rápida apesar do número de páginas, pois tem poucos diálogos e o final me fez refletir sobre a vida.
Pretendo relê-lo no fim do ano para ver se algo muda na minha opinião, visto que essa é uma obra muito bem avaliada.
Um livro que tinha tudo pra ser maravilhoso mas por enquanto, para mim é ok.
comentários(0)comente



Dia de Livro - Jéssica Nogueira 11/06/2020

Indico
Ainda não sei bem o que dizer sobre a obra em si, pois, é um.mix de informações, mas gostei, e o artista fax desenhos incríveis.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR