Lovecraft: The Myth of Cthulhu

Lovecraft: The Myth of Cthulhu



Resenhas - Lovecraft: The Myth of Cthulhu


35 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


André Meirelles 31/07/2020

Ilustrações belíssimas que capturam o ar de mistério da obra do Lovecraft.
comentários(0)comente



Gabez 28/07/2020

Terminei de ler querendo que fosse maior a hq, traços lindos e a adaptação não deixa a desejar.
Emerz 28/07/2020minha estante
O traço dele é sensacional, dá pra entender as cenas sem precisar lê os balões


Gabez 29/07/2020minha estante
Siim, eu fiquei meio "ok" quando li isso mas depois de ler a hq da pra ver como é verdade isso


Emerz 30/07/2020minha estante
Ainda não li outras coisas dele, mas depois desse gibi já procurei outros




Dhiego Morais 13/07/2020

Motivos para ler
Talvez seja um sintoma claro de ilusão literária, mas para os leitores que acompanham fielmente as editoras e blogueiros que conversam e compartilham notícias, críticas e lançamentos frequentemente, já devem ter notado uma corrente que converge diretamente para a disseminação, criando um enfoque que aponta diretamente para o universo geek dos quadrinhos. Talvez seja cedo demais para dizer, mas esse mesmo universo geek parece caminhar se não bem, então um pouco melhor que o de romances. Mais pessoas se interessam diariamente pelas HQs e se arriscam a lê-las, ou comentam, indicam que finalmente se sentem atraídas por essa arte. E isso é fantástico!
Seguindo a mesma lógica, não é segredo que uma das editoras que mais está se sobressaindo com o seu trabalho excepcional de curadoria, design editorial e marketing digital é a Pipoca & Nanquim, tocada basicamente por três pessoas apaixonadas pelo ramo: Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes. Sendo assim, tão logo foi anunciada a pré-venda de “Os Mitos de Cthulhu”, não pensei duas vezes e fiz a minha reserva. E não poderia ter sido melhor essa leitura! A seguir eu comento 4 bons motivos para que você também dê uma chance para essa HQ!
1. ADAPTANDO OS CONTOS DE LOVECRAFT
Um dos grandes motivos que me fizeram adquirir essa HQ foi justamente por se tratar de uma adaptação para o universo dos quadrinhos das histórias de horror de um dos grandes mestres da literatura de ficção clássica: H. P. Lovecraft, o cavalheiro de Providence. Deixando de lado as já sabidas ressalvas quanto à figura de Lovecraft, é inegável a sua influência e relevância para a contemporaneidade. Responsável por mitos aterrorizantes, eu não poderia perder a chance de ver de perto como Esteban Maroto imaginara o universo de horror desses mitos.

2. CONHECENDO ESTEBAN MAROTO
Em Os Mitos de Cthulhu, Maroto não faz a sua primeira passagem pelo Brasil. Após anos de esquecimento, a editora Pipoca & Nanquim resgata os trabalhos de um dos maiores mestres dos quadrinhos P&B, primeiramente com Espadas & Bruxas, seguido do aclamadíssimo Cinco por Infinito, e, finalmente agora por Os Mitos de Cthulhu, uma das obras mais bem realizadas da editora e do autor.
A arte de Maroto é um caso digno de nota e terá mais destaque logo abaixo, mas registra-se: se você, caro leitor, ainda não conheceu a mente fantástica de Esteban Maroto, guarde a experiência para que seja conferida com Os Mitos de Cthulhu, cujo roteiro se funde a uma arte excepcional.

3. UMA PORTA DE ENTRADA PARA O UNIVERSO DAS HQs E PARA OS O HORROR CÓSMICO LOVECRAFTIANO
Se por um lado essa HQ configura-se como uma boa maneira de se conhecer Maroto, o mesmo pode ser dito quanto ao primeiro contato com o universo das HQs, no geral, e quanto à experiência com as histórias sobrenaturais de H. P. Lovecraft.
Talvez a escrita de Lovecraft, em um primeiro contato, mostre-se um tanto quanto indigesta, ou adjetivada demais. Então, é justamente pela experiência com as histórias em quadrinho que o leitor poderá realmente submergir nas tramas. Algumas criaturas, alguns mitos e horrores de Lovecraft se traduzem de maneira semelhante, descritas de maneira obtusa, pouco clara, logo, a visão de quadrinistas tão importantes quanto Maroto poderá tornar a leitura de grandes clássicos uma viagem bem mais agradável.

4. A ARTE EM PRETO E BRANCO
A arte de Esteban Maroto é um show à parte. Versando com notável habilidade das artes em P&B, o autor constrói cenários impressionantes, dá luz às criaturas cósmicas dos mitos de Cthulhu, sem as deixar caricatas, respeitando, inclusive, o texto original de Lovecraft.
Ao escolher justamente o P&B, Maroto produz quadros que se identificam com os mitos lovecraftianos. É impossível não se impressionar com o jogo de quadros, o letramento e com as personagens.
Aos que não leram, fica a recomendação!

site: https://skullgeek.com.br/quadrinhos/artigo-4-motivos-para-ler-os-mitos-de-cthulhu-de-esteban-maroto/
comentários(0)comente



Luciano 13/07/2020

Meu primeiro contato com a obra de H. P. Lovecraft e super curti. Através das mãos do Maroto pude notar a grandeza desse universo. Me interessei em conhecer mais.
Leitura simples, fácil e interessante, que prende a sua atenção. Arte bem bonita.
comentários(0)comente



Emerz 12/07/2020

Eu nunca li Lovecraft, mas imagino que esse gibi conseguiu transmitir muito bem o clima das obras dele, uma ótima representação gráfica de suas obras.

Um traço maravilhoso onde ele consegue nos contar suas histórias sem que ao menos precisamos ler os balões.

E a história por trás desse gibi é tão interessante quanto seu conteúdo.
comentários(0)comente



Eduardo.Staque 01/07/2020

Ótimo
Uma bela releitura, trazendo a essência de alguns contos e uma forma a mais de imaginar e ver as incríveis e temíveis criaturas imaginadas e "descritas" por Lovecraft. Simplesmente incrível!
comentários(0)comente



Bu 01/07/2020

Ótimo acabamento.
Dispensa comentários sobre a base de Lovecraft, a arte marcante e ímpar do maroto e a narrativa são excelentes.
comentários(0)comente



Monica 30/06/2020

Arte incrível , e adaptação ótima. Embarcar nas histórias de Lovecraft é sempre um caminho sem volta beirando (ou adentrando por completo) a insanidade.
comentários(0)comente



Gabriel 14/06/2020

Muito boa apresentação de um universo
Saio da leitura inquieto e doido para me aprofundar mais no universo de Lovecraft...
comentários(0)comente



Luiz819 03/06/2020

A arte de Maroto
H. P. Lovecraft não é dos meus escritores favoritos. Mas obviamente reconheço sua importância. No entanto, nessa obra Esteban Maroto consegue retratar muito bem um dos melhores contos de Lovecrat - O chamado de Cthulhu (mitos de Cthulhu na obra). Eu fico imaginando a dificuldade de retratar algo inominável. Trata-se, portanto, de uma excelente adaptação em quadrinhos de Lovecraft. Se fosse começar nesse universo do horror cósmico, começaria por essa HQ.
comentários(0)comente



Guilherme 03/05/2020

Os Mitos de Cthulhu
A obra de H.P. Lovecraft é uma das mais influentes e reverenciadas quando o assunto é literatura de terror. Sua abordagem ímpar mostrou uma nova maneira de contar histórias, explorando o cosmo e indo fundo no horror psicológico. É uma prosa difícil de se adaptar e aqui, nessa publicação caprichada da editora Pipoca e Nanquim entendemos porque.

A adaptação feita pelo talentosíssimo quadrinista espanhol Esteban Maroto, mesmo tendo uma arte estupenda, não consegue emular de maneira eficaz a aura das histórias de Lovecraft. São contos muito breves e concebidos quase como um livro ilustrado do que uma história em quadrinhos, por assim dizer. A maiora das histórias são descritas, sem muito o uso de diálogos entre os personagens, e em sua breviedade não consegue ser envolvente ou até mesmo assustadora.

Por outro lado esse pode ser o convite ideal para quem nunca leu Lovecraft, essa talvez seja sua melhor utilidade. Para quem ja leu é inevitável a sensação de que poderia ter sido mais.
comentários(0)comente



Roberto.Azem 28/04/2020

Cthulhu Vive!
H. P. Lovecraft encontra Esteban Maroto resultando numa combinação de cair o queixo!

Howard Phillips Lovecraft, o criador do subgênero conhecido como horror cósmico, criou um legado que influenciou, influencia e continuará a influenciar durante muito tempo a cultura pop mundial. Seu universo protagonizado pelos Mitos de Cthulhu vive no consciente de grandes nomes da indústria do entretenimento. Ao cair nas mãos de um grande ilustrador espanhol, Esteban Maroto, a obra de Lovecraft ganhou vida de uma forma extremamente bela e assustadora.

Esteban não é um autor que tem um histórico de publicações frequentes no Brasil, mas a partir de 2017 vem recebendo um tratamento digno e merecido da editora Pipoca & Nanquim. As outra duas obras publicadas pelo PN são Espadas e Bruxas e Cinco por Infinito. O ponto fraco que vejo no autor é a simplicidade de seus roteiros, que comparado a sua arte é o elo fraco de sua obra. No entanto Os Mitos de Cthulhu possui um roteiro mais forte que dos outros lançamentos. Talvez por ter sido uma adaptação de textos que já existem, Maroto conseguiu explorar mais a parte de roteiro e dar uma profundidade maior que das obras anteriores. Além disso, as ilustrações das criaturas e a ambientação dos contos, faz desse encadernado meu favorito absoluto dos três.

Os três contos escolhidos para serem adaptados foram:

A Cidade sem Nome, baseado no conto de nome ?The Nameless City? lançada em novembro de 1921;

O Cerimonial, baseado no conto de nome ?The Festival? publicada originalmente em outubro de 1923;

Os Mitos de Cthulhu, do conto original The Call of Cthulhu, escrita em 1926, mas somente publicada em 1928 pela Weird Tales. E nela temos o personagem mais conhecido da obra lovecraftiana, Cthulhu, um dos deuses antigos.

A edição em capa dura conta com 92 páginas incluindo textos extras e biografia de Lovecraft e Maroto.
comentários(0)comente



Ana Paula 18/04/2020

Para entender melhor Lovecraft
Quem já leu Lovecraft sabe o quão detalhista é em suas narrativas, usando até o indescritível em suas histórias. Ter a visão de um bom quadrinista como Maroto pode ajudar nessa jornada do horror. Adaptação muito boa. Edição PN sem comentários.
comentários(0)comente



Yago Grassini Prevot 10/04/2020

#ESTANTEPN
Apesar de Lovecraft ter uma escrita difícil de ser adaptava, Esteban Maroto conseguiu dar vida a sua visão do mundo de Lovecraft.
comentários(0)comente



Lucas Gonçalves 10/04/2020

"Não está morto o que pode jazer eternamente".
Mesmo os contos de Lovecraft descrevendo o quão indescritível é, retratar em imagens seus monstros impronunciáveis. Nesta HQ consegue extrair muito bem o horror desse autor incrível.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR