A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe

A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe




Resenhas - A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Regis 24/11/2022

Um homem atormentado por sua genialidade...
Essa história em quadrinhos se destina a falar dos amores da vida do famoso autor Edgar Allan Poe, assim como diz o título. Mas mostra também parte de sua biografia, inclusive seu relacionamento com sua amada mãe e seu odioso pai adotivo.
Aqui também é retratado seu tormento constante. Enquanto criava histórias maravilhosas que causavam admiração e fazia com que todos o considerassem um gênio, sua mente era atormentada por visões e fantasmas, muitos dos quais alimentavam suas obras mas também minavam seu espírito aos poucos.

" Sabe... cometi apenas um erro em minha vida. Não soube ser feliz. Nunca; Nem um só dia. Nem sequer uma hora."

Vejo que a maioria das falas do Edgar são tiradas de alguns de seus poemas e contos, e isso torna a leitura muito mais afável e agradável.
Gostei dos textos de apoio que remontam a odisseia da tradução no Brasil da obra mais famosa de Edgar Allan Poe, seu famoso poema, O Corvo.

Adorei conhecer um pouco mais sobre esse autor maravilhoso que sempre despertou minha curiosidade e pelo qual tenho um carinho especial. Seu ar gótico, sua inteligência afiada e seu coração poético é retratado nessa Grafic Novel com perfeição.

Confesso que me peguei em vários momentos sugada pela tristeza, a depressão e a desilusão do autor. Mas apesar disso amei a leitura, pois ela conseguiu me fazer sentir a angústia retratada nos poemas que já li do Edgar Allan Poe.

Adorei o texto, os traços e a pequena biografia de uma parte da vida desse tão emblemático escritor que misturou em suas obras amor, morte, desilusão, terror, tormento e suspense.

Recomendo para todos essa obra maravilhosa.
Léo 24/11/2022minha estante
Gostei da resenha, fez eu querer conhecer mais do autor e suas obras.?


Bruno Oliveira 25/11/2022minha estante
Mais uma resenha excelente, como sempre! Tá profiça, hein! Continue! :)


Regis 29/11/2022minha estante
Obrigada, Léo. Vai adorar o autor. ??


Regis 29/11/2022minha estante
Muito obrigada, Bruno! ??


HenryClerval 12/12/2022minha estante
Essa Grafic é linda e traduz bem Edgar Allan Poe.


Regis 14/12/2022minha estante
Concordo, Leandro. Foi uma ótima leitura e traduz bem Edgar Allan Poe. ?




JoAo.Vitor 18/11/2023

Interessante/decadente
Eu gosto muito de alguns contos dele e O Corvo é um dos meus poemas favoritos, mas é notável que ele ficou um pouquinho perturbado em sua vida adulta e isso me faz pensar "por que raios eu daria nota para a história de vida de alguém?!". Enfim, avaliando o livro que é em quadrinhos, eu achei ele legalzinho, mas como é só a história do cara não passa disso.
comentários(0)comente



Na Tancredi 02/04/2021

Lindinho
A arte é muito bonita, mas a minha edição veio com um defeito, uma página foi impressa errada e a certa foi colada em cima, o que eu não veria como um problema se não tivesse pago tão caro pelo livro (que foi comprado no site da editora/sebo). Mas voltando ao conteúdo, o livro é mais voltado para os amantes do Poe mesmo, é bem simples, não tem muitos detalhes. Eu amei, mas senti falta de mais informações.
comentários(0)comente



ronaldo.mendes.735 04/10/2022

Leitura de hoje!
Estou aqui para fazer uma resenha bacana de uma edição lindíssima lançada pelo @seboclepsidra que nos enviou essa bela aquisição.
.
A vida e os amores de Edgar Allan Poe é uma história escrita por R.F Luccheti e com arte de Eduardo Schloesse tem uma história tão profunda e melancólica que é capaz de fazer o leitor se aproximar mais um pouco da intimidade desse grande autor que desde sua infância o destino cruel em cada passo de sua vida, desde de sua adoção e até seus últimos dias de vida.
Vemos o seu amor poesia que surgiu em sua adolescência em que era capaz de amenizar seus tempos difíceis que sofreu por causa do convívio com seu pai adotivo.
Mesmo com seus talentos adquiridos com o passar do tempo, como sua visão em histórias de ficção e vemos como se originou a famosa poesia " O corvo " que fez ficar famoso até hoje.
Poe passou por grande perdas, sofreu com seu problema de álcool e sempre viveu atormentado com seus pensamentos e faz com quê sua vida se resume em apenas um pequeno sopro de vida.
.
.
Muito obrigado ao @seboclepsidra por presentear com essa impactante história em formato de quadrinhos que de uma forma genial nos mostrar com foi o início, meio e o fim deum grandes poetas e escritor que sempre vamos lembrar.
Recomendo muito essa edição para quem quiser saber um pouco mais sobre a vida de Edgar Allan Poe.
Visitem o perfil do @seboclepsidra e vejam como adquirir essa linda e marcante edição.
.
.
comentários(0)comente



Marcone989 24/07/2023

A vida de desilusão de Poe.
Nesse quadrinho acompanhamos um resumo bem feito da vida do escritor Edgar Allan Poe, uma vida cheia de decepções e amarguras, que acabam se misturando com as escritas memoraveis que tanto nos fazem admira-lo. O sucesso demora, e para Poe veio tarde demais, mas pelo menos hoje reconhecemos a grandiosidade dessa figura, que ainda hoje desperta curiosidade e interesse de muitos leitores.
comentários(0)comente



Josenildo 19/01/2019

210 Anos
Hoje é um dia especial;
em 19 de janeiro de 1809 nascia Edgar Allan Poe, desde criança Poe começou a enfrentar dificuldades em sua vida.
Essa HQ auto-biografica retrata um pouco disto.
Uma belíssima homenagem a esse homem que eu admiro e amo com todo o meu ser.
Foi esse cara que me ensinou, que os verdadeiros demônios se escondem dentro de nós mesmos.
E não importa em qual dia, mês, ano, século, pluriverso estejamos, Poe transcende tudo isso e se torna atemporal!
O céu e o inferno festejam, o corvo e o gato, brindam com amontillado o seu dia.
A morte lê seus manuscritos, encontrados numa garrafa, e sorri, por saber que Deus teve piedade da sua pobre alma.
comentários(0)comente



Aline Cristina Moreira 08/05/2019

Excelente!!
Creio que não seja segredo pra ninguém que me conheça que eu amo Edgar Allan Poe e que sempre releio seus contos que, para mim, nunca perdem o encanto. Então quando tive a oportunidade de participar do projeto no catarse pra trazer a história da vida dele em quadrinhos, não perdi tempo; e com certeza não me arrependo. Essa HQ é simplesmente perfeita e traz fatos da vida de Poe dos quais eu nem fazia ideia.
A editora está de parabéns tanto por este quanto pelos outros projetos que vêm trazendo a existência nos últimos anos!! 😍 E parabéns também aos autores tanto do texto quanto das ilustrações. A cada página virada era possível notar o excelente trabalho por trás do projeto! 💜💖
comentários(0)comente



Leonardo 10/12/2019

Livro essencial
É interessante pensar que conhecemos e estudamos Allan Poe mesmo séculos depois de sua morte, entretanto, durante sua vida, Poe não recolheu do prestígio que hoje sua figura tem na literatura. Pelo contrário, por mais que seu estilo e estética causasse um entretenimento nos veículos dos quais Poe divulgava seus contos por alguns trocados (como em jornais e revistas periódicas), o valor literário de sua obra foi ignorado por muitos anos, mesmo após sua morte. 

Esse tema tão recorrente em grandes artistas (vide Van Gogh, por exemplo), ocupa um dos palcos da narrativa desta maravilhosa HQ, outro tema trazido pelo enredo é, como o próprio título já denuncia, sua vida amorosa (e como isso afetou sua escrita). 

O enredo em si circula entre o real e o ficcional nos levando a uma imersão na consciência do autor, tal imersão só é possível graças ao excelente trabalho de roteiro e arte. Inspirado no livro Israfel: Vida e Época de Edgar Allan Poe, o enredo, moldado por R. F. Lucchetti, nos brinda com detalhes acerca da infância de Poe, desde a tragédia que levou seus pais ainda quando criança aos seus estudos em internatos internacionais e tempo servido no exército. Tudo é conduzido de forma natural de forma coerente. 

Entretanto, o que mais chama a atenção é o trabalho artístico. Eduardo Schloesser tem um traço maravilhoso e cheio de personalidade. É graças a esta característica que Poe ganha vida na nossa frente! As artes contidas nesta bela edição enchem nossos olhos! Inclusive fiz um post anteriormente que trazia algumas das minhas artes preferidas! 

Além disso o livro conta com um material incrível no prefácio, onde fala um pouco sobre a influência de Poe na literatura e na cultura pop em geral. Também existe um posfácio onde os autores falam mais sobre o processo de criação do livro. Tais elementos completam e muito a obra num sentido geral, aprofundando ainda mais meu amor pelo exemplar.

Enfim galera, no geral essa edição simplesmente vai morar no meu coração, é raro uma editora trabalhar com tanto amor em cima de uma obra, tomar tanto cuidado tanto na curadoria quanto na parte estética! Apresentei um seminário sobre um dos contos do Allan Poe em meu curso na faculdade e levei este exemplar, confesso que ele roubou toda a atenção, mas nada mais do que justo! 



site: Www.oporaoliterario.blogspot.com
comentários(0)comente



Gárgula 14/01/2020

A vida e os amores de Edgar Allan Poe, por R. F. Lucchetti
A Edição
O quadrinho A vida e os amores de Edgar Allan Poe, de R. F. Lucchetti e arte de Eduardo Schloesser, é um grande tributo ao escritor em todos os sentidos. Uma obra incrível e necessária aos fãs de Edgar Allan Poe ou do horror.

O trabalho da Editora Selo Clepsidra definitivamente entrou no meu radar. Seu cuidado editorial vai além do visual (por sinal, já muito bem executado) adentrando pela qualidade na produção interna e conteúdo para trazer muita informação ao leitor.

Sua edição em capa dura e formato grande eleva a obra bibliográfica ao patamar que merece estar. Clássico e imponente, será um exemplar daqueles que chamam atenção em uma estante.

Prefácio e argumento
O prefácio de Edson Negromonte entrega mais do que apenas uma introdução, ele assenta o leitor em uma poltrona de leitura da melhor qualidade. Esse é o ponto onde percebemos que o conteúdo não se resume ao quadrinho apenas, de forma que engrandece a leitura.

O argumento de Lucchetti cumpre o que promete, revelando o homem que foi Edgar Allan Poe. Muitos detalhes variados da conturbada vida que o escritor levou até seu enigmático final, são trazidos à tona.

Exatamente por ser direto, o argumento cria com o leitor uma empatia clara e imediata. Estamos falando da vida de um homem que, apesar da sua genialidade, sofreu com seus demônios pessoais e forças externas, sendo impossível não sentir pena e se solidarizar com ele.

A arte
A arte de Schloesser foi uma boa escolha. Seus traços te colocam na época e distraem o leitor, criando a atmosfera necessária. Ao ler o Posfácio percebemos que o artista trabalhou além, criando a fluidez tão necessária aos quadrinhos. Seu relato franco ao final é outro ponto alto da obra.

Conclusão
Percebam que é exatamente o somatório dessas visões e experiências na criação dessa obra que geraram a importância desse quadrinho. Falar de Poe nunca será fácil. Precisamos trazer à tona sua vida, para entender sua obra.

Certamente, muitas mídias já fizeram a narração da vida de Edgar Allan Poe, mas tenha certeza que em quadrinhos, a Editora Sebo Clepsidra te entrega uma boa opção para conhecer mais sobre o grande mestre. A vida e os amores de Edgar Allan Poe torna-se uma ótima fonte, seja para o leitor inicial como para o contumaz.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula em 07/01/2020

site: https://cantodogargula.com.br/2020/01/07/a-vida-e-os-amores-de-edgar-allan-poe-por-r-f-lucchetti/
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR