PROJETO CORSÁRIOS

PROJETO CORSÁRIOS




Resenhas - PROJETO CORSÁRIOS


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Douglas Lopes 03/11/2023

Projeto Lindo
A HQ é linda, trabalho primoroso e de extremo bom gosto. Principalmente por ser um trabalho independente. Comprado na Amazon e valeu cada centavo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bernardo (@vida.colecionador) 03/02/2021

Trabalho impressionante do autor
Lançada de forma independente por Samuka Marinho, “Projeto Corsários: os Senhores do Novo Mundo” é uma graphic novel criada inteiramente com fotografias de cenários e pessoas reais. Um trabalho nacional de muita qualidade.

A história se passa na chamada "Era de Ouro da pirataria" e relata um dia intenso na vida dos piratas e corsários das Antilhas, mesclando fatos reais com alguns elementos fictícios em um conflito entre a Inglaterra e os piratas. Após o fim da guerra, os corsários acabaram tornando-se um problema para a coroa e mesmo eles possuindo a anistia do governo, começa uma caçada aos piratas. A narrativa da história lembra muito a forma de escrita de livros e possui uma linguagem mais rebuscada. Após um início um pouco mais lento, temos os conflitos entre as embarcações, o que rende sequências ótimas.

Ao final da edição, temos alguns extras que nos mostram que Marinho trabalhou em toda a produção, sendo necessário inclusive, a descoberta de várias aptidões, pois todo investimento, pesquisa, criação, roteiro, produção, figurino, cenografia, direção de arte, maquiagem artística, iluminação, fotografia, edição de imagens, projeto gráfico, diagramação, fontes, letreiramento e editoração dos quadrinhos foram feitos pelo próprio autor. Os personagens (ou atores), conforme descrito, são amigos do autor que toparam encarar esse desafio.

Ao todo, o projeto durou dois anos para ser concluído e resultou em uma HQ belíssima, onde a cada página temos uma obra de arte e é possível notar todo o empenho de Marinho. A edição, que posteriormente foi relançada em parceria com a Amazon Brasil, possui capa dura, 192 páginas, miolo em papel couché e é totalmente colorida.

Confira no site:
https://vidadecolecionador.com.br/resenhas/projeto-corsarios-os-senhores-do-novo-mundo/

site: vidadecolecionador.com.br
comentários(0)comente



T 14/01/2021

Ouro de pirata
Estou encantada com este projeto !
História envolvente, senarios e personagens impecáveis !

Senti uma leve dificuldade em ler alguns dos textos iniciais dos Atos pela fonte escolhida, mas pela composição uma outra fonte não teria tanto impacto no conjunto da obra.
Ainda não me convenci que são fotos !
comentários(0)comente



Juliano.Berton 06/12/2020

Fotonovela Gráfica
O grande destaque desta HQ é toda a produção visual que foi feita para contar a história de piratas.

Embora pra mim um pouco confusa algumas vezes com muita informação sobre todo o contexto histórico, o que vale mesmo é toda a montagem para se contar a história como uma verdadeira ?fotonovela?, com várias imagens belíssimas que daria para ficar olhando por horas.

E no final o autor descreve como foi todo o processo de criação da obra, vale a leitura.
comentários(0)comente



EDexter 31/10/2020

Uma bela obra de arte!
Recomendo a aqueles que desconhecem entrarem nas estórias dos Navegantes corsários . Pela obra de arte que é a edição desse livro hq.

A arte é maravilhosa, seja pela qualidade do material, como também a estrutura geral do livro.

Lê-lo é como sentir-se está assistindo a um filme. O trabalho de fotografia desse livro é espetacular.
comentários(0)comente



Breno.Leme 07/09/2020

Projeto Nota 10!
Que belo trabalho do Samuka Marinho, imagino quanto deve ter sido difícil aprender a costurar, viajar para tirar fotos dos barcos em Portugal por exemplo, pesquisar e saber detalhes das companhia das Índias Orientais, nomes e como fazer tudo isso para por num quadrinho só com foto de pessoas reais.

A história também é muito boa, diria que é só 1% de tudo que aconteceu naquela época com os navios piratas, daria muito mais história. Mas mesmo assim foi muito legal de ter lido.

Vale super a pena!
comentários(0)comente



Adrieli 14/05/2020

Lindíssima
Uma Graphic com projeto gráfico incrível, imagens lindas e muito bem trabalhadas.
Conta a história de um dia Navio pirata durante um combate com um navio inglês. Ambientado na época da decadência dos piratas.
comentários(0)comente



Ralphat 07/01/2020

Arte incrível
Achei a arte e o cuidado gráfico fascinante, porém a história deixou muito a desejar.
comentários(0)comente



MiojoGeek 20/08/2019

Este é o resultado de dois anos de intensa atividade, mais de quarenta mil cliques capturando cenários, modelos, locações, partículas... O Projeto Corsários de Samuka Marinho é sem dúvida o trabalho independente mais original, audacioso e completo com que eu já tive contato.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O comprometimento do artista com seu projeto pode não ser dimensionado por quem ainda não teve contato com seu livro, mas Samuka foi investidor, pesquisador, criador, roteirista, produtor, figurinista, cenógrafo, diretor de arte, maquiador, iluminador, fotógrafo, editor de imagens e editor de quadrinhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ter o controle total de sua obra permitiu o cuidado e atenção a todos os detalhes para obter o resultado desejado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você comprasse O Projeto Corsários apenas pela sua qualidade gráfica como: fotos, enquadramentos, composição de cenas, adereços, iluminação e efeitos você já ficaria satisfeito, porém, o mesmo cuidados nos aspectos gráficos se estendem ao estudo de personagens que mesclam personagens históricos com ficção, e seja você um aficionado ou não por histórias de piratas, você vai adorar a condução da história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa remonta ao inicio do século dezoito, onde, uma Inglaterra já estabelecida, dispensa em definitivo os serviços dos Corsários e passa a perseguir com seus barcos os remanescentes para por um fim a esta prática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Espionagem, traição, batalhas, tesouros e segredos são alguns dos ingredientes que compõe essa história que se conclui nesse volume único. Único alias é uma bela palavra para resumir essa obra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A trilha sonora de The Witcher três me acompanhou durante toda leitura e me trouxe uma boa imersão, indico que use ela na sua leitura ou outra que você curta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha nota é sem dúvida 10/10 e certamente estará na minha lista de fim do ano de melhores leituras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conheça o projeto e compre o seu pra ontem com o @smk_samukamarinho e confira nossa entrevista no igtv em breve (dependendo de quando você estiver lendo isso).

site: https://www.instagram.com/p/BvVF1WVAzG4/
comentários(0)comente



Júh 26/07/2019

Bebei amigos, Yo ho!
"No início do século XVIII, a fim de fortalecer sua armada, a Inglaterra contratou e converteu navios e tripulações particulares em membros da Marinha Real, transformando-os em corsários.
Com o fim da Guerra da Rainha Ana, essa gigantesca frota paramilitar ficou ociosa e muitos passaram a viver à sombra das bandeiras negras. Induzidos por grandes líderes, esses novos piratas formaram alianças, tornando-se um infortúnio naval mercante para as nações europeias.
Um navio de guerra foi enviado às vésperas da posse do novo governador das Bahamas, para averiguar os boatos sobre uma insurreição marítima e garantir o futuro comercial no Novo Mundo.”

Além de ser uma publicação nacional independente, criada a partir de fotografias e que levou mais de dois anos para ser concluída, a história retrará a temporada de caça à pirataria, declarada no início do século XVIII na decadência pirata.

"Muitos desejarão lançar âncoras e deixar a vida pirata. Mas quantos conseguirão viver como homens de bem aqui ou no continente?"

Os diálogos são típicos de piratas e as guerras retratadas de forma excepcional. É uma página mais linda que a outra, uma foto mais elaborada que a outra. A presença de personagens femininas nos navios é uma surpresa pra lá de empolgante e que retrata mulheres poderosas que lutam de igual pra igual assim como os homens.

Posso estar enganada, mas juro que senti um romance no ar entre dois personagens importantes dessa aventura. Mais uma vez fica aqui o meu parabéns ao Samuka pela HQ incrível que reúne muito mais do que fotos bonitas.

site: https://www.instagram.com/p/B0ZIYk-Df2a/
comentários(0)comente



Elis Regina 20/03/2019

Projeto Corsários - Os Senhores do Novo Mundo
?"Muitos desejarão lançar âncoras e deixar a vida pirata. Mas quantos conseguirão viver como homens de bem aqui ou no continente?"? .
.
No início do século XVIII eis que a Inglaterra decide romper de uma vez por todas qualquer atividade militar corsária, causando revoltas e consequentemente a caça aos navios piratas trazendo então emoção a nossa história. Está oficialmente aberta a temporada de caça aos piratas. E que vença o melhor.

Projeto Corsários - Os Senhores do Novo Mundo é um trabalho nacional independente feito desde o início até o final pelas mãos do autor Samuka. Desde a construção dos cenários, escolhas dos figurinos, fotos, edições, texto até o ponto final levou mais de dois anos para ser finalizado, o resultado final? Um trabalho de cair o queixo. Você realmente se sente dentro de um filme de tão reais e impressionantes que ficaram as cenas.
Todo o texto trás uma forte característica do universo pirata e os personagens são extremamente reais e intrigantes. Um ponto que merece muito ser destacado também é a força e o poder carregado pelas personagens femininas que são uma parte extremamente importante na história.

Só posso dizer que o autor @smk_samukamarinho fez um trabalho excepcional e que merece ser lido e conhecido. Já queremos mais trabalhos assim Samuka! Parabéns!
Pollyana Camilo 01/04/2019minha estante
Essa HQ deve ser fantástica.




Helen Chiapetti 21/02/2019

Simplesmente estou apaixonada por essa Grafhic Novel incrível que o Samuka produziu. Eu amo esse universo de piratas e a produção do autor foi simplesmente impecável. Todo produzido a partir de fotos, narra um dia inteiro em um navio pirata. Navio este que é atacado por uma armada da Inglaterra, mas que tem tudo para sair vitorioso, ou não! Há uma contra-mestre muito experiente na armada inglesa!
O mais surpreendente é que ele foi todo produzido pelo Samuka, de maneira independente, contanto com seus próprios meios para produzir as cenas. Isso quer dizer que ele mesmo fez os figurinos, os cenários e tirou todas as fotos utilizando seus amigos, parentes e vizinhos.
O Projeto Corsários é incrível e eleva em muito a qualidade das edições nacionais. Você vai se apaixonar por esse livro, que conta ainda com diversas partes narradas de forma mais poética.
Yoho- Yoho - venha viver essa aventura com Samuka!
Pollyana Camilo 01/04/2019minha estante
Adorei a resenha. Tô louca para ler.


Helen Chiapetti 02/04/2019minha estante
Leia, ele é lindo, do início ao fim. Fiquei fascinada com as fotografias!




Nati Amend @livrosdanati 13/02/2019

Que aventura espetacular!
Não é de hoje a minha paixão por histórias piratas. Sempre tive fascínio por esse universo repleto de aventuras, disputas territoriais, e regado a muito rum e canções marítimas. Mas poder apreciar esse estilo de narrativa em forma de graphic novel, foi algo incrível para mim!

“Projeto Corsários” é uma publicação nacional independente, criada a partir de fotografias e que levou mais de dois anos para ser concluída. Com uma produção gráfica inovadora e brilhante, Samuka Marinho conseguiu transformar a sua imaginação em algo único (as fotos parecem um filme!) e nos apresentar uma leitura que mistura fantasia com fatos reais.

O enredo é pautado em cima da decadência pirata no início do século XVIII, quando a Inglaterra opta por dispensar sua frota militar corsária, composta por navios particulares. Sem mais precisar dos serviços dessas tripulações, esta que se tornou a nação mais rica e poderosa do mundo, declara aberta a temporada de caça à pirataria.

"Muitos desejarão lançar âncoras e deixar a vida pirata. Mas quantos conseguirão viver como homens de bem aqui ou no continente?"

Além de ilustrações belíssimas e um desenvolvimento empolgante, a escrita do autor também é um dos pontos positivos dessa narrativa. Com jargões e diálogos intensos, o texto aqui é bastante dramático, ao mesmo tempo em que foca em questões sociais.

"Com essa família aprendi que um homem só deve usar correntes em função de seus atos e trabalhar à exaustão apenas por ideais."

Também destaco a constante presença feminina na história, com protagonistas empoderadas e que lutam lado a lado com os homens. Algo bastante incomum nesse estilo de literatura.

É um trabalho excepcional e uma obra grandiosa que merece ser valorizada. A leitura vai te fazer viajar pelas terras de Tortuga, conhecer bucaneiros, ladrões e diversos personagens incríveis, sem deixar de fora o contexto histórico da época.

site: https://www.instagram.com/p/BtwSmEMhCpq/
comentários(0)comente



Samuka Marinho 19/01/2019

O PRIMEIRO FIM
Quando iniciei os clicks com a minha Nikon D600, não imaginei que o Projeto Corsários pudesse chegar até aqui: virou um livro. É o primeiro grande projeto pessoal que eu começo e consigo concluir. No meu ócio, eu já planejei fazer uma quantidade considerável de coisas que nunca conseguia finalizar até o final das férias ou a entrada de um novo job. Tudo ficava pelo caminho. Com o Corsários, eu consegui dar a prioridade necessária. Não posso dizer que eu consegui terminar, porque projetos desse tipo, depois de anos empenhados, a gente não termina, a gente abandona pra poder viver a vida, rever a rua, cuidar da saúde e retomar o convívio social.

Esse projeto é o meu primeiro ensaio fotográfico. De fato, minhas primeiras fotos. Na verdade, eu tive que fazer, pela primeira vez, uma série de coisas e, quase todas elas, sozinho. Aprendendo na prática, errando e refazendo durante o processo de produção dos figurinos, passando pela cenografia até chegar à editoração dos quadrinhos. Posso dizer até que fui muito além do engajamento.

Seria um pequeno ensaio conceitual com fotografias narrativas para o portfólio. Só que a pegada foi tão insana que excedi e muito a proposta. Depois de mais de 400 imagens finalizadas, resolvi tirar o projeto do digital e colocar no papel. Nisso, eu teria que imprimir um livro grossão, com mais de 400 páginas. Impossível! A revista em quadrinhos foi a opção que encontrei para alocar 2, 3 ou até 8 imagens em uma única página – apesar das splash pages e páginas duplas –, condensando tudo em um pouco mais de 180 páginas de história. Utilizei o “Método Marvel” nessa solução: uma sinopse guiou a narrativa das imagens, que deram margem para que os diálogos e alguns detalhes da trama fossem aplicados depois.

Pesquisei algo que evocasse um caminho que eu pudesse usar como modelo, mas não achei nada além das fotonovelas das revistas de fofoca dos anos 80. O que foi ruim, mas bom. A escassa referência editorial me fez pensar que eu estava em um caminho realmente autêntico – ou, quem sabe, foi somente uma pesquisa malfeita.

A pirataria é um tema já muito familiar a todos. O desafio foi, além de apresentar o universo das Antilhas numa ficção histórica, contextualizar a rotina dos navios piratas e mergulhar nas experiências, escolhas e objetivos dos personagens principais, expondo tudo isso no decorrer de um único dia. O livro seria dividido em 9 pequenos atos e uma parte final, com epílogo e extras da produção. Porém, durante a montagem, optei por transformar o texto introdutório em mais um ato, também como narrativa do quadrinhos, sendo este, agora, o primeiro ato de 10. Além dos recordatórios, existem um personagem narrador e, na abertura de cada ato, um texto idílico, manifestado por uma figura muito simbólica para um pirata.

A maioria dos artistas usa fotografias ou modelos vivos como referência para seus desenhos; eu, o inverso. Minha inspiração para as fotos foi a atmosfera das pinturas barrocas e os diversos planos de imagens dos quadrinhos. Como se trata de um projeto fotográfico, não foi empregado o recurso de 3D nas cenas do livro. Existem, sim, efeitos visuais, mas nada que ultrapasse o retouch e as composições digitais.

A ideia sempre foi fazer um material singular. Apesar de ser uma edição independente, eu precisava apresentar um trampo bacana. Seria um livro de arte, capa dura, com páginas com boa gramatura e um cuidado gráfico e editorial muito especial. Teria que ser um material muito foda, consequentemente, com custo bem puxado.

No início do ano de 2018, coloquei o projeto em um site de financiamento coletivo, mas não consegui fechar a meta, talvez pelo fato do valor final ser muito ambicioso para um iniciante desconhecido. Apesar disso, vejo nesse tipo de plataforma algo além da possibilidade de impressões de livros. Creio que seja, também, uma forma dinâmica de divulgação de um trabalho com uma reciprocidade potencializada entre o realizador e o consumidor, formando um interesse realmente coletivo. Sem conseguir o financiamento, tive que ser independente de verdade. Como não poderia deixar de reconhecer, ressaltando o grande poder da intenção, agradeço a todos os que torceram e se envolveram na campanha.

O Projeto Corsários foi o melhor trabalho ‘impossível’ que consegui fazer. Uma jornada incrível e desafiadora. Trabalhei determinado e fiel ao meu objetivo, e sem muita tranquilidade. Desde o início do projeto, o medo foi meu companheiro, mas nunca um amigo. Ele esteve sempre ao meu lado, me dizendo que eu estava errado por não fazer algo mais simples, básico e rápido. Certo ou errado, bom ou ruim, fiz. Só o tempo vai dizer se valeu a pena desconfiar da intenção do medo ao querer me colocar no nível de cagaço dos assombrados. Tomar decisões difíceis é importante para a vida. E realizar um projeto tão solitário e tão grande foi uma das decisões mais corajosas que tomei. Penso que: se você fizer apenas o que sempre fez, vai viver como sempre viveu – uma bênção pra quem tá acomodado. Mas, hoje, tenho a certeza de que, realmente, mar calmo não forma bons marinheiros.

Apesar de ter achado o momento ideal para tudo o que fiz, aprendi, principalmente, a nunca subestimar o valor do tempo. Agora sei que posso explorar muito mais e me preparar melhor desde o início para não fazer tudo tão incidental.

Por fim, minha imensa gratidão aos vizinhos, família e amigos que foram tão bem dedicados às encarnações de suas personagens. Muitos, no início, mesmo sem experiência, estavam bem mais à vontade do que eu durante os clicks.

Recebam de coração aberto todo esforço e ousadia empregados nessa apresentação artística, apoiando e prestigiando, também, diretamente, os quadrinhos independentes nacionais. Viaje nessa experiência.

Falem aí. Valeu!

site: VENDAS www.samukamarinho.com/loja SITE www.projetocorsarios.com REDES SOCIAIS www.instagram.com/smk_samukamarinho www.facebook.com/smk.samukamarinho www.twitter.com/smk_marinho
T 14/01/2021minha estante
Queria dizer que seu trabalho é muito incrível ! Espero que esteja planejando outro projetos como este :)




15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR