Batman: Veneno

Batman: Veneno




Resenhas - Batman: Veneno


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Claudinei 12/03/2024

Um clássico do personagem

Batman: Veneno" é um grande clássico do personagem escrito em 1991 por Dennis O'Neil. Na equipe artística, um trio de peso: Trevor Von Eeden, Russel Braun e José Luiz Garcia Lopez. Foi publicado aqui no Brasil pela primeira vez em meados de 1992, em "Um Conto de Batman – Veneno", pela editora Abril. Somente 27 anos depois, houve outra republicação por parte da editora Panini, em 2019, num formato de capa cartão com 136 páginas, num valor inferior a R$ 25,00. Três anos depois, a mesma Panini republicou em formato de luxo, com capa dura, ao valor de R$ 66,90. Nessa história, o cavaleiro de Gotham aprende às duras penas que "os meios não justificam os fins".

Ainda no começo de sua carreira como vigilante, mas sendo um hábil detetive, Batman chega ao local onde uma garota está sendo mantida como refém. No entanto, há uma armadilha mortal: a garota, amarrada a uma cadeira, está numa espécie de câmara subaquática prestes a se encher de água. Entre ela e o Morcego há o obstáculo de enormes pedras. Obviamente, Batman não possui força física para remover todas elas e vê a garota se afogar diante de seus olhos. Ao informar o pai da vítima, Dr. Richard Potter, sobre o infortúnio ocorrido, este se mostra pouco sensível à situação e oferece a Batman uma droga experimental que pode elevar sua condição física a um nível altíssimo, evitando assim que o vigilante presencie algo parecido novamente.

Obviamente, num primeiro instante, o morcego recusa, mas diante das dificuldades enfrentadas posteriormente, acaba cedendo e experimentando a tal droga, que lhe traz resultados excelentes, mas que, aos poucos, vai deteriorando seu raciocínio, tornando-o um violento dependente químico. Tardiamente, Batman percebe que se tornou refém da droga e de seu criador, Dr. Potter, que, junto de um aliado, impõem a Batman a condição de se livrar de um de seus companheiros para lhes fornecer a droga novamente. O Morcego resiste e, com a ajuda de Alfred, passa por um longo e difícil período de desintoxicação e abstinência, antes de ir até a ilha de Santa Prisca, para confrontar os vilões uma última vez, antes que estes criem um exército de super soldados para fins escusos.

Essa é uma história bem "pé no chão" do personagem, passando num âmbito mais urbano, mostrando o herói ainda em formação num período pós-Crise nas Infinitas Terras, trabalhando um tema pesado que é a dependência química e suas consequências, mas escrita de maneira excelente, ganhando a atenção e curiosidade do leitor da primeira à última página, mostrando um Batman ainda "não tão preparado", mas que, a partir dessa experiência, começa a compreender que o intelecto é sempre superior à força física e talvez, desse ponto em diante, começou a pensar em se equipar melhor tentando prever as dificuldades que ser um vigilante lhe traria, além, claro, de vermos as referências contidas para futuramente Chuck Dixon criar um dos grandes vilões de sua galeria, Bane, se aproveitando do conceito da droga criada por Dennis O'Neil. Não existe "leitura obrigatória", mas se é fã do Batman, recomendo muito a leitura desse clássico.


site: https://www.instagram.com/leitor1986/
comentários(0)comente



Vitor16Hq 20/10/2023

Batman e as drogas
Mais uma HQ consagrada do Batman que leio. Esses heróis Marvel e DC tem muito história já publicada, é muita coisa de 1938 para frente, mas aos poucos eu vou conseguindo ler as que são mais consagradas.

O Batman já é um personagem mentalmente abalado, muitos fãs falam sobre como o Batman é um baita herói, um estrategista infalível, um personagem que nenhum outro conseguiria derrotar, o quão incrível ele é, as vezes parece que a DC é dependente do Batman, e muitos roteiristas querem deixar sua marca no personagem, e um ponto alto desse quadrinho, é mostrá-lo como uma pessoa falha.

O Bruce é um personagem traumatizado, é um bilionário que ao invés de usar sua fortuna para melhorar a educação ou a segurança de Gotham, se veste de morcego e sai dando porrada em criminoso, e nesse quadrinho, ele tem um novo trauma, ele não consegue salvar uma criança e isso fica remoendo na cabeça dele, o que o faz aceitar as pílulas e consequentemente o levando ao vício.

A DC já abordou o uso de drogas em Arqueiro Verde e Lanterna Verde, mas usar o Batman, um dos personagens mais conhecidos da história dos quadrinhos, e uma das maiores propriedades intelectuais da editora, foi um quadrinho realmente ousado nisso, mas é uma ousadia com um ótimo roteiro.

O Alfred tem uma participação crucial, eu adoro esse personagem, e foi um grande acerto a forma como ele é utilizado aqui. Algumas HQs deixam a entender que se não fosse ele, o Batman já teria se corrompido, e aqui, mostra que isso é verdade.

Eu comentei um pouco antes sobre o Bruce se vestir de morcego ao invés de investir na melhoria da cidade, não sei se isso já foi feito, mas se já me fale em que HQ foi, seria legal uma HQ mostrando como seria se o Bruce não fosse o Batman, ele tentando melhorar a cidade com o seu dinheiro, os abutres corruptos rodeando e até mesmo a polícia lidando com os vilões sem a ajuda do homem morcego. (Se não tiverem feito ainda, DC, me contrata, eu sou escritor também)
comentários(0)comente



Di3gao 20/07/2023

O lado humano do morcego
Batman: Veneno se passa durante os primeiros anos do vigilante e vemos ele lidando com sua primeira grande falha. Ele não conseguiu salvar uma garotinha, então ele se refugia em uma droga para ficar mais forte e combater os criminosos que a assassinaram. Mas a maior fraqueza dele não era física, e sim psicóloga.

O roteiro parte dessa premissa muito corajosa e depois se torna ainda mais complexo quando o Batman percebe ser parte de um esquema para criar super soldados com essa droga. Embora essa trama dos super soldados seja muito interessante, engenhosa e atrativa, o foco e destaque é a trama do Batman lutando contra sua própria mente. O autor explorou a mente do herói e mostrou seu lado humano, deu um forte impacto para a dependência e mudanças que a droga causou no herói, teve muita sensibilidade ao tratar desse tema e finalizou muito bem a história, mostrando como o herói evoluiu ao superar o vício e aprender como lidar com suas falhas.

Portanto, a HQ tem uma trama muito corajosa e impactante, uma narrativa envolvente, um estilo de arte muito fluido e bonito, tratou com delicadeza esses assuntos pesados e deu visibilidade para que eles sejam mais discutidos. Recomendo muito!!
comentários(0)comente



Analuizap 14/03/2023

Simplesmente Dennis O'neill
Cara, que hq sensacional!! Que arte linda, a sequência de quadros, os enquadramentos, simplesmente perfeito!!! Sem falar na narrativa do Dennis O'neill, que te prende e te deixa absorto na história. O cara escreve demais!!
comentários(0)comente



Henry 12/03/2023

Batman sob efeito de entorpecentes
Após se sentir culpado pela morte de uma inocente, Batman busca justiça sob àqueles que pertencem a culpa. Para se fortalecer e estar num nível acima de seus inimigos, muito por conta da fragilidade emocional, o homem morcego opta por tomar algumas pílulas de origem duvidosa.

Batman Veneno dialoga diretamente com a questão real do vício às drogas. Dentro da história, há um exame de moralidade pelo qual Batman se propõe a passar, deixando uma lição poderosa.

Não é uma história revolucionária, mas diverte. Atenção para algumas cenas de violência que podem gerar gatilhos. Recomendo.
comentários(0)comente



Leonardo 11/01/2023

Batman que ri.
Ótima HQ. Foda ver o Batman rindo, mesmo sendo algo estranho.
Além de ter uma trama interessante, também passa uma ótima lição, mostrando que as drogas, na maioria das vezes, é algo destrutivo. Se o Bruce tivesse feito o Proerd, teria evitado tudo isso.
Indico para todos os leitores do Batman.
comentários(0)comente



Medeia.Miron 30/12/2022

ESSA HQ É UM ÍCONE DO BATMAN, mostra um lado obscuro do morcego que não é possível enxergar através da capa
comentários(0)comente



rafa fróis 22/10/2022

batima entrou no mundo das dorgas
ver o batman afundado assim só me comprovou mais ainda como ele é o melhor super herói.
ele estava 100% na merda e voltou a ser aquele guerreiro samurai que todos nós conhecemos, ele deu a volta por cima só se trancando em um quarto.
o batman é foda, e todo mundo tinha que conhecer as hqs dele. batman: veneno é um presente e merece todo o reconhecimento do mundo (ainda mais com um arco do Alfred tão bom e só 140 páginas.)
comentários(0)comente



Fabinho 17/05/2022

Clássico
Já havia lido essa hq na infância e tive a mesma sensação gostosa ao reler. Tem aquelas soluções inocentes de roteiro como eram os quadrinhos dos anos 70, 80 e 90
comentários(0)comente



Nerdilizando Tudo 17/04/2022

HQ muito boa!!!
Aqui vamos ver o Batman cair no fundo do poço quando ele se vicia em uma droga que deixa ele mais forte, e vamos acompanhar o processo de desintoxicação do homem morcego. Uma história muito interessante do Batman, vale a pena.
comentários(0)comente



Pagd 12/12/2021

Batman Veneno
Uma história interessante na qual o homem morcego traumatizado começa a usar drogas para ficar mais forte e consegue, mas perde um pouco de sanidade também.
comentários(0)comente



Pedro2361 04/11/2021

Triste.
Angustiante demais. O início é triste, o desenvolvimento é agonizante, e a conclusão triste do mesmo jeito. Porém não deixa de ser interessante, é uma história perfeita pra tratar de vício, de drogas e etc, muito bem planejada e roteirizada.
Lua 04/11/2021minha estante
Uiuiuii




aku. 24/10/2021

Leitura curta, rápida e agradável
Por ser um conto do Batman e só conter cerca de 5 capítulos de 25/32 páginas cada, a história é bem curta, mas é uma narrativa muito bem fluída e interessante, do tipo que te prende até que você termine.
comentários(0)comente



Luiz819 05/10/2021

Uma HQ corajosa
Batman veneno é uma HQ bastante corajosa, pois ela aborda uma fragilidade do Batman. De fato, estamos acostumados a ver o Batman como super herói, quase sem falhas e sempre bem preparado. No entanto, aqui vamos lidar com um Batman viciado numa droga, e apesar de uma justificativa, mostra um lado humano e de falha do homem morcego. Achei muito interessante a DC autorizar uma estória envolvendo esse aspecto, já que se trata de um personagem consagrado e sabemos que há sempre um tato maior em lidar com personagens desse grau.
Ademais, a estória também envereda para um lado que parece mais um filme de ação dos anos 80 e 90. Eu gosto desses filmes, mas não acho que combinou muito bem com o personagem. Isso pode ter sido uma percepção pessoal exclusiva.
Todavia, é uma boa estória que vale a pena manter na coleção, pois duvido que veremos estórias desse tipo num futuro próximo já que estamos na era de parecer perfeitos e super heróis em tudo.
comentários(0)comente



Paulo 15/08/2021

Uma ótima história do personagem!
Veneno é um arco de história do Batman onde mostra uma das faceta do herói nunca antes explorada em suas revistas, a sua relação com uso de drogas. Para algumas pessoas é inimaginável enxergarmos o personagem nessa situação, contudo mesmo com todo preparo, dedicação e recursos o Batman é um ser humano falível como qualquer um de nós. E um dia para vergonha do protagonista ele se submeteu a esse mal. Frustrado por conta de um fracasso em uma missão e ter deixado uma jovem garota morrer afogada porque não tinha força suficiente para remover as pedra de um desabamento em uma estação de água. Nosso herói se envolve com um cientista que desenvolveu uma droga que oferece para seu usuário super força, agilidade e resistência. No começo ele rejeita a proposta que o pesquisador lhe faz oferecendo algumas unidades do remédio, mas em decorrência dos benefícios do tóxico ele cede e começar a ingerir os comprimidos acreditando que seriam a solução para suas limitações no combate ao crime. O uso dos alucinógenos como esperado proporcionou ao herói um desempenho extraordinário, de repente a falta de força e o cansaço físico não eram mais problemas para ele.

Porém o que o Homem Morcego não percebia era que o uso da substância estava mexendo com sua personalidade e fazendo ele ser um justiceiro cada vez mais extremo e truculento com os bandidos, além de um dependente contumaz de drogas. No desenrolar dos acontecimentos descobrimos que tudo não passava de uma conspiração maligna e o nosso herói está no olho do furacão. Como ele vai resolver essa situação, visto que ele se tornou um viciado e sua relação com o Alfred está cada vez mais abalada, a ponto de o mordomo pedir demissão por não aguantar mais conviver com seu patrão? Veneno é uma história de tirar o fôlego, bem escrita, desenhada e corajosa por mostrar um Batman falível e vulnerável. Além de ser tudo isso a revista também contém uma aventura frenética e mostra uma das melhoras performances do personagem abordadas até então. O quadrinho para mim é uma das grandes história do Batman, super recomendo sua leitura.
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR