Rosa de Versalhes #05

Rosa de Versalhes #05




Resenhas - Rosa de Versalhes #05


11 encontrados | exibindo 1 a 11


°1987° 15/09/2021

Esse foi o melhor volume. Gosto da forma como as coisas foram amadurecendo com o passar dos volumes.
comentários(0)comente



Giuliano.Behring 10/09/2021

Enfim um clássico bom!!!
Neste último volume de "Rosa de Versalhes" não me refiro apenas a este volume (volume 5) nessa resenha, mas sim a série como um todo.
Cara, que viagem foi Rosa de Versalhes, como historiador em formação, várias coisas eu sabia que eram mentira (os fatos históricos quase todos kkkkk), mas mesmo assim não nego que foi uma experiência e tanto, em especial pela MARAVILHOSA protagonista que é a Oscar e as interações que ela traz, excelente personagem, que na situação japonesa de 1970 é importantíssima para a independência e emancipação feminina, uma personagem forte e decidida, simplesmente fenomenal.
Existe a questão bissexual no mangá que é pouco explorada, afinal é um mangá de 1973 né, e naquela época não havia tanta liberdade na sociedade para se expor um tema tão delicado para os contemporâneos do mangá, acho que se fosse feito hoje em dia, veriamos a Oscar ficando com mais alguém além do oar romântico dela hihihihi.
Inclusive, acho que a autora poderia ter nos poupado de alguns exageros desse par romântico da Oscar, por que sinceramente, eu até gostava, mas depois dele quase matar ele e quase estuprar ela eu infelizmente fui obrigado a odiar o cara.
Outra coisa sobre Rosa (de Versalhes) é que existem diálogos em TODAS AS PÁGINAS o que torna a leitura muuito mais lenta do que normalmente podemos ver em um mangá, isso não necessariamente é um fator negativo, mas admito que me surpreendi com o tempo que eu levava para terminar um volume (2 em 1).
Acho que o último ponto que quero levantar nessa resenha é que a edição que a JBC lançou é muito linda, a capa de cores pastéis, as páginas de papel de excelente qualidade, mas cara, por que colocar uma review da obra como um todo no final de cada volume??? Eu tomei spoiler do final do mangá no primeiro volume e eu ODEIO quando isso acontece, se você pretende ler Rosa no físico, eu recomendo que NÃO LEIA a parte final do volume, deixe pra ler quando acabar todos os volumes, ou você vai tomar um spoilerzão na boca.
Enfim, Rosa é um excelente romance, e recomendo demais pra quem gosta da revolução francesa e de personagens lindonas e poderosas. (Venha imediatamente para o fã clube da Oscar!!!)
Ana 13/09/2021minha estante
Que orgulho do meu historiador em formação S2; As cores pasteis acho que são um ponto negativo, pra falar a verdade...




Nath 17/08/2019

Um mangá á frente do seu tempo
Este foi um dos mangás mais incríveis que eu já li e considerado um dos mais importantes da história quadrinística japonesa. Um mangá que abordou com maestria o período da Revolução Francesa, com pinceladas de Filosofia e Política, e lançado originalmente no Japão em 1972.

Tem como protagonista a Oscar Jarjeyes, batizada e criada como um homem, já que na época não era possível para as mulheres outro destino afora o casamento. Na falta de um filho homem para suceder-lhe, o pai da Oscar decidiu cria-la como homem para ocupar o seu posto na carreira militar da guarda francesa. Contudo, apesar de vestir- se como homem militar, a Oscar nunca deixou de lembrar a todos que ela era sim uma mulher corajosa, independente e com uma carreira até então vista como prioritariamente do sexo masculino.

Todo o mangá abordou um contexto histórico rico e cuidadoso do panorama social anterior e durante a Revolução Francesa, com a população parisiense vivendo uma imensa pobreza e passando por um devastador período de fome, enquanto a aristocracia e a nobreza mostravam- se frios e impassíveis frente as privações da própria população. Uma desumanidade tamanha e dolorosamente cruel que não passou despercebida aos olhos da Oscar, a qual se mostrou sumariamente revoltada contra a nobreza quando presenciou o cruel assassinato de uma criança pobre pelas mãos de um cruel nobre. No futuro desse conturbado cenário político, o destino da Oscar será então abdicar do seu posto de general e lutar lado a lado com os grandes líderes revolucionários, todos inspirados pelos ideais do Iluminisno.

Maria Antonieta, a última rainha francesa, também foi protagonista nessa história. Ela teve o seu fatídico destino selado ao lado da Oscar, mesmo que ambas em lados diferentes.. A rainha foi retratada aqui como fútil e frívola para a devastada população parisiense; mas teve um “benevolente” resgate histórico do seu caráter, antes do derradeiro fim na guilhotina da Revolução..

Um mangá incrível e uma verdadeira aula de História, que vale a pena ser lido por todos. Eu finalizo essa saga completamente maravilhada por essa história! A editora JBC está de parabéns pelo encerramento primoroso desse que foi um dos maiores marcos da história dos mangás.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mili_ 17/05/2022

Bastante impactante toda a história. Triste pelos acontecimentos, porém ótimo mangá.
Estou bem apaixonada por todo o enredo.
comentários(0)comente



Cassi 16/02/2020

Mesclando personagens históricos e fictícios no shoujo mangá
O contexto histórico da Revolução Francesa, a trama de Maria Antonieta e as nuances do discurso feminista que permeiam a narrativa de Oscar sem dúvida tornam esse mangá uma leitura obrigatória, principalmente para os amantes de shoujos, uma vez que Rosa de Versalhes é o precursor do gênero como o conhecemos hoje.

Esse volume 5 em especial me comoveu bastante ao contar o julgamento de Maria Antonieta e o fim do romancoe com Fersen. Riyoko Ikeda mescla de forma muito competente personagens históricos e fictícios, tramas políticas e romance.

A narrativa é fluida, os desenhos e expressões dramáticas muito detalhados, assim como nos volumes anteriores, e o capítulo extra baseado em um caso verídico ocorrido na Hungria foi uma surpresa (e uma forma de acalentar a perda de personagens tão queridos com o desfecho da série).

Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Sarah 17/02/2022

Na próxima vez que reler, vou escrever uma resenha mais consistente, por enquanto digo apenas que fico triste com o fechamento da história mesmo ele sendo previsível. Também estou decepcionada que a edição brasileira tenha cortado as 3 outras pequenas histórias que aparecem em edições internacionais. Elas não afetam na história principal, mas ainda assim, se é para termos uma única coleção depois de anos esperando, porque não uma edição completa?
comentários(0)comente



Denise 11/09/2022

Vol. 5
Mesmo já sabendo o desfecho, não deixa de ser triste. Ainda tinha esperança de um final diferente para Oscar, por ser personagem fictícia, mas ainda assim foi o mais lógico para seu papel. Excelente mangá.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



NIX 05/09/2021

Esse foi o melhor volume. Gosto da forma como as coisas foram amadurecendo com o passar dos volumes.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR