A Máscara da Morte Rubra e Outros Contos de Poe

A Máscara da Morte Rubra e Outros Contos de Poe




Resenhas - A Máscara da Morte Rubra


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Allison 11/09/2023

Tentativa de transpor o texto de Poe pelas mãos de um mestre do claro e escuro
Apesar das belíssimas ilustrações aqui, Bataglia não consegue transportar a aura do texto de Poe em completo, como grande parte das adaptações foram feitas para ocupar revistas periódicas de quadrinhos, muitos dos textos são repicados e condensados para caber nas páginas. Outro ponto a destacar é o fato de que muito da magia dos textos do Edgar é justamente a construção do conto, e como disse, o limite de páginas atrapalha muito desse trabalho, uma pena.
comentários(0)comente



Allison 11/09/2023

Tentativa de traspor
Apesar das belissimas ilustrações aqui, Bataglia não consegue transportar a aura do texto de Poe em completo, como grande parte das adaptações foram feitas para ocupar revistas periódicas de quadrinhos, muitos dos textos são repicados e condensados para caber nas páginas. Outro ponto a destacar é o fato de que muito da magia dos textos do Edgar é justamente a construção do conto, e como disse, o limite de páginas atrapalha muito desse trabalho, uma pena.
comentários(0)comente



ramonbacelar 23/08/2019

A morte da máscara rubra
A MÁSCARA DA MORTE RUBRA E OUTROS CONTOS DE POE
É impressionante a quantidade de boas adaptações dos contos de Edgar Allan Poe. Reed Crandall na Creepy Magazine talvez seja meu predileto , até encontrar o trabalho do Battaglia.
Ele consegue traduzir o poderoso estilo imagético do escritor americano de modo primoroso, como se seu nanquim trabalhasse em uníssono com o texto, na criação de climas e atmosferas que vão do gótico decadente, onírico ao dramático.
Se existe um ponto em comum nestes contos, seria a capacidade do autor em adequar suas técnicas para os fins a que se destinam.

Vamos a eles, com breves observações:
O Rei Peste
Este conto leve com ótimo senso de humor, abre esta coletânea de modo adequado.
Nota: 8.8

A Queda da Casa de Usher
Aqui o autor abre de vez as portas do canil e o estrago está feito!
Além de genial desenhista, ele faz um ótimo trabalho de condensação dos essenciais do texto original e produz uma das melhores adaptações.
Nota: 9.8

Ligeia
Um dos trabalhos mais emblemáticos e que melhor traduz os principais temas do escritor. O virtuosismo do desenhista traduz fielmente a “angústia Poeana” de modo soberbo. Simplesmente lindo.
Nota: 10

Hop Frog
Outra criação leve e divertida, ainda que um tanto triste e trágico. Aqui a arte está mais contida com ótimas soluções visuais. Sua arte me lembra alguns artistas das “narrativas ilustradas”(na falta de uma definição mais adequada) da primeira metade do século XX.
Nota: 8.0

A Aposta
Um conto onde o autor exercita sua pena no humor negro jocoso e acerta o tom (ainda que sua conclusão seja um pouco brusca). A técnica, concepção visual e execução são de cair o queixo, pura felicidade!
Nota: 9.5

A Máscara da Morte Rubra
Outra história vívida e atualizada com uma sensibilidade moderna. O texto é conciso e a narrativa flui como um rio de águas claras, enquanto nossos olhos acompanham a pena mágica do autor a um final apoteótico.
Nota: 10

O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena
Um dos melhores e mais fiéis contos da coleção. Alguns dizem que suas histórias de inclinações humorísticas carecem do mesmo brilho que seus clássicos, mas concordo em parte: este humor quando mesclado ao macabro rende ótimas histórias.
Aqui o trabalho de claro escuro e sombreado estão mais bonitos que nunca e o maior número de páginas dá espaço para o autor expandir seu senso do ridículo, patético, irônico e absurdo. O desfecho guarda semelhanças com outra história, mas não vou estragar a surpresa.
Nota: 9.0

A Extraordinária aventura de Hans Pfaall
A mais longa adaptação deste livro maravilhoso. Achei o início desta narrativa um tanto técnica e maçante, mas a segunda metade, ainda que careça de um melhor espaço e desenvolvimento dá conta do recado. O trabalho do Battaglia ao longo das eras, sempre oferece ao leitor ótimas soluções visuais, criatividade e beleza estética. Um artista em constante transformação.
Nota: 8.0

Posfácio
O ótimo Posfácio revela o típico rebelde outsider que respeita sua arte como se sua vida dependesse disso.
comentários(0)comente



MiojoGeek 20/08/2019

A Máscara da Morte Rubra foi um projeto que eu apoiei no catarse, no início do ano, capitaneado pelo selo da @FIGURAEDITORA, que tem trazido materiais bem interessantes de mestres da nona arte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A hq reúne oito contos escritos por Edgar Allan Poe, belamente adaptados e ilustrados por Dino Battaglia. São noventa páginas com histórias já conhecidas, como a que dá nome a hq e A Queda da Casa de Usher, além de trazer um lado mais leve de Poe que geralmente é pouco comentada, como a deliciosa, e minha favorita, Hans Pfaall.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um projeto bem editado, com boas escolhas de materiais para um acabamento a altura da obra, e com prefácio do premiado quadrinista brasileiro @marcello.quintanilha
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dino Battaglia realmente é um poeta da narrativa, como descrevem seus amigos. Uma boa leitura para esse que foi meu primeiro apoio a essa editora que tem se destacado no mercado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha nota para essa hq é 9/10. Em breve, Mort Cinder.

site: https://www.instagram.com/p/B0CY5dSjMbI/
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR