Heimat

Heimat




Resenhas - Heimat: Ponderações de uma alemã sobre sua terra e história


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Josi 17/04/2024

Heimat
As ilustrações são lindas e super coloridas. A historia em si não me cativou tanto então demorei bastante pra terminar
comentários(0)comente



EduardoCDias 17/03/2024

Que história!
Uma alemã, radicada nos EUA, resolve pesquisar sobre sua família no interior da Alemanha, no período da II Guerra e, entre descobertas, decepções e alívio, descobre fatos muito importantes para ter orgulho de ser alemã.
comentários(0)comente



Livia Barini 29/06/2023

Bonzinho
Eu esperava gostar mais deste livro.

Achei interessante conhecer o "apagamento" que aconteceu na cultura alemã, onde ninguém falava sobre a guerra; seja por culpa, por ter perdido um ente querido, por ter ido para os campos de batalha e voltado traumatizado, por ter enfrentado muitas dificuldades...

Mas sinceramente achei um livro difícil de ler.
Primeiro porque a autora busca conhecer o passado do avô paterno, materno e do bisavô. E como se refere a todos como avô, eu ficava ali tentando entender de qual deles ela estava falando.

Segundo porque as gravuras são colocadas no meio da página, no meio do texto. Você tem que ficar ali pulando a imagem e buscando a linha, muitas vezes torta, do outro lado com o final da frase. Cansativo.

Terceiro porque a autora insere no texto muita coisa aleatória que não tem relação direta com a história, talvez para mostrar um pouco da Alemanha. Temos sapatos, cola, e muitos achados de sebos... e as fotos eram o pior: será que o rapaz da foto é da família dela? E, em geral, não era.

É um bom livro, mas não me encantou.
comentários(0)comente



Luzrk1910 06/04/2023

Mais ou menos.
Nao é o estilo de leitura que mais gosto, li não por curiosidade mas sim por ser uma leitura escolar, o que facilmente me faz não ter vontade de ler. Acredito que se não fosse por isso, e sim por vontade própria teria entendido melhor, aproveitado o livro.
comentários(0)comente



Claudia.Michelin 19/01/2023

Heimat
Heimat é apresentado como um romance gráfico. A autora busca sua identidade, busca a sua história através da família. Achei um pouco confuso. Mas foi uma experiência de leitura interessante.
comentários(0)comente



Ghi 11/01/2023

É até difícil descrever a experiência dessa leitura tão singular, tanto no gênero como na forma. É um livro grande, grosso, ricamente ilustrado, com fotos, colagens, quadrinhos, desenhos... A trajetória da Autora, Nora Krug, em busca da história de seus ancestrais, de explicações e acima de tudo de aplacar a culpa de ser alemã.
comentários(0)comente



Jade.DamAsio 08/01/2023

HEIMAT e a busca pela identidade
Nora Krug demonstra em sua obra a mais pura necessidade de se reconetar, a busca pelo seu heimat só pode ser encontrada pelas memórias e fontes históricas deixadas pelos seus parentes, dua Heimat só começou a existir a partir da sua profunda necessidade de encontrar, a partir de detalhada pesquisa genealógica, um lugar para chamar de "seu", um lugar onde não "dói " ser uma alemã. A obra trata sobre a história, a identidade e o sentido da palavra "pertencimento". Também vi nessa obra uma resposta ao quadrinho Maus de Art Spiegelman, demonstrando que também existem sobreviventes alemães da guerra e que apesar das contradições, Nora se reconcilia com o seu temido passado. Valeu a leitura!
comentários(0)comente



Eduardo.Mathias 28/09/2022

HEIMAT é um registro jornalístico histórico importantíssimo
Eu usualmente não resenho quadrinhos, até pelo sistema skoob acabar classificando-os como livros quando há resenha deles, porém abro uma exceção pra HEIMAT
HEIMAT mistura um texto extremamente histórico jornalístico com um registro pessoal que faz com o que o leitor fique de olhos marejados
Junto a Maus, é um registro importantíssimo da segunda guerra sem as falácias Arendtianas que a mídia vende
É um livro pra tempos como esses
comentários(0)comente



Tuyl 30/11/2021

Muito bom! Incrível a coragem de se expor em um tema muito sensível e, com isso, nos presentear com esse belo livro.
comentários(0)comente



Vivi 18/11/2021

PERFEITA!
Umas das Hqs mais fantásticas da história. Rica não só pela temática mas, por arte gráfica, fotos, recortes, cartas, cópias de arquivos e textos .
Uma caça a sua história vida e uma busca onde acompanhamos uma geração inteira. E todo o seu conflito doloroso
sobre ser alemã e o papel de sua família desempenhou no Holocausto período que até hj dói em nossos corações toda a monstruosidades.
Inesquecível e maravilhosa!
Quem muito procura tb pode encontrar coisas pra lá de reveladora.
? Significado da palavra ?pertencer?.
?Uma paisagem ou localidade real, imaginária ou construída, à qual uma pessoa associa uma sensação imediata de familiaridade.? Esse é o significado da palavra alemã ?heimat? que neste livro se combina a uma pergunta-chave: ?Como saber quem você é sem entender de onde você veio??.
Nora Krug nasceu décadas após a queda do regime nazista, mas a sombra da Segunda Guerra Mundial parecia sempre à espreita durante sua juventude. Ela, no entanto, sabia pouco sobre o envolvimento de sua família na guerra, seus pais e avós nunca falavam sobre isso. Depois de doze anos vivendo nos Estados Unidos, decidiu que precisava olhar para trás e, principalmente, fazer as perguntas que nunca tinha feito. De volta à Alemanha, Krug visitou arquivos, realizou pesquisas e entrevistou familiares, descobrindo histórias como a de seu avô materno, que foi mecânico e motorista durante a guerra, e a do irmão de seu pai, Franz-Karl, que morreu ainda adolescente quando era soldado da SS.
O resultado é um livro único, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto ao mesmo tempo que apaga as fronteiras entre diário, narrativa em quadrinhos e caderno de colagens e anotações. Enquanto Krug mergulha na hora mais escura do século XX e tenta entender o lugar de sua família nisso tudo, somos levados por um relato incisivo, perturbador, uma obra sem igual no universo das HQs.
comentários(0)comente



Cris 24/10/2021

24.10.2021
Gostei muito principalmente pela forma do livro que é em formato de gravuras, recortes, cartas, documentos transcritos, fotografias, como um diário. Sem deixar de ser angustiante em algumas passagens, quando a autora está em busca de sua Heimat, e a descoberta de, se seus antepassados eram ou não nazistas. Esse processo de descoberta, acaba trazendo à tona sentimentos que por muitos anos ficaram guardados pelos membros de sua família, tanto por parte de pai quanto de mãe.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



afonsojr 20/05/2021

Obra de arte
Recomendo demais a obra de Nora Krug sobre a relação de sua família alemã com a Segunda Guerra Mundial. O trabalho gráfico é impecável e a narrativa em primeira pessoa aproxima o leitor à angústia vivenciada pela autora, que busca no passado a presença ou não de relações fortes entre seus antepassados e o nazismo. Vale a pena percorrer o relato de Krug e se deslumbrar, ou ficar permanentemente intrigado, com as colagens e desenhos da autora. Como diria julgadores de escola de samba, a obra é "DEZ, NOTA DEZ".
comentários(0)comente



Kamila Medeiros 27/04/2021

Sensacional
Uma das coisas mais delicadas e belas que li sobre a Segunda Guerra Mundial. Quando chegamos ao fim, queremos voltar ao começo.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR