Heimat

Heimat




Resenhas - Heimat: Ponderações de uma alemã sobre sua terra e história


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Livia Barini 29/06/2023

Bonzinho
Eu esperava gostar mais deste livro.

Achei interessante conhecer o "apagamento" que aconteceu na cultura alemã, onde ninguém falava sobre a guerra; seja por culpa, por ter perdido um ente querido, por ter ido para os campos de batalha e voltado traumatizado, por ter enfrentado muitas dificuldades...

Mas sinceramente achei um livro difícil de ler.
Primeiro porque a autora busca conhecer o passado do avô paterno, materno e do bisavô. E como se refere a todos como avô, eu ficava ali tentando entender de qual deles ela estava falando.

Segundo porque as gravuras são colocadas no meio da página, no meio do texto. Você tem que ficar ali pulando a imagem e buscando a linha, muitas vezes torta, do outro lado com o final da frase. Cansativo.

Terceiro porque a autora insere no texto muita coisa aleatória que não tem relação direta com a história, talvez para mostrar um pouco da Alemanha. Temos sapatos, cola, e muitos achados de sebos... e as fotos eram o pior: será que o rapaz da foto é da família dela? E, em geral, não era.

É um bom livro, mas não me encantou.
comentários(0)comente



Kamila Medeiros 27/04/2021

Sensacional
Uma das coisas mais delicadas e belas que li sobre a Segunda Guerra Mundial. Quando chegamos ao fim, queremos voltar ao começo.
comentários(0)comente



Tuyl 30/11/2021

Muito bom! Incrível a coragem de se expor em um tema muito sensível e, com isso, nos presentear com esse belo livro.
comentários(0)comente



EduardoCDias 17/03/2024

Que história!
Uma alemã, radicada nos EUA, resolve pesquisar sobre sua família no interior da Alemanha, no período da II Guerra e, entre descobertas, decepções e alívio, descobre fatos muito importantes para ter orgulho de ser alemã.
comentários(0)comente



DaniBooks 18/05/2020

Heimat
Heimat foi uma grata surpresa. É umamistira de HQ com ilustrações e colagens, além de fotografias.

Esse livro é uma autobiografia. A autora nos conta como o Holocausto afetou o sentimento de nacionalismo nos alemães, a forma como eles passaram a ter dificuldade em se declarar alemães, a vergonha que o Nazismo deixou de herança no povo.

Nora Krug nos conta a busca por sua identidade, pela sensação de pertencimento. Ela vai atrás da história de sua família e descobre alguns envolvidos com o Nazismo. Porém, descobre tantas nuances, pois são seres humanos, que conhecê-los faz com que ela se reconcilie com o fato de ser alemã.

Um livro lindíssimo, que não nos deixa esquecer os horrores da Guerra. Uma história sobre preconceito, sobre ódio, sobre família, sobre reconciliações e sobre identidade. Adorei a leitura, a edição caprichada e a relevância da história.
comentários(0)comente



afonsojr 20/05/2021

Obra de arte
Recomendo demais a obra de Nora Krug sobre a relação de sua família alemã com a Segunda Guerra Mundial. O trabalho gráfico é impecável e a narrativa em primeira pessoa aproxima o leitor à angústia vivenciada pela autora, que busca no passado a presença ou não de relações fortes entre seus antepassados e o nazismo. Vale a pena percorrer o relato de Krug e se deslumbrar, ou ficar permanentemente intrigado, com as colagens e desenhos da autora. Como diria julgadores de escola de samba, a obra é "DEZ, NOTA DEZ".
comentários(0)comente



Vivi 18/11/2021

PERFEITA!
Umas das Hqs mais fantásticas da história. Rica não só pela temática mas, por arte gráfica, fotos, recortes, cartas, cópias de arquivos e textos .
Uma caça a sua história vida e uma busca onde acompanhamos uma geração inteira. E todo o seu conflito doloroso
sobre ser alemã e o papel de sua família desempenhou no Holocausto período que até hj dói em nossos corações toda a monstruosidades.
Inesquecível e maravilhosa!
Quem muito procura tb pode encontrar coisas pra lá de reveladora.
? Significado da palavra ?pertencer?.
?Uma paisagem ou localidade real, imaginária ou construída, à qual uma pessoa associa uma sensação imediata de familiaridade.? Esse é o significado da palavra alemã ?heimat? que neste livro se combina a uma pergunta-chave: ?Como saber quem você é sem entender de onde você veio??.
Nora Krug nasceu décadas após a queda do regime nazista, mas a sombra da Segunda Guerra Mundial parecia sempre à espreita durante sua juventude. Ela, no entanto, sabia pouco sobre o envolvimento de sua família na guerra, seus pais e avós nunca falavam sobre isso. Depois de doze anos vivendo nos Estados Unidos, decidiu que precisava olhar para trás e, principalmente, fazer as perguntas que nunca tinha feito. De volta à Alemanha, Krug visitou arquivos, realizou pesquisas e entrevistou familiares, descobrindo histórias como a de seu avô materno, que foi mecânico e motorista durante a guerra, e a do irmão de seu pai, Franz-Karl, que morreu ainda adolescente quando era soldado da SS.
O resultado é um livro único, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto ao mesmo tempo que apaga as fronteiras entre diário, narrativa em quadrinhos e caderno de colagens e anotações. Enquanto Krug mergulha na hora mais escura do século XX e tenta entender o lugar de sua família nisso tudo, somos levados por um relato incisivo, perturbador, uma obra sem igual no universo das HQs.
comentários(0)comente



Jonas (@castelodepaginas) 05/06/2020

Heimat
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/heimat-ponderacoes-de-uma-alema.html
comentários(0)comente



Jean Bernard 27/03/2020

Um tratado sobre a culpa
Convivendo com sentimentos de culpa pelas atrocidades cometidas pelo seu povo durante a segunda guerra, a autora parte em busca da história de seus antepassados. Uma busca incrível retratada aqui em formas de ilustrações e colagens. Difícil denominar essa obra que mistura livro ilustrado, quadrinho e reproduções reais de fotos e documentos.
Incrível! Sensível! Belo!
comentários(0)comente



Josi 17/04/2024

Heimat
As ilustrações são lindas e super coloridas. A historia em si não me cativou tanto então demorei bastante pra terminar
comentários(0)comente



Luan 22/06/2020

Encontrando o passado
Profundo e cheio de descobertas, Haimat nos proporciona um olhar reflexível sobre o passado. A alemã Nora Krug decide ir atrás de sua Heimat, palavra que significa “uma paisagem ou localidade real, imaginária ou construída, à qual uma pessoa associa uma sensação imediata de familiaridade”, mas para descobrir qual é o seu lugar é necessário saber sobre suas origens, revisitar e conhecer memórias, suas e de seus familiares, respectivamente.
Nascida algumas décadas após o nazismo, Krug é o retrato de uma geração reprimida e envergonhada pelos atos deploráveis que sua nação cometeu ao assassinar mais de 6 milhões de judeus. Não há espaço para patriotismo e orgulho em ser alemão. Morando nos Estados Unidos, suas viagens para a Alemanha são simbólicas, metafóricas e também físicas. Ela compartilha suas descobertas, aflições e temores numa espécie de diário que mistura texto com ilustrações, quadrinhos em sua forma inconfundível com requadros e balões e colagem de fotografias e documentos. Suas buscas são por respostas e autoafirmação sobre sua origem e seus antecessores: será ela fruto de pais, tios e avós nazistas? Sua família rebelou-se contra o regime ou apenas calou-se e foi conivente, de forma covarde, com todas as atrocidades cometidas por Adolf Hitler? Todas essas questões serão devidamente respondidas em sua saga atrás de informações, documentos oficiais e relatos de parentes e terceiros.
Sempre com um olhar crítico, Nora deixa claro que o intuito não é se vitimizar ou sentir pena daqueles que tiveram suas vidas atreladas ao Nazismo. “As únicas vítimas são os judeus”. O que nos cativa é seu desejo legítimo e humano em saber sobre a linhagem que carrega. O regaste histórico sobre o contexto no qual sua família viveu é produzido de forma honesta com fotos arquivos utilizados e conversas (nas páginas finais são disponibilizadas as fontes utilizadas pela autora).
Heimat é um exemplo de como a arte, sobretudo no século XXI, tornou-se simultânea e mais comunicativa do que nunca. É difícil dizer o que esse livro é, mas é fácil entender seu propósito e mensagem. Além do conteúdo, o design é totalmente despojado e inventivo com composições modernas e agradável. As artes visuais seguem o mesmo fluxo alternativo e leve, em alguns momentos mais sofisticada, mas na maioria das vezes um tanto caricata e singular, o que deu um contraste perfeito ao tema.
Fabrício 01/07/2020minha estante
Vale mesmo a pena ler?


Luan 06/07/2020minha estante
Vale sim! É uma obra muito versátil, dinâmica e plural. Trabalha com N formas diferentes de linguagem. Não é um quadrinho nada convencional, pode causar estranheza pela forma, mas o conteúdo é implacável. Uma das minhas melhores leituras do ano.


Fabrício 06/07/2020minha estante
Obrigado pela dica. ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paloma 01/11/2020

Novo Clássico.
Uma obra-prima! É a melhor palavra que encontrei para definir o trabalho da alemã Nora Krug. A HQ reúne um primoroso levantamento documental e uma arguta reflexão acerca do conceito "Heimat". O desconforto da autora diante da sua própria construção identitária proporciona o questionamento acerca da memória do Holocausto e o peso dessa "herança", sobretudo, para os alemães. Leitura indispensável, ao lado de "Maus", em tempos sombrios e atuais.
comentários(0)comente



Kaire 16/11/2020

"Heimat" é sobre a valorização das coisas que transformam um lugar em lar.
Ler HEIMAT, da Nora Krug, uma história sobre a culpa herdada por uma alemã, me trouxe ótimos questionamentos a respeito de pertencimento e consequência coletiva.

Entender a ilusão por trás do conceito de Nação não é difícil, mas se desapegar dos laços afetivos construídos a partir disso é quase impossível. Ao longos das histórias citada, dá para compreender a culpa por querer estar e se orgulhar do lugar onde nasceu, criou e foi feliz mas que agora é conhecido como sinônimo de maldade absoluta (a parte do grupo de judeus falando sobre a saudade mostra bem isso). A autora, de modo claro, mostra que não deseja que tudo seja esquecido ou ignorado, mas questiona a identidade coletiva que foi imposta como consequência e busca no passado a reconstrução familiar.

Por mais trabalho que eles tenham para fazer com que a História não se repita, ainda há um peso que parece tornar impossível o não retorno. Ao ler sobre a derrota que o Brasil sofreu na Copa de 2014, por exemplo, ela mostra como humildade dos alemãs foi exaltada por muitos, ao mesmo tempo que a mídia falava sobre como foram invencíveis e implacáveis, no sentido mais estereotipado, contribuindo, mais uma vez, para essa visão de excelência que faz com que o mundo tema uma segunda onda de extremos.

"Heimat" não é sobre soberania, mas sobre valorização das coisas que transformam o lugar em lar. É sobre a capacidade de entender e reconhecer a construção de cada um, seja esse o caminho de um um indivíduo ou de um povo. É sobre entender para não repetir; a constituição de uma nação se faz daí. Podem participar dessa jornada de reconstrução sem medo, pois vale muito a pena.
comentários(0)comente



Ghi 11/01/2023

É até difícil descrever a experiência dessa leitura tão singular, tanto no gênero como na forma. É um livro grande, grosso, ricamente ilustrado, com fotos, colagens, quadrinhos, desenhos... A trajetória da Autora, Nora Krug, em busca da história de seus ancestrais, de explicações e acima de tudo de aplacar a culpa de ser alemã.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR