Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis


Compartilhe


Quincas Borba





Com apresentação de Emicida e texto de Jeferson Tenório, a nova edição da Antofágica conta com mais de 60 artes inéditas de Samuel de Saboia.

Quincas Borba é um cachorro, mas esse também é o nome de seu dono, um filósofo de Barbacena, Minas Gerais. Quando este rico pensador morre, deixando para trás uma grande fortuna, seu amigo Rubião é nomeado o único herdeiro da herança. Mas o ex-professor só colocaria as mãos no dinheiro sob uma condição – cuidar e zelar pela vida de Quincas Borba, o cão.

Publicado em 1881, Quincas Borba é o romance machadiano que melhor expõe os dilemas de personagens em uma sociedade de interesses em transição do século XIX para o XX. Ao narrar a transformação da pacata vida de Rubião em um herdeiro-capitalista que atrai os mais diversos tipos de interesseiros, encontrando no caminho o amor e a loucura, Machado constrói uma história na qual o leitor contemporâneo reconhece personas que perduram na sociedade brasileira até hoje.

Esta edição da Antofágica conta com ilustrações do renomado artista recifense Samuel de Saboia e texto de apresentação de Emicida. Rogério Fernandes dos Santos, doutor em Letras pela USP, assina as notas do livro. Nos posfácios, o professor da UERJ e crítico literário João César de Castro Rocha escreve um ensaio sobre a tessitura do romance machadiano e o processo de (re)escrita de Quincas Borba. Ana Paula Salviatti, mestre em história econômica pela USP, disserta sobre a transição de um homem livre e sem posses numa sociedade escravocrata, enquanto o escritor e doutorando em teoria literária Jeferson Tenório assina um posfácio sobre as múltiplas leituras do romance machadiano.

EXTRA: Ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Raphael Valim, especialista no autor e doutorando pela USP. A primeira aula deve ser vista em um momento anterior à leitura, e a segunda, após a experiência do livro.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (88)

ver mais
Quincas Borba
Quincas Borba
Quincas Borba
Quincas Borba

Similares

(47) ver mais
A Mão e a Luva
Esaú e Jacó
Ressurreição
A Carteira

Resenhas para Quincas Borba (589)

ver mais
Percorrendo o caminho da loucura
on 21/12/10


Da ganância à loucura. Será q Rubião tinha em Barbacena, uma vida mais vazia do que no Rio?? Não creio. Lenta e gradativamente Assis narra o como o pobre e ingênuo Rubião perde a sanidade, e ganha uma bela "crise mental". Nessa trajetória, Assis não nos poupa de críticas contra a sociedade hipócrita, medíocre, cheia de vaidade, vazia de valores. Impossível simpatizar com quaisquer personagem. Talvez, um pouco, com D.Fernanda. A única que demonstrou o mínimo de compaixão. E Quincas ... leia mais

Vídeos Quincas Borba (6)

ver mais
Audiobook: Quincas Borba - Machado de Assis| Audiolivro Completo

Audiobook: Quincas Borba - Machado de Assis|

Bookshelf Tour 2021: Parte 3 | VEDA 15 | Raíssa Baldoni

Bookshelf Tour 2021: Parte 3 | VEDA 15 | Raís

RESENHA #134: QUINCAS BORBA, de MACHADO DE ASSIS

RESENHA #134: QUINCAS BORBA, de MACHADO DE AS

Resenha Quincas Borba: ao vencedor, as batatas!

Resenha Quincas Borba: ao vencedor, as batata


Estatísticas

Desejam701
Trocam324
Avaliações 3.8 / 13.278
5
ranking 31
31%
4
ranking 36
36%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

28%

72%

Ariela
cadastrou em:
10/10/2021 15:20:02
Ariela
editou em:
10/10/2021 15:20:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR