Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis


Compartilhe


Quincas Borba (L&PM Pocket #51)


Edição anotada, com biografia do autor e panorama da vida cotidiana da época.




"Ao vencedor as batatas!"

Como ler Machado de Assis (1839-1908), o grande escritor brasileiro, autor de uma obra tão rica quanto múltipla, que tanto disse sobre o Brasil e sobre a natureza humana? Esta nova edição de Quincas Borba, romance publicado em 1891 – já em uma nação republicana –, tem o objetivo de auxiliar o leitor a penetrar no mundo e a conhecer a mente de Machado de Assis. Revista e cotejada com a edição crítica do Instituto Nacional do Livro estabelecida pela Comissão Machado de Assis, traz, além de notas abundantes e de fácil compreensão, um farto material que possibilita um melhor entendimento sobre o autor e sua obra: uma biografia, uma cronologia, um panorama cultural do Rio de Janeiro e um mapa da época.

Quincas Borba, um dos mais conhecidos personagens machadianos, aparece pela primeira vez em Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), mas é no romance aqui publicado que sua filosofia, o Humanitismo – uma sátira às teorias evolucionistas em voga na época – se revela. Quincas, prestes a morrer, nomeia como único herdeiro Rubião, um humilde professor interiorano. De posse da fortuna, ele parte para o Rio de Janeiro em busca de status, sem, no entando, estar preparado para enfrentar os meandros da política, o poder da sedução e a traição, misérias da condição humana de que Quincas – louco ou lúcido? – falava no Humanitismo.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (81)

ver mais
Quincas Borba
Quincas Borba
Quincas Borba
Quincas Borba

Similares

(32) ver mais
Marta
A Carteira
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Ressurreição

Resenhas para Quincas Borba (152)

ver mais
Percorrendo o caminho da loucura
on 21/12/10


Da ganância à loucura. Será q Rubião tinha em Barbacena, uma vida mais vazia do que no Rio?? Não creio. Lenta e gradativamente Assis narra o como o pobre e ingênuo Rubião perde a sanidade, e ganha uma bela "crise mental". Nessa trajetória, Assis não nos poupa de críticas contra a sociedade hipócrita, medíocre, cheia de vaidade, vazia de valores. Impossível simpatizar com quaisquer personagem. Talvez, um pouco, com D.Fernanda. A única que demonstrou o mínimo de compaixão. E Quincas ... leia mais

Vídeos Quincas Borba (5)

ver mais
Pirlimpsiquice #5 - Quincas Borba (Machado de Assis)

Pirlimpsiquice #5 - Quincas Borba (Machado de

Quincas Borba - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

Bookshelf Tour 2018: Parte 3 | VEDA #20 | Um Livro e Só

Bookshelf Tour 2018: Parte 3 | VEDA #20 | Um

Quincas Borba

Quincas Borba


Estatísticas

Desejam558
Trocam326
Avaliações 3.8 / 8.930
5
ranking 29
29%
4
ranking 34
34%
3
ranking 29
29%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

32%

68%

Henrique
cadastrou em:
28/11/2018 09:48:27