Quinta Avenida, 5 da Manhã

Quinta Avenida, 5 da Manhã Sam Wasson


Compartilhe


Quinta Avenida, 5 da Manhã


Audrey Hepburn, Bonequinha de luxo e o surgimento da mulher moderna




No cartaz que divulgou o lançamento de Bonequinha de luxo (1961), Audrey Hepburn aparece elegante. Pequenos detalhes, porém, quebram a atmosfera clássica: uma cigarrilha pendendo no canto da boca e um gato pousado no ombro direito. Com o mesmo vestido longo negro, ela surge nas cenas iniciais do filme, interpretando a playgirl Holly Golightly. Desce de um táxi em frente à joalheria Tiffany's de Nova York. Carrega nas mãos, que vestem luvas compridas pretas, uma sacola de papel com seu café da manhã, um pão doce, e come enquanto observa as vitrines. Tanto a imagem que estampa o cartaz quanto a cena que abre a película representam uma grande mudança nos modelos de Hollywood e no papel feminino no cinema. Audrey Hepburn interpreta uma moça não muito casta, mas sofisticada e independente, deixando para trás o moralismo dos anos 1950 e traçando novos rumos para a mulher moderna.

Analisando elementos como esses e os bastidores da película, Sam Wasson mostra como o longa contribuiu para transformar a moda, a liberdade feminina e a indústria cinematográfica. Quinta Avenida, 5 da manhã, best-seller do New York Times, apresenta a primeira descrição completa da produção de Bonequinha de luxo. O autor traça o perfil de personagens fascinantes e desvenda detalhes pouco conhecidos pelo público. Truman Capote, por exemplo, autor da novela que deu origem ao roteiro, queria Marilyn Monroe para o papel principal. O diretor Blake Edwards foi responsável por boa parte do humor do filme. Audrey enfrentava o dilema de conciliar as tarefas de uma grande estrela de cinema com o papel de mãe. Edith Head, a figurinista da Paramount, teve de engolir a escolha dos vestidos de Givenchy... Escrito com humor, charme e elegância, o livro revela uma mudança cultural definitiva e transporta o leitor para a Nova York dos anos 1960.




Cinema / Biografia, Autobiografia, Memórias / Moda, Estilo e Beleza

Edições (1)

ver mais
Quinta Avenida, 5 da Manhã

Similares

(25) ver mais
Bonequinha de Luxo
As Divas na Cozinha
What Would Audrey Do?
A Mulher e o Cinema - Os dois lados da câmera

Resenhas para Quinta Avenida, 5 da Manhã (9)

ver mais
on 19/11/11


“Quinta Avenida – 5 da Manhã” é um livro que faz a gente ter toda uma noção de como é o processo criativo e de negociações constantes que é levar um filme até a grande tela. O trabalho de contextualização histórica feito por Sam Wasson é perfeito, estabelecendo muito bem todos os vértices que atuaram nos bastidores deste processo e indo até além ao mostrar as implicações que o lançamento de “Bonequinha de Luxo”, o filme, teve para a afirmação das mulheres nos anos 60. Difícil imaginar ... leia mais

Vídeos Quinta Avenida, 5 da Manhã (2)

ver mais
Bonequinha de Luxo | Clássicos do Cinema

Bonequinha de Luxo | Clássicos do Cinema

Breakfast at Tiffany's Opening Scene - HQ

Breakfast at Tiffany's Opening Scene - HQ


Estatísticas

Desejam239
Trocam4
Avaliações 4.3 / 192
5
ranking 43
43%
4
ranking 41
41%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
07/10/2011 10:09:12
M.Oliveira
editou em:
12/12/2015 12:28:47