Rachaduras

Rachaduras Natalia Timerman


Compartilhe


Rachaduras


Contos




Rachaduras elenca 22 contos que falam dos dilemas do desejo em uma sociedade marcada por insatisfações, medos inconscientes, impasses sociais e pela agitação dos acasos cotidianos. Os textos da autora apresentam uma escrita ao mesmo tempo segura e experimental, por meio de uma prosa límpida e permeada de oralidade.

O livro é dividido em três partes. Felizes para sempre, a seção de abertura, traz histórias de casamentos, vida com os filhos, noites atormentadas pela insônia e pelo ímpeto de mudança, pela aposta de, uma vez mais, alcançar o prazer incerto da vida diária. A promessa de felicidade duradoura se esvai nos meandros do cotidiano atarefado, no desgaste e nas pequenas fissuras das relações. O teor irônico do nome da primeira seção se repete na segunda parte, Príncipes e princesas, onde personagens em busca do amor romântico, ou simplesmente de satisfazer suas ilusões de paixão e interesse pelo outro, terminam por se desencontrar ou se desinteressar mutuamente. Em alguns dos contos a interferência das novas tecnologias indica que — além de facilitar a comunicação — as redes sociais, o celular e outros canais de informação também contribuem para os descaminhos dos desejos. A terceira parte, que fecha o volume, intitula-se Outros planos. Os contos ganham um alcance temático mais amplo e se abrem para experiências da conflagração do espaço urbano, da desigualdade e das diferenças agudas. A linguagem e a estrutura dos contos também se deslocam para uma elaboração mais tensa. Sobressai o uso de uma linguagem das ruas, das gírias e de falas involuntárias.

A experimentação também atinge a própria estrutura do conto, que tende a outras formas, como a do prontuário, da crônica e do diário. Algo da experiência pessoal da autora como médica psiquiátrica também avulta nessa seção sobre o descentramento do eu em um mundo de fortes contrastes, diversidade e sofrimento emocional.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Rachaduras

Similares


Resenhas para Rachaduras (10)

ver mais
Tive uma conexão imediata com esse livro
on 8/9/20


É difícil explicar a conexão que tive com esse livro de 22 contos sobre cotidiano, abordando assuntos como matrimônio, vida com os filhos, incertezas de escolhas diárias que impactam muito mais do que achávamos. Eu sei que muita gente vai ler esses contos e não vai achar nada de mais, mas eu senti tanta genuidade ali, que pra mim isso foi tudo e mais um pouco do que eu esperava. Nessa quarentena li bem pouco, quase nada comparado com antes e pegar um livro, mesmo que curto, e devorar d... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 60
5
ranking 12
12%
4
ranking 40
40%
3
ranking 40
40%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

12%

88%

Carol
cadastrou em:
16/06/2020 21:32:42
Jenifer
editou em:
20/06/2020 13:55:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR