Rachaduras

Rachaduras Natalia Timerman


Compartilhe


Rachaduras


Contos




Rachaduras elenca 22 contos que falam dos dilemas do desejo em uma sociedade marcada por insatisfações, medos inconscientes, impasses sociais e pela agitação dos acasos cotidianos. Os textos da autora apresentam uma escrita ao mesmo tempo segura e experimental, por meio de uma prosa límpida e permeada de oralidade.

O livro é dividido em três partes. Felizes para sempre, a seção de abertura, traz histórias de casamentos, vida com os filhos, noites atormentadas pela insônia e pelo ímpeto de mudança, pela aposta de, uma vez mais, alcançar o prazer incerto da vida diária. A promessa de felicidade duradoura se esvai nos meandros do cotidiano atarefado, no desgaste e nas pequenas fissuras das relações. O teor irônico do nome da primeira seção se repete na segunda parte, Príncipes e princesas, onde personagens em busca do amor romântico, ou simplesmente de satisfazer suas ilusões de paixão e interesse pelo outro, terminam por se desencontrar ou se desinteressar mutuamente. Em alguns dos contos a interferência das novas tecnologias indica que — além de facilitar a comunicação — as redes sociais, o celular e outros canais de informação também contribuem para os descaminhos dos desejos. A terceira parte, que fecha o volume, intitula-se Outros planos. Os contos ganham um alcance temático mais amplo e se abrem para experiências da conflagração do espaço urbano, da desigualdade e das diferenças agudas. A linguagem e a estrutura dos contos também se deslocam para uma elaboração mais tensa. Sobressai o uso de uma linguagem das ruas, das gírias e de falas involuntárias.

A experimentação também atinge a própria estrutura do conto, que tende a outras formas, como a do prontuário, da crônica e do diário. Algo da experiência pessoal da autora como médica psiquiátrica também avulta nessa seção sobre o descentramento do eu em um mundo de fortes contrastes, diversidade e sofrimento emocional.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
Rachaduras
Rachaduras

Similares


Resenhas para Rachaduras (36)

ver mais
Bom. Muito bom!
on 4/12/23


Fui agradavelmente surpreendido por esse livro. Contos que retratam o cotidiano. São recheados de alegrias, frustrações, preocupações, angústias, inúmeras situações que vivemos ou que vemos em outras pessoas diariamente. Aqui também estão agrupadas as experiências vividas nos relacionamentos amorosos, casuais, familiares, profissionais e etc. As inúmeras situações frívolas das nossas vidas serão encontradas aqui. O leitor certamente se identificará em muitos dos contos. Essa caracterí... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 243
5
ranking 9
9%
4
ranking 44
44%
3
ranking 39
39%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

12%

88%

Carol
cadastrou em:
16/06/2020 21:32:42
Nina - Não Quero Trocar Livros
editou em:
28/04/2023 09:31:34