Radioativos

Radioativos Lauren Redniss


Compartilhe


Radioativos


Marie & Pierre Curie, uma história de amor e contaminação




Livro que deu origem a Radioactive, filme da Netflix estrelado por Rosamund Pike e dirigido por Marjane Satrapi, autora da graphic novel Persépolis, Radioativos é uma belíssima biografia ilustrada que conta a trajetória espetacular da física Marie Curie e de seu marido Pierre.

Radioativos conta a história de Marie Curie, a física polonesa radicada na França famosa por seu trabalho com a radioatividade ― e a primeira pessoa a ganhar o Nobel duas vezes. O livro mostra sua infância, sua história de amor e colaboração científica com o marido Pierre, e a maneira como suas descobertas, que incluíam o rádio e o polônio, os envenenaram em câmera lenta.

Para as ilustrações, a autora usou um processo chamado impressão cianotipada, em que um desenho, através de um processo químico que envolve luz solar, se transforma numa espécie de negativo brilhante do original. E a partir de entrevistas com cientistas, engenheiros, sobreviventes de bombas atômicas e a neta de Marie e Pierre Curie, Redniss recriou com fidelidade a atmosfera e os embates científicos da Paris fin de siècle. Com um texto extraordinário e ilustrações deslumbrantes, Radioativos é uma narrativa vibrante, uma história de amor cheia de emoção e, sobretudo, uma obra de arte perfeita.

“De repente, as cores florescem com uma força intensa, a história se contrai em um par de figuras alongadas fechadas num abraço, depois se expande novamente numa explosão de palavras. Neste livro totalmente original sobre paixão e descoberta, Lauren Redniss inventou uma forma única de contar uma história.”
Nicole Krauss

Biografia, Autobiografia, Memórias / HQ, comics, mangá

Edições (2)

ver mais
Radioativos
Radioactive: Marie & Pierre Curie

Similares

(4) ver mais
Marie Curie
O Intruso / Madame Curie / Dias e Noites do Texas / Anel de Águas Claras
Bad Girls Throughout History: 100 Remarkable Women Who Changed the World
Marie Curie

Resenhas para Radioativos (0)

ver mais
on 30/4/22


Queria poder dizer que amei a leitura, mas não foi o caso. A história de Marya Sklodowska (Marie Curie) é bastante interessante: de uma vida restrita à vencedora do Nobel 2x, isso é de se louvar de pé. Sinto que o problema é na escrita. A biografada tem pouquíssimo da sua história contada (embora o livro tenha mais de 200 páginas) e, em várias partes, há um corte na narrativa para inserir uma história que, se vc forçar muito, perceberá que tem uma relação indireta com a "vida" da Curie... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.5 / 16
5
ranking 69
69%
4
ranking 25
25%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Jenifer
cadastrou em:
23/04/2021 02:09:03
Jenifer
editou em:
23/04/2021 22:27:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR