Raízes do Conservadorismo Brasileiro

Raízes do Conservadorismo Brasileiro Juremir Machado da Silva


Compartilhe


Raízes do Conservadorismo Brasileiro


A Abolição na Imprensa e no imaginário social




Partindo da análise de discursos políticos e jornalísticos do início do século XIX, o autor identifica fundamentos conservadores que permearam o contexto da assinatura da Lei Áurea e sobre os quais foi erigida, um ano e meio depois, a República brasileira.

Ciente de que a liberdade não foi uma concessão, mas uma árdua conquista das pessoas negras, o autor demonstra como a estrutura do capitalismo comercial escravista se traduziu – e ressoa ainda hoje – numa intrincada legislação, elaborada para atender a determinados interesses, e num imaginário cultural e ideológico, edificado para justificar a manutenção de privilégios – mesmo que isso implicasse, na época, a desumanização e a coisificação de pessoas.

Em texto ágil, o autor desvela as origens do conservadorismo e a história da busca pela igualdade social no Brasil. A fina ironia que acompanha o texto, se não torna o tema mais leve, funciona como um mecanismo que ajuda o leitor a suportar o espanto de ver a gênese da hipocrisia que ainda hoje sustenta relações de dominação entre classes e raças.

Um livro essencial não apenas para pessoas interessadas em história, sociologia e análise do discurso, mas também para aquelas que desejam viver em um país melhor, em que a escravidão tenha de fato se extinguido para todos.

História / História do Brasil / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Raízes do Conservadorismo Brasileiro

Similares

(28) ver mais
No tempo de Patrocínio
O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX
História Regional da Infâmia
Castro Alves

Resenhas para Raízes do Conservadorismo Brasileiro (1)

ver mais
O que os jornais disseram?
on 6/2/19


É a pergunta que dá início a este livro, o que já lhe confere um certo peso jornalístico interessante, e é isso que ele é, um livro sobre o que os jornais e os documentos oficiais dizem sobre o como se deu o processo que culminou na lei que decretava o fim da escravidão no Brasil. Temos todo um conjunto de documentos que mostram como as forças antagônicas se moveram para defender suas convicções anti ou pró escravismo e o fim a conclusão de que o conservadorismo, o racismo estrutural ... leia mais

Vídeos Raízes do Conservadorismo Brasileiro (1)

ver mais
Raízes do conservadorismo brasileiro, de Juremir Machado da Silva

Raízes do conservadorismo brasileiro, de Jure


Estatísticas

Desejam24
Trocam1
Avaliações 4.2 / 10
5
ranking 50
50%
4
ranking 30
30%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Fábio
cadastrou em:
24/07/2017 11:15:29
Bruno.Brauer
editou em:
29/12/2018 14:36:03