Rebeliões da Senzala

Rebeliões da Senzala Clóvis Moura


Compartilhe


Rebeliões da Senzala


Quilombos, Insurreições, Guerrilhas




A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi reeditam Rebeliões da Senzala quando acaba de se completar 10 anos do falecimento de Clóvis Moura. Com isso, dão importante contribuição à luta de ideias em nosso país. Esta é uma obra fundamental para que compreendamos a história da escravidão negra no Brasil, que perdurou cerca de quatro séculos e deixou marcas profundas em nossa sociedade.

Rebeliões da Senzala se notabiliza por constatar o que hoje parece óbvio: os negros escravizados tiveram papel ativo no seu próprio processo de libertação. Eles lutaram o tempo todo contra a opressão. Isso, em geral, foi acobertado pela historiografia oficial que afirmava ter sido passiva e conformista a atitude dos escravos diante de sua condição, apregoava ter existido certa complementaridade na relação entre senhor e escravo, benéfica ao último, e negava as contradições e luta de classes decorrentes do escravismo.

História do Brasil

Edições (2)

ver mais
Rebeliões da Senzala
Rebeliões da Senzala

Similares

(6) ver mais
As Culturas Negras no Novo Mundo
Ser Escravo no Brasil
Quilombos
Sociologia do negro brasileiro

Estatísticas

Desejam28
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 9
5
ranking 89
89%
4
ranking 0
0%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Pepê
cadastrou em:
20/01/2016 17:19:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR