Regras da vida cotidiana

Regras da vida cotidiana Louis Lavelle


Compartilhe


Regras da vida cotidiana





A atualidade e a originalidade da obra de Louis Lavelle encerram-se em duas palavras: espiri­tua­lidade filosófica. Não se trata de uma espiritualidade religiosa, como a que caracteriza os grandes santos. Poder-se-ia dizer que o único predecessor de Lavelle é Nicolas Malebranche (1638-1715), contemporâneo de Luís XIV; e Lavelle reconheceu sua dívida para com esse filósofo.

É preciso destacar ainda que Malebranche visa expressamente reconciliar a fé cristã e a démarche racional, enquanto Lavelle não é um filósofo explicitamente religioso, embora o cristianismo esteja muito amiúde presente como pano de fundo de seu pensamento.

Mas, precisamente, a atualidade de Lavelle decorre de ele propor ao homem de hoje em busca de alimentos para a alma uma espiritua­lidade que não supõe nenhuma fé religiosa, nenhum envolvimento particular em determinada confissão. Essa espiritualidade filosófica, que já era a de Platão, foi renovada por Lavelle, e as Regras da Vida Cotidiana, que ele havia escrito para seu próprio uso como um “livro de razão”, são disso um maravilhoso testemunho.

Edições (1)

ver mais
Regras da vida cotidiana

Similares

(1) ver mais
A Consciência de Si

Resenhas para Regras da vida cotidiana (3)

ver mais
Exercícios cotidianos para a alma.
on 13/1/13


A maioria das pessoas com quem conversei aqui no Skoob fizeram o mesmo comentário a respeito de suas experiências de leitura com Lavelle, explicando que se trata de um texto denso, que requer um exercício diário de reflexão, sempre em pequenas doses, tal como um livro de citações que se tem à cabeceira da cama. E eu até gosto de livros com aforismos para esta forma de leitura. É assim que tenho relido "Humano Demasiado Humano" de Nietzsche. Uma fonte de inspiração filosófica quase diá... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam1
Avaliações 4.3 / 55
5
ranking 53
53%
4
ranking 35
35%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Rodney Eloy
cadastrou em:
18/11/2011 19:49:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR