Regras Para o Parque Humano

Regras Para o Parque Humano Peter Sloterdijk


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Regras Para o Parque Humano


Uma Resposta à Carta de Heidegger Sobre o Humanismo




O desenvolvimento a longo prazo conduzirá a uma reforma genética das características da espécie humana? Uma antropotecnologia futura avançará até um planejamento explícito de suas características? Essas perguntas de respostas complexas estiveram no centro do já famoso discurso de Elmau: um debate sobre a evolução futura da espécie no contexto de "um humanismo que naufragou como escola da domesticação humana", e do qual ninguém poderá se furtar.

Em julho de 1999 eclodiu uma polêmica num pitoresco castelo da Baviera como há muito já não se via nestes tempos de horizontes tranqüilos e conflitos pasteurizados. Uma palestra refinada e aparentemente despretensiosa, tomando como ponto de partida o diagnóstico heideggeriano da crise do humanismo e prosseguindo retroativamente pela denúncia nietzscheana da domesticação apequenadora do homem pelo homem até as acintosas recomendações de Platão sobre a arte de pastorear seres humanos se transformaria no maior debate político-filosófico dos últimos anos a varrer uma Europa em confronto com um fim de século tão cheio de indagações e inseguranças quanto o foi seu início.

Para onde nos levará o perigoso fim humanismo literário enquanto utopia da formação humana? Como nos posicionar frente ao homem redesenhado, frente às manipulações genéticas que sabemos serão feitas quer se queira ou não? A discussão é fundamental e apenas ensaia seus primeiros passos. Ingressamos no terreno movediço da antropotécnica, como diria Sloterdijk.

Uma leitura atenta deste texto tão recente e já célebre, e ele mesmo um revelador exemplo de uma ontextualização simplificadora por uma parte da crítica, nos mostra o autor advogando a necessidade de se definir regras éticas e controles sociais para as aplicações cronológicas já ao alcance dos grandes conglomerados da bioengenharia e, em especial, para as assustadoras possibilidades, já fartamente disponíveis, de seleção pré-natal dos próprios seres humanos.

Filosofia

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