Reivindicação dos Direitos da Mulher

Reivindicação dos Direitos da Mulher Mary Wollstonecraft


Compartilhe


Reivindicação dos Direitos da Mulher





Considerado um dos documentos fundadores do feminismo, o livro denuncia a exclusão das mulheres do acesso a direitos básicos no século XVIII, especialmente o acesso à educação formal. Escrito em um período histórico marcado pelas transformações que o capitalismo industrial traria para o mundo, o texto discute a condição da mulher na sociedade inglesa de então, respondendo a filósofos como John Gregory, James Fordyce e Jean-Jacques Rousseau.

Libertária, Mary Wollstonecraft fez de sua própria vida uma defesa da emancipação feminina: envolveu-se na Revolução Francesa e foi uma precursora do amor livre. Tendo falecido logo após o parto de sua segunda filha, não pôde vê-la tornar-se, também, uma famosa escritora: Mary Shelley, a autora de Frankenstein. Extremamente revolucionário para a época, Reivindicação dos direitos da mulher foi traduzido para vários idiomas, se tornou uma referencia teórica para as precursoras do feminismo contemporâneo, como Simone de Beauvoir, e uma leitura essencial para as discussões de gênero.

"Reivindicação dos direitos da mulher resulta tanto de uma trajetória de lutas militantes de Mary como de seus enfrentamentos contra a moral sexista e conservadora da época", diz Maria Lygia Quartim de Moraes, que assina o prefácio. Citando a feminista britânica Sheila Rowbotham, ela argumenta que Mary, "como mulher de razão e mulher de natureza", personifica a tensão e as fissuras do Iluminismo, e que a leitura deste livro - escrito em linguagem direta e marcante - "desperta um sentimento de admiração por essa jovem mulher, capaz de superar tantos obstáculos, que lutou obstinadamente para ser feliz e foi muito além dos limites que seu tempo permitia".

A edição também traz texto de orelha de Diana Assunção, historiadora e militante dos direitos das mulheres (ISKRA); uma cronologia da vida e obra de Mary Wollstonecraft e uma página sobre trajetória da escritora em quadrinhos, de Fred Van Lente (adaptação) e Ryan Dunlavey (arte), publicada originalmente na antologia Cânone gráfico, volume 1: clássicos da literatura universal em quadrinhos (Barricada, 2014).

Filosofia / Literatura Estrangeira / Política / Sociologia / Não-ficção

Edições (5)

ver mais
Reivindicação dos Direitos da Mulher
Reivindicação dos direitos da mulher
Reivindicação dos Direitos da Mulher
Reivindicação dos Direitos da Mulher

Similares

(13) ver mais
Problemas de Gênero
O Segundo Sexo
Imprensa feminina e feminista no Brasil
A Importância de Ser Mary

Resenhas para Reivindicação dos Direitos da Mulher (35)

ver mais
A luta pela igualdade de gênero continua atual.
on 18/5/20


"Reivindicação dos direitos da mulher" é considerado um dos documentos principais referentes ao pensamento feminista. A sua publicação em 1792, pouco depois da Revolução Francesa, foi uma resposta à promulgação da Constituição Francesa de 1791, que excluía as mulheres do papel de cidadãs. Aqui, nota-se, que as ideias iluministas influenciaram a criação desse documento, e isso ajudou a autora a enfrentar grandes nomes do pensamento filosófico da sua época, indo na contramão de seus pens... leia mais

Vídeos Reivindicação dos Direitos da Mulher (1)

ver mais
Leituras Feministas: Reivindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft

Leituras Feministas: Reivindicação dos Direit


Estatísticas

Desejam320
Trocam1
Avaliações 4.0 / 240
5
ranking 36
36%
4
ranking 42
42%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

10%

90%

lbarrosjr
cadastrou em:
11/03/2016 12:39:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR