Renascimento do acontecimento

Renascimento do acontecimento François Dosse


Compartilhe


Renascimento do acontecimento


Um desafio para o historiador: entre Esfinge e fênix




Os acontecimentos emergem meramente em consequência de determinadas causas ou, muito além disto, são geradores de novas possibilidades? Num exemplo: o peso histórico da queda da Bastilha, em 1789, provém dos fatos desencadeados ao longo daquele longínquo 14 de julho ou dos múltiplos reflexos daquela ruptura que continuam a influenciar as sociedades contemporâneas?

Nesta obra, François Dosse empreende uma vasta investigação do conceito de acontecimento, conforme as diferentes épocas e os diversos campos de conhecimento, com o objetivo de encontrar pistas para compreender a nova relação do acontecimento com a historicidade na era contemporânea. Hoje, ele escreve, assiste-se à reabilitação do acontecimento, numa reviravolta que questiona e relativiza as noções de estrutura, de longa duração, de invariante, de história imóvel.

O acontecimento que ressurge, demonstra o autor, embute uma ideia perturbadora, de algo que abarca o ambiente de antes da erupção e segue em direção ao depois, abraçando suas causas e seus vestígios. O que se assiste não seria, assim,o simplesretorno de um acontecimento factual, e sim o nascimento de um novo olharsobre ele: “Ao mesmo tempo Esfinge e Fênix, o acontecimento foge, por natureza, a qualquer pretensão redutora”, escreve Dosse, sugerindo a impossibilidade de, por mais que se investigue, confinar o acontecimento entre as fronteiras de um conceito.

Edições (1)

ver mais
Renascimento do acontecimento

Similares

(19) ver mais
A história à prova do tempo
Regimes de Historicidade
Estratos do tempo
Lugares para a história

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 57
57%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Eduardo
cadastrou em:
25/12/2013 18:42:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR