Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social

Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social Boaventura de Sousa Santos


Compartilhe


Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social





Este livro reúne os esforços do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos para repensar a teoria crítica diante dos desafios e da diversidade do mundo contemporâneo. Particularmente, a partir da rica experiência de Boaventura como coordenador de vários projetos de pesquisa ao redor do mundo e participante e organizador do Fórum Social Mundial.

Um trabalho instigante tanto pelo diálogo com as aflições das lutas sociais do nosso tempo, quanto pelo caráter de construção criativa e engajada que lhe confere o sociólogo. Uma reflexão para combater a “razão indolente”, como Boaventura chama as formas acomodadas de pensamento. Uma busca pela superação de problemas e contradições da modernidade em um mundo multicultural, sem cair no vazio niilista do pós-modernismo.

Se para Boaventura é impossível criar uma “teoria geral” que dê conta da diversidade do mundo, ao menos nesse momento, é necessário buscar processos de “tradução” entre diferentes sistemas e culturas que busquem a construção de outro mundo possível. Entender e conciliar diferentes lutas de oprimidos, seja o proletariado, sejam questões de gênero, étnicas ou religiosas.

O livro nasceu de três conferências dadas por Boaventura na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA) em abril 2005. Cada uma delas converteu-se em um capítulo do livro: A sociologia das ausências e a sociologia das emergências: para uma ecologia dos saberes, Uma nova cultura política emancipatória e Para uma democracia de alta intensidade.

Além das falas preparadas por Boaventura, o livro traz a riqueza dos debates que se seguiram à sua leitura e se constitui em uma síntese poderosa da sua reflexão nos últimos anos.

Edições (1)

ver mais
Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social

Similares


Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 9
5
ranking 67
67%
4
ranking 22
22%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

HA_Kél
cadastrou em:
17/06/2011 16:35:44