Repensando o sincretismo

Repensando o sincretismo Sérgio Ferretti


Compartilhe


Repensando o sincretismo





Em nossos dias, o isolamento cultural é cada vez mais difícil de ocorrer. O conceito de sincretismo, tal como o de hibridismo, nos ajuda a compreender alterações culturais que acompanham o contato entre povos diferentes.
O sincretismo não deve ser encarado necessariamente como decorrente de dominação de uma sociedade sobre outra; é frequentemente desencadeiado por necessidade de adaptação e atrelado a mudança de identidade.
Em Repensando o sincretismo, Sergio Ferretti apresenta e analisa a visão de diferentes autores sobre o tema e dá uma contribuição relevante ao debate sobre mudanças culturais decorrentes de contatos entre populações diferentes. Ferretti assinala que, apesar de ter recebido muitas críticas e ser rejeitado por muitos, em razão de sua identificação com a dominação colonial, o conceito de sincretismo continua a ser bastante utilizado e tem se mostrado importante na análise da cultura brasileira.
Mundicarmo Ferretti
Antropóloga – PPGCS/UFMA.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Repensando o sincretismo

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 75
75%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR