Este livro reúne uma coletânea de ensaios de autores, brasileiros e estrangeiros, especializados e reconhecidos, que discutem e analisam a obra Vigiar e punir, de Michel Foucault, publicada em 1975, na França, e traduzida para diversos países com sucessivas reedições, inclusive no Brasil. A referida obra representa um marco teórico-analítico na área das humanidades e abrange distintos campos de saberes, como a filosofia, a história, o direito, a psicologia, a psiquiatria, a sociologia, as ciências políticas, a antropologia, a educação e a medicina, por afinidade de pensamento ou por contraposição. O propósito dos autores é avançar na atualização da produção de conhecimento em torno das teses foucaultianas dispostas em Vigiar e punir com destaque para a educação. Trata-se de pensar a obra como um eixo imprescindível para se repensar a educação e a escola no contexto da sociedade de controle, e seu desdobramento na continuidade do pensamento de Foucault com as problemáticas do biopoder, das contestações da subjetividade controlada e dos ensaios do sujeito na direção de uma ética da existência.