Respiração Artificial

Respiração Artificial Ricardo Piglia


Compartilhe


Respiração Artificial





A interrogação sobre o passado de um homem sustenta uma intriga ao mesmo tempo férrea e sutil. A reconstrução de uma violenta biografia de um possível traidor, um misterioso encontro entre Franz Kafka e Adolf Hitler, uma narrativa onde sátira e paródia misturam-se, criando uma nova forma de ficção.

Piglia constrói neste livro uma trama em que várias histórias e tempos se cruzam, cumprindo a função de camuflar o que o livro realiza - a exposição do arbítrio e da violência. 'Respiração Artificial' gira em torno dos 'papéis de Ossorio' - um conjunto de cartas guardadas entre os segredos de uma família poderosa. Regidos pela figura central do narrador Emilio Renzi - o desvendador da história do país -, as personagens desse livro conversam uns com os outros, inclusive em diferentes tempos de ação, utilizando pontes como cartas, jornais, literatura e filosofia.

Literatura Estrangeira / Ficção

Edições (3)

ver mais
Respiração Artificial
Respiração Artificial
Respiração Artificial

Similares

(8) ver mais
Danúbio
Monsieur Pain
Um episódio distante
O Caminho de Ida

Resenhas para Respiração Artificial (6)

ver mais
on 15/3/10


É um livro feito de digressões, de grandes parênteses. Discursos que se engolem, se misturam, se confundem. Pequenas narrativas que parecem não chegar a lugar nenhum. E talvez não cheguem mesmo. Simplesmente porque não precisam chegar. O interesse dos pequenos relatos, dos fragmentos de cartas, está totalmente dissociado do conceito de utilidade narrativa, de construção de uma história convencional, onde os fatos se entrelaçam e constroem um quadro maior. Piglia exerce com maestria a p... leia mais

Estatísticas

Desejam99
Trocam2
Avaliações 4.1 / 173
5
ranking 40
40%
4
ranking 38
38%
3
ranking 14
14%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Nina - Não Quero Trocar Livros
cadastrou em:
17/01/2009 17:06:03