Ressuscitar mamutes

Ressuscitar mamutes Silvana Tavano


Compartilhe


Ressuscitar mamutes





O tempo e a memória formam o eixo desta história narrada com os fios delicados da saudade, às vezes com os do arrependimento, em outras tantas com os da consciência tardia do que faz nascerem e se fortalecerem os laços familiares.

No trajeto entre acontecimentos científicos do presente e projeções esperançosas para o futuro, a mulher madura que se revela como narradora deste romance repassa uma história familiar provavelmente comum a muitos de nós, enfrentando os conflitos, as tensões e os imensos afetos que se estabelecem entre as mulheres de um núcleo familiar em que o pai é uma figura lateral. Ressuscitar passados, inventar futuros: aqui, ciência e literatura viajam no tempo dos sonhos para chegar ao impossível.

*

“De certos lugares, e na hora certa, é possível ver o passado e o futuro, segreda Silvana Tavano. Ressuscitar mamutes é essa hora e esse lugar, concebidos com o presente da palavra.

Livro-máquina do tempo, aparelho de alta precisão que conjuga número e metáfora, forma e tema, era geológica e figura de linguagem, temos aqui um híbrido de memória, ensaio e ficção composto de planos, de restos, de nuvens, letras e fósseis, mas principalmente do afeto de uma filha por uma mãe que já morreu.

Objetos cotidianos que ficaram e lembranças são imantados da ternura, da raiva, da combinação sempre nova e sempre antiga, sempre igual e sempre diferente do que costumamos chamar de amor.

E o amor é o de todas as filhas por todas as mães, incluindo as não humanas: as mamutes que, diz a ciência, talvez nos salvem. Pois a humanidade está em risco, e o retorno ao que já foi pode garantir o que virá. Assim, com a ponta do pé já de frente para o abismo, Silvana encara a esperança e a desesperança; o sentido e a falta dele; e percebe que a mãe é também ela própria. […]”

Natalia Timerman

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Ressuscitar mamutes

Similares


Resenhas para Ressuscitar mamutes (0)

ver mais
?Ressuscitar Mamutes?, de Silvana Tavano
3 weeks, 4 days ago


O tempo e a memória constituem o eixo central desta história, tecida delicadamente com os fios da saudade, às vezes com os do arrependimento e outras tantas com os da consciência tardia que fortalece os laços familiares. Entre acontecimentos científicos do presente e esperanças projetadas para o futuro, uma mulher madura, que se revela como a narradora deste romance, revisita uma história familiar que muitos de nós poderiam reconhecer. Ela enfrenta os conflitos, as tensões e os profund... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 8
5
ranking 25
25%
4
ranking 63
63%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Jenifer
cadastrou em:
24/04/2024 23:55:16
Jenifer
editou em:
24/04/2024 23:55:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR