Retórica e Teologia nas Cartas de Paulo

Retórica e Teologia nas Cartas de Paulo Adenilton Tavares de Aguiar


Compartilhe


Retórica e Teologia nas Cartas de Paulo


Discurso, Persuasão e Subjetividade




Adenilton Tavares de Aguiar realiza um trabalho impar com as cartas de Paulo. E isso por três motivos. Em primeiro lugar, porque ele trabalha a partir do texto destas cartas. Poderia parecer óbvio que, em matéria de exegese bíblica, sempre se tomasse o texto bíblico como ponto de partida. Entretanto, existem outras opções metodológica, que resultam numa análise igualmente legitima. A vantagem de se partir do texto bíblico é que todo o trabalho posterior tende a ficar ancorado no texto bíblico, essa é a melhor opção para interpretação bíblica.
E esse é o trabalho que A.T. Aguiar quer revelar em sua pesquisa. Em segundo lugar, porque ele trabalha a partir do texto grego das cartas de Paulo, e para colocar em relevo alguns aspectos desse mesmo texto mais fáceis de serem percebidos,a saber: o aspecto hiperbólico da linguagem paulina.Tal aspecto aparece no uso constante de verbos compostos no gosto por alguns advérbios, em certas frases que Paulo repete algumas vezes, tais como ''eu ainda mais''. E enfim,porque, partindo do texto A.T.Aguiar sai dele e toma em considerações outras questões: a relação entre o estilo de Paulo e sua biografia, e a relação q desse mesmo estilo com alguns conceitos de Análise do Discurso. Em terceiro lugar,aparece ao longo de sua reflexão: como traduzir um autor guardando seus próprio estilo pessoal? Por esses motivos, a leitura desse livro pode ser não apenas útil, mas também muito interessante.

Edições (1)

ver mais
Retórica e Teologia nas Cartas de Paulo

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

79%

21%

Ajuda Teológica
cadastrou em:
23/03/2012 21:27:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR