Retorno a Brideshead

Retorno a Brideshead Evelyn Waugh


Compartilhe


Retorno a Brideshead (TAG Curadoria)





Obra decisiva de Evelyn Waugh, o mais mordaz dos escritores ingleses, Retorno a Brideshead narra as lembranças do capitão Charles Ryder, que durante a Segunda Guerra reencontra a mansão dos Brideshead, cenário de momentos cruciais de sua vida. Da teia de recordações emerge o retrato magistral de uma família em processo de desagregação.
Escrito sob o impacto da barbárie nazista e de alianças de países cristãos ocidentais com a Rússia comunista - algo diabólico para um conservador com Waugh - o romance pode ser resumido numa frase: este mundo é feito de mudança e decadência. Com uma galeria de personagens que se deixam levar, na mesma medida, por instintos nobres e pelos sentimentos mais mesquinhos, 'Retorno a Brideshire' tece um painel inigualável da aristocracia inglesa do entreguerras, quando o Império Britânico estava no auge e, ao mesmo tempo, na beira do declínio definitivo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
Retorno a Brideshead
Brideshead Revisited
Retorno a Brideshead
Memórias de Brideshead

Similares

(15) ver mais
A volta à velha mansão (Brideshead Revisited)
Na Roda do Tempo
Brideshead Revisited
O Filho do Desconhecido

Resenhas para Retorno a Brideshead (51)

ver mais
"Este mundo é feito de mudança e decadência"
on 17/2/13


Evelyn Waugh, um dos maiores escritores ingleses, exerceu clara influência em obras literárias contemporâneas importantes e reconhecidas, como "Reparação" de Ian McEwan e "A Linha da Beleza" de Alan Hollinghurst (ganhador do Man Booker Prize de 2004). Esta influência também está presente na teledramaturgia inglesa, como a série homônima produzida pela BBC na década de 80 e o sucesso do momento, Donwton Abbey. Este livro, considerado a obra prima do autor, é um retrato cheio de nua... leia mais

Estatísticas

Desejam122
Trocam6
Avaliações 3.4 / 845
5
ranking 16
16%
4
ranking 41
41%
3
ranking 33
33%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

25%

75%

Márlon
cadastrou em:
06/01/2018 13:39:54
Chay
editou em:
08/12/2020 09:43:06