Retorno ao Admirável mundo novo

Retorno ao Admirável mundo novo Aldous Huxley


Compartilhe


Retorno ao Admirável mundo novo





O retorno de Huxley ao Admirável mundo novo.

Quase trinta anos após lançar sua obra-prima e um dos monumentos da ficção científica, Aldous Huxley retorna ao seu Admirável mundo novo. Neste livro, Aldous Huxley se propõe a avaliar as previsões de sua obra original e trata sobre ameaças à humanidade, tais como a superpopulação, a manipulação genética e psicológica, o uso de drogas prescritas como forma de controle social, e a ascensão de regimes autoritários.

Huxley compara sua distopia com a de George Orwell, de quem fora professor, e coloca lado a lado acertos e erros de ambas. Alguns dos temas de seu Admirável mundo novo permanecem atuais e urgentes neste seu Retorno, publicado em 1958. São assuntos que ainda repercutem em nosso tempo, como o reforço positivo de comportamentos e a flexibilização da noção de verdade. E de que forma atuam as redes sociais senão como reforços de boa conduta e espaço para veiculação de mensagens falsas? Ao lançar questões para o futuro, propõe que as nações devem educar seus cidadãos para a liberdade, sob risco de caírem na mão de ditaduras.

Esta edição traz notas que contextualizam dados e informações do texto original, e também um posfácio escrito por Carlos Orsi, pesquisador do Instituto Questão de Ciência, que contextualiza o exercício especulativo de Huxley e também propõe debates para o nosso tempo, como a manipulação emocional da publicidade, a tecnologia a serviço do controle total, e o efeito de hipnose das redes sociais.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
Retorno ao Admirável mundo novo

Similares

(1) ver mais
Admirável Mundo Novo

Resenhas para Retorno ao Admirável mundo novo (5)

ver mais
Huxley, o profeta
on 26/12/21


O autor é dotado de uma capacidade singular de observar o seu presente e, naturalmente, antever o futuro. O ?retorno ao admirável mundo novo? é uma análise profunda de Huxley sobre sua obra original, onde o autor lança projeções impressionantes quando comparadas à realidade atual.... leia mais

Estatísticas

Desejam26
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 24
5
ranking 33
33%
4
ranking 54
54%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
16/08/2021 19:50:04
Alê | @alexandrejjr
editou em:
24/01/2022 10:27:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR