Retrato de um Viciado Quando Jovem

Retrato de um Viciado Quando Jovem Bill Clegg


Compartilhe


Retrato de um Viciado Quando Jovem





Bill Clegg fuma crack pela primeira vez no apartamento de um advogado no Upper East Side. A fumaça com "gosto de remédio, ou desinfetante" gera "um raio de energia renovada" que "eletriza cada centímetro do seu corpo". Rapidamente a experiência o atira no circuito costumeiro dos viciados: em vez de pensões imundas e noites na sarjeta, porém, sua via crucis inclui hotéis e bares de luxo, aeroportos e táxis que o conduzem de um lado a outro em Manhattan enquanto duram as dezenas de milhares de dólares em sua conta.
Nessa jornada sombria, Clegg não se propõe a fazer um estudo psicologizante de sua condição. Não tenta arrumar pretextos de traumas passados que justifiquem atitudes muitas vezes sórdidas com todos os que tentam ajudá-lo. Ao mesmo tempo, flashes da infância e adolescência ajudam a identificar um padrão compulsivo e transgressivo em seus hábitos desde sempre, característica inseparável do cotidiano de um viciado.
Escrito com uma sinceridade atordoante, que muitas vezes toma o ponto de vista externo do narrador, como se o distanciamento permitisse uma liberdade maior em descrições espantosas e comoventes, o livro acompanha a queda e a redenção final, quase por milagre, de alguém que se propôs a destruir tudo o que tem e ama.

Edições (1)

ver mais
Retrato de um Viciado Quando Jovem

Similares

(5) ver mais
A Vida Sexual das Gêmeas Siamesas
Todos nós adorávamos caubóis
Noventa Dias
Poética

Resenhas para Retrato de um Viciado Quando Jovem (3)

ver mais
A síntese da autodestruição
on 2/8/11


Não fosse o peso que o livro carrega desde o título, seria fácil convencer as pessoas de que "Retrato de um Viciado" é um dos livros mais agradáveis, memoráveis e interessantes que a literatura contemporânea foi capaz de produzir. Enquanto narra noites insones e uma caminhada sem rumo, o narrador nos faz passear pela paisagem urbana de Manhattan, onde charme e "glamour" são sustentados por vidas aparentemente vazias e sem sentido. A sinceridade cortante dos relatos de Clegg, aliados a... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam2
Avaliações 3.7 / 72
5
ranking 25
25%
4
ranking 29
29%
3
ranking 38
38%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

48%

52%

B!
cadastrou em:
19/03/2011 08:52:12