Retrato do artista quando jovem

Retrato do artista quando jovem James Joyce


Compartilhe


Retrato do artista quando jovem (L&PM Pocket #1146)





Publicado originalmente em 1916, Retrato do artista quando jovem tornou-se um dos mais clássicos romances de formação da literatura mundial. Em suas páginas, James Joyce (1882-1941) narra a maturação psicológica, acadêmica, religiosa e filosófica de Stephen Dedalus – batizado em referência ao mitológico inventor grego Dédalo –, seu alter ego, da infância à idade adulta na conturbada Irlanda do início do século XX.

Estreia de Joyce no romance, o livro traz sua marca registrada: prosa em fluxo de consciência, com o estilo evoluindo conforme o crescimento do próprio protagonista, características que posteriormente seriam exploradas ao extremo em Ulisses e Finnegans Wake. Alternando técnicas narrativas, o autor ora aproxima, ora distancia o leitor do personagem principal, de acordo com as etapas de seu desenvolvimento.

São apresentados os conflitos internos do protagonista principalmente no que tange a ideias religiosas e filosóficas com as quais bate de frente no internato católico que frequenta e também à reflexão sobre o próprio papel da arte. Ao fazê-lo, Stephen Dedalus constituiu um retrato do artista que Joyce se tornaria, revolucionando o romance no século XX.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (17)

ver mais
Retrato del artista adolescente
Um retrato do artista quando jovem
A Portrait of the Artist as a Young Man
Retrato do artista quando jovem

Similares

(35) ver mais
Álbum Duplo
Outsiders
Grandes Esperanças
Le Grand Meaulnes

Resenhas para Retrato do artista quando jovem (54)

ver mais
Enfado
on 27/12/10


Histórias que não me fazem pensar, não me interessam muito. Ainda me envergonho de abandonar grandes literaturas, principalmente quando eu mesma as envolvo em magnitude quase divina. Contudo, ando fazendo isso quando o sumo se esvai antes do bolo formado na boca. Ou quando este fica repugnante ou insosso antes disso. Não atribuo a culpa se é que existem culpados ao livro. É meu momento atual ou simples gosto. O que não pude mais suportar nesta história são os extensivos sermões relig... leia mais

Estatísticas

Desejam350
Trocam31
Avaliações 3.8 / 1.031
5
ranking 32
32%
4
ranking 34
34%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

41%

59%

N.Barbosa
cadastrou em:
23/07/2014 03:14:44
Silvio
editou em:
09/02/2021 01:57:26