Retrofuturo

Retrofuturo Maurício Coelho
Davi Busquet
Pedroom Lanne


Compartilhe


Retrofuturo


contos futuristas em épocas passadas




Resenha do conto: CARVÃO E UÍSQUE, Octavio Coloza Berganholo.
A cidade de Corvyn representa no conto a metrópole “perfeita”. Um futurismo exacerbado mescla-se com o presente e com o passado — uma vez que o enredo alude ao leitor à época do Imperialismo no continente africano. No trecho: […Ela, como todos no Reino das Ilhas, sabiam que as aeronaves eram o que garantia o crescimento do Reino e o acesso fácil às colônias…], evidencia-se o período da Revolução Industrial, das guerras e do lucro acima de tudo e de todos.
A Grande Cidade Cosmopolita é o orgulho da capitã Galloys, ela culpa-se por ver o seu lar cada vez mais corrompido pelos grandes industriais, como Gerard Vangraf. Lamentavelmente, pouco se pode fazer para mudar isso, uma vez que o próprio Gerard é mais rico que o rei.
Consequentemente, é inegável no conto a construção de uma crítica social e ambiental aos poderes capitalistas. Trabalhadores que perdem a sua vida são rapidamente substituídos em uma constante luta pela dignidade individual e pela subsistência.
A priori, “Carvão e uísque” não retrata apenas as mazelas humanas, retrata também as ações pérfidas daqueles que podem fazer algo pelos menos desfavorecidos e não o fazem. A indiferença desses magnatas se compara ao ditado do país: “O Reino das Ilhas é tão grande que nele o Sol nunca é capaz de se pôr”.
Resenha do Conto: A ARMA LASER DOS ANOS DE CHUMBO, Heliel Sena.
Durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, prevaleceu no país uma era de violenta opressão, que foi conhecida como “anos de chumbo” contra as classes mais independentes da nação. Entre essas classes estavam os cientistas, os quais eram perseguidos pelos aliados da Ditadura, pois muitos não concordavam em auxiliar o governo em projetos nucleares.
Naqueles anos de Médici no poder (1969–1974), o país conhecia o Milagre econômico, era o Brasil Potência ou, segundo o que diz o conto, o “Brasil Pré-tenso”, em que vigorava em território nacional uma ampla gama de construções mirabolantes, como a ponte Rio-Niterói no estado do Rio de Janeiro.
Gradativamente, a dívida externa e a inflação aumentaram e, consequentemente, a prosperidade do milagre brasileiro era apenas uma ilusão, não passava de uma pretensão do governo ditatorial em passar por cima de todos os direitos humanos. O país do Carnaval e do físico, descobridor do Méson Pi, era atrasado, até hoje é e a grandeza do território equiparava-se à violência vivenciada por várias camadas da população, e a subversão foi o pretexto para permitir a perseguição e a tortura.
A Ciência não deve ficar alheia e distraída, a ética dela deve ser unânime e defensora dos indivíduos. Está claro que as bombas nucleares não passam de trivialidades. E Sándor, protetor da humanidade, defende os direitos dos cidadãos e que as gerações futuras mostrará os componentes infantis de armamentos de destruição em massa.

Confira a sinopse de alguns dos contos:
PLUTARCO
A eternidade reserva-se àqueles que fazem por merecer, porém, há um preço a se pagar pela vida eterna. Não seria interessante ter seu nome gravado junto a este seleto grupo de personalidades históricas? Reveja suas prioridades e faça sua escolha.
SALVE A PRINCESA
Para adquirir um título de nobreza e, com isso, livrar o próprio filho homossexual das garras da organização conhecida como Santa Igreja, o ferreiro Milton Metalsmith, mesmo não sendo um herói, inscreve-se no famoso e perigoso reality show Salve a Princesa.
O VILAREJO DO PROF. LEVY
Leocádio é um acadêmico que preferia viver entre os livros e as máquinas, mas que acabou sendo recrutado pela Universidade para ir encontrar o excêntrico Professor Levy, que se isolou em um vilarejo remoto. Mal começa a visita e o rapaz logo descobre que há algo de estranho acontecendo: toda a população local é composta de autômatos.
NOVA ERA
Nascido sob a sombra das montanhas vermelhas que cercam o vale, o sargento Avery é um patrulheiro responsável por manter a ordem no Império da Fundição — uma imensa cidade construída de aço e alimentada pelo calor do carvão. Que inovadora ameaça poderia pairar sobre o lar de máquinas a vapor e autômatos blindados?
ÓLEO DE CARANGUEJO MUTANTE
Em meio a caranguejos mutantes, presos em uma cidade tóxica, doente,
fumacenta e poluída pelo Gigantesco Porto, dois jovens radicais desobedecem
as ordens dos veteranos e formam um grupo para derrubar a Central Flutuante e desafiar a capital. Jamais planejaram iniciar uma Revolução.
ANATOMIA TESLA
Um conto que faz uma estranha conexão entre o passado na virada do século XIX para o XX com um futuro muito longínquo em que o homem habita o Sistema Solar por completo. Um futuro em que a espécie humana já não é mais a mesma criatura animal do atual presente como a conhecemos, mas um ser alienígena que navega pelo espaço. Esse ser alienígena hiperfuturista irá revelar a conexão com o pretérito do qual proveio. Uma conexão cujo papel decisivo do inventor Nikola Tesla na evolução do homem para o alienígena de si mesmo se prova inequívoca quanto ao teor de sua genialidade.
LOVE ROAD
O ano é 1970. Oito anos após a guerra nuclear gerada pela crise dos mísseis de Cuba, sete anos após o último nascimento de uma criança em solo norte-americano. A radiação e a esterilidade ameaçam a sobrevivência da nação. Bette Davis, presidenta dos Estados Unidos, está para descobrir que a esperança pode vir dos lugares mais inesperados e soar de modo mais estranho ainda.
MARCA DOS CINCO
Cinco anos após a Segunda Guerra, Robin pensou que não haveria mais conflitos, porém tudo mudou com as estranhas explosões em Dakota do Norte e Sul, e também quando encontrou um estranho, próximo à delegacia. Robin estava entrando numa guerra mortal sem saber e sem se dar conta que não só o país estava em risco, mas ela também.
CAÇADORES ESPACIAIS
Nos anos 1960 a energia nuclear se tornou um produto bastante acessível tanto para pobres quanto para os mais ricos. Viagens ao espaço profundo agora são possíveis graças aos poderosos propulsores atômicos. E um grupo de caçadores espaciais precisa encontrar uma saída quando se deparam com uma anomalia gravitacional que pode por um fim a vida de todos.
A MALDITA VOO DE RUNDFLUGZEUG DO PROFESSOR KRÜGER
Um cientista filiado ao Partido Nazista do Brasil, auxiliar nas pesquisas do renomado médico Josef Mengele, é recrutado pelo misterioso Professor Krüger para uma missão secreta envolvendo uma batalha aérea contra objetos voadores não identificados e o resgate de corpos alienígenas no interior do território brasileiro.
BOSQUE DE OUTRORA
E se o grande perigo eminente para a raça humana não forem os robôs conscientes e sim as pessoas que os criaram? E se?
POSVID-60
Noah, uma cobaia profissional sem muita perspectiva de vida, participa indiretamente da pesquisa de uma droga psicotrópica poderosa, chamada Posvid-60. Além da química psicodélica, a eletrônica de transístores completa o pacote de pesquisa de Alicia, que cooptou Noah para sua cobaia particular e amante. O que Noah não esperava é se ver envolvido em uma trama que mudaria completamente sua pacata e desfigurada vida de viciado sem utilidade.
A ENTREVISTA
No complexo do alto edifício, Leo, cidadã comum, foi coagida a participar de um estranho talkshow, os residentes das zonas inferiores desconhecem o que possa ocorrer na central no topo da construção. O entrevistador e toda população é surpreendida com o desfecho desta entrevista.
UM FILME PARA SEUS OLHOS
Joaquim se viu acuado e ameaçado, de joelhos no terreno árido do agreste. Uma arma apontada para si, peixeira no pescoço, sangue escorrendo pela boca. Sua vida estava por um fio. Apegado ao pouco que lhe restava, trouxe à tona memórias recentes, de uma Salvador neon e efervescente dos anos 80, onde a prosperidade havia surgido da energia que se tirava da natureza. Aquela era sua última tentativa de encontrar uma resposta para estar ali.

Ficção científica / Steampunk

Edições (1)

ver mais
Retrofuturo

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Maurício Coelho
cadastrou em:
03/04/2021 13:10:13
Maurício Coelho
editou em:
03/04/2021 13:11:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR