Revista USP - Dez/jan/Fev 2010-2011

Revista USP - Dez/jan/Fev 2010-2011 Octavio Aragão
Waldomiro Vergueiro


Compartilhe


Revista USP - Dez/jan/Fev 2010-2011


Humor na Mídia




Todos sabemos que o humor é importante, certo? Muitos chegam mesmo a dizer que determinado povo é inteligente se é capaz de rir de si mesmo. A importância do riso pode ser dimensionada pelos norte-americanos, que pagam absurdamente mais a seus atores de séries de comédia de TV do que para aqueles de dramas, mesmo que estes sejam consagrados e queridinhos do grande público. Por exemplo, paga-se 1,225 milhão de dólares por capítulo da série cômica Two and a Half Men para o protagonista Martin Sheen, enquanto Hugh Laurie, o badalado ator que interpreta o personagem que dá nome ao drama House, recebe cerca de 450 mil dólares por episódio. Nota importante: a duração do capítulo de comédias é de meia hora e a de dramas, uma hora.
Falamos de TV, de comédia, de drama, de Martin Sheen e do inglês Hugh Laurie que, além de ser um conceituado ator, também é guitarrista – e seria errado achar que em House não há humor, ele existe sim, só que na forma de nonsense, como poderia explicar o pensador Gilles Deleuze no seu tão bem-sucedido e importante livro Lógica do Sentido. Ou seja, mesmo numa série dramática cáustica, como a do médico que trata seus assistentes de forma quase aterrorizante, uma “cócega” mental se dá quase a cada novo diálogo. Bem diferente do riso escrachado e altamente elaborado de Two and a Half Men, cômico do começo ao fim.
Nesta altura deste texto o leitor “já” sabe que o tema do presente dossiê é o humor, mais especificamente “Humor na Mídia”. Apresento já minhas desculpas por utilizar exemplos norteamericanos televisivos para ilustrar o alcance da presente seção, mas o fiz tão somente para o leitor avaliar o quão importante é o humor, não apenas para um veículo de comunicação poderoso, como a TV, mas dentro da nossa própria vida. Nosso dossiê cobre tanto o humor veiculado pelos jornais, como aquele feito na TV, no rádio, na Internet. Ele conta ainda com artigos internacionais confeccionados especialmente para este número. Que saibamos, é a primeira vez que uma revista universitária de cultura se debruça sobre este tema.
Não poderíamos deixar de agradecer de público a Waldomiro Vergueiro, da ECA-USP, que tanto se empenhou na organização desta nossa alentada seção. Sem ele, este número não seria possível.

FRANCISCO COSTA

Edições (1)

ver mais
Revista USP - Dez/jan/Fev 2010-2011

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Octavio
cadastrou em:
13/06/2012 15:16:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR